Em algum lugar lá fora

Em algum lugar lá fora Jabari Asim

Resenhas - Em algum lugar lá fora

1 | 2 | 3 | 4 | 5

LuHilst 05/12/2023

Um livro de inverter paradigmas
Uma história de sequestradores e sequestrados, para colocar uns pingos nos is das nossas histórias. Destaco a diversidade de estratégias de sobrevivência dos sequestrados, ricamente compartilhadas com o leitor através da técnica de multiplos narradores.

Alice 14/01/2024

Nossa eu achei que seria uma leitura lenta porque a temática é forte e eu preciso respirar quando leio passagens forte sobre escravidão mas esse livro me fez querer ler sem parar. Toda a escrita e o enredo me deixou sem fôlego e sem vontade de parar, apesar de ser um livro forte ele te enche de esperança e de coisas boas mesmo com o sofrimento e a extensão da maldade humana.

Debora 30/01/2024

Um bom enredo, contado do ponto de vista dos "Sequestrados"
O enredo é bom, a história é interessante, com vários elementos a serem analisados. Eu gosto das narrativas com múltiplos narradores, gosto dos diferentes pontos de vista.
Mas tenho q dizer q esta sinopse que o Skoob traz é uma viagem... rs
"Em uma obra elegante de imaginação monumental (??) que orientará como pensamos no legado do passado vergonhoso da América, Jabari Asim apresenta um romance belo, poderoso e elegíaco (não, menos, muito menos...rs) que examina a intimidade e o anseio, ao mesmo tempo em que faz uma pergunta vital:
O que aconteceria se uma pessoa escravizada arriscasse tudo por amor?" NÃO. Esta pergunta não guia o enredo... desculpem.

mariana.dmp 09/05/2024

Apesar da temática bastante explorada em vários livros, esse traz um olhar distinto. Essa diferença já começa com as nomenclaturas ?sequestrados? e ?ladrões?. A história nos prende a atenção e evolui bem ao longo do livro, gostei bastante dos personagens também.

Matheus.Salvador 10/12/2023

Em algum lugar lá fora
?Em algum lugar lá fora? de Jabari Asim, escritor até então inédito no Brasil, foi a escolha da @taglivros Curadoria de Novembro, mês da consciência negra.

A obra narra a história de pessoas escravizadas, em um mundo dividido entre Sequestrados (escravizados) e Ladrões (proprietários brancos) - uma narrativa envolvente, porém incomoda e dura em muitas partes - sem deixar de ser bela, pois ao longo das páginas se entrelaçam amizades, amores, afetos e desafetos, além de personagens marcantes.

Aliás, assim é a linha temporal da obra, cada capítulo é narrado alternadamente entre os personagens principais. É inevitável não se envolver (e em muitas vezes revoltar e entristecer) com cada episódio de violência empregada contra os sequestrados.

Para fechar, a luta pela liberdade vai se desenrolando ao decorrer da obra. Liberdade essa que por vezes era uma dualidade: a vontade de ser livre e o medo do que iriam encontrar pela frente, a incerteza.

Mais um baita livro enviado pela TAG! Um período que está marcado na história para todo sempre e que merece sempre um olhar delicado e criterioso.

NataliaPD 13/01/2024

Emocionante
Personagens complexos, humanizados e com uma escrita que transcende a trama histórica e gera identificação.
Um livro emocionante, que gera reflexões profundas. Uma leitura fluida, que resgata a ancestralidade, a coragem e as lutas dos personagens.

Kimberly30 21/02/2024

Para lembrar
É necessário, de tempos em tempos, lembrarmos dos horrores que causamos. De toda a dor, sofrimento e trauma que podem ser causados sob a desculpa do diferente.

Jabari Asim traz uma dualidade linda para os personagens, suas personas dividindo-se entre o que são e o que os Ladrões acham que são.

Que possamos lembrar sempre. Conhecimento é poder. Entender é vital para não deixar a história se repetir. Somos todos humanos e ninguém é melhor do que ninguém. Ninguém é produto.

Ramon 30/11/2023

Revolta.
É um livro repleto de revolta, seja de forma explícita ou implícita, como na brilhante adoção dos termos "sequestrados" e
"ladrões" durante toda a narrativa. A história é muito fluida, apesar de sofrida e dolorosa, e também ativa (contrapondo-se à pseudo-passividade imposta) e lindamente entrelaçada em cultura, ancestralidade e respeito. Livro lindo!

Caroline Vital 10/03/2024

Já havia lido ficções que envolvem escravizados e os EUA antes da abolição, mas acho que esse foi diferente. Acho que foi o enredo, poético e real ao mesmo tempo, a narração em primeira pessoa, de longe o mais pesado que li dessa temática, o mais tocante.

Clarissa130 22/11/2023

?Descendemos dos fortes?
O livro relata a história da escravidão nos EUA predominantemente pela visão dos ?Sequestrados?, os indivíduos negros escravizados pelos ?Ladrões?, os brancos. Nesse sentido, é um livro forte, violento, por vezes até mesmo intragável, ao mesmo passo que é nobre e extremamente delicado em abordar temas como ancestralidade, misticismo, amor e desejo por liberdade. ?Nós descendemos dos fortes? é uma frase repetida inúmeras vezes para que possam lidar com a realidade penosa da escravidão, a única realidade que conhecem.
?Em algum lugar lá fora?, para além da vista do ladrão, além das suas terras, há um chão em que seriam livres, longe dos trabalhos penosos, das humilhações e do tronco em que são punidos. Se permitir sonhar com esse ?lugar lá fora? já é um ato de rebeldia, um início de liberdade perfeitamente narrada nesse romance.
Excelente!

Simon.Xavier 15/06/2024

Uma nova visão de uma dor profunda
O período da escravatura nas Américas marcou gerações de negros de formas inomináveis e retorna aos tópicos mais falados constantemente, nunca sendo propriamente digerido ou respeitado.
Jabari nos conta a historia de sequestrados pela perspectiva deles, trazendo humanidade e resiliencia a pessoas que vivem sem saber a dor do amanhã, mas também sem perder o amor e a esperança em um estados unidos escravocrata.
Sensacional, sensível e realista, sabemos que os personagens não são reais, mas que suas aventuras e desventuras se assemelham a de milhares de outros sequestrados que vieram antes de nós e da abolição.

Klelber 12/11/2023

Pesado
Um livro carregado de sofrimento. A gente fica imaginando como era cruel essa época, o tratamento dado a essas pessoas. Terrível...

ogatoleu 07/11/2023

Desapontada
Fico duplamente triste em não ter gostado desse livro. Um: porque foi o primeiro livro que recebi da TAG. Dois: porque é um tema tão importante e a premissa tinha tudo pra ser bem desenvolvida.

O problema desse livro é que faltou uma certa maestria, uma certa maturidade na escrita do autor. Quando leio um livro, é claro que ele vai me manipular de alguma forma, mas esse livro fez isso de um jeito muito óbvio. Gosto de ser manipulada por um livro sim, mas quero não perceber as cordinhas me suspendendo. Não gostei de como "Em algum lugar lá fora" fez isso.

Recomendaria esse livro pra um público juvenil, porque o tema é de fato importante (principalmente pra quem é jovem e está em processo formativo) e quem está numa fase mais inicial da vida tende a se surpreender mais com as coisas. Não foi o meu caso. Achei tudo muito previsível e os personagens muito estereotipados (principalmente o Zander, que achei um estereótipo ambulante).

Se você gostou desse livro, fico feliz que ele te tocou de alguma forma. Eu sou uma amargurada literária mesmo kk Espero que os próximos livros da TAG sejam mais do meu gosto.

1 | 2 | 3 | 4 | 5