Mein Kampf

Mein Kampf Adolf Hitler

Resenhas - Mein Kampf

BonjourRachel 02/02/2013

Eu vivenciei por muito tempo um meio judáico, e sou muito fã de Anne Frank. Porém, o livro de Hitler merece suas estrelas, com toda certeza. Como livro, é uma grande obra. Como documento histórico, é valiosíssimo. O maior erro que pode se cometer ao avaliá-lo é se deixar levar pelo contexto que o envolvia... Certo, o livro for como uma "mola propulsora" do que depois seria o Holocausto. Porém, há de se considerar que não se domina o pensamento de uma nação inteira com um livro meia-boca, certo? A obra de Hitler é genial porque te deixa balançado. E nós temos consciência do que ela pode acarretar. Imagine um cidadão alemão da década de 30? Mein Kampf é genial porque te manipula de uma forma louca, até para nós. Hitler expõe suas ideias "segregadoras" de uma forma que não parece errada... Mesmo sendo. Eu não respeito Hitler como pessoa, não mesmo. Mas Mein Kampf é uma grande obra, importantíssima principalmente para entender como funcionavam as coisas na estranha Alemanha de Hitler, sem falar em descobrir como funcionava a cabeça do próprio Hitler. Não vou pecar em dizer que vale a pena ler... Nem eu estou certa disso. Mas foi uma obra importantíssima, e ainda é. E isso ninguém pode negar.
Mr_Clio 03/11/2023minha estante
Na minha opinião, Mein Kampf não é genial. Mescla de autobiografia com ideário político, carrega uma série de preconceitos comuns do homem europeu do início do século XX. É um documento importante, sem dúvida, menos por si mesmo e mais pela tragédia gerada pelo seu autor na história mundial. Dito isso, acredito que o livro só deve ser lido por quem está ciente de tudo isso, mas, ao mesmo tempo, não deve ser banido. Urge uma edição crítica como algumas que têm sido publicadas na Europa e nos EUA e que impediram de publicar no Brasil por uma espécie de "populismo jurídico".

Adriano 08/09/2012

Mein Kampf
Antes de tudo, ler esse livro sem pensar em quem escreveu e no momento histórico em que foi escrito seria um grande erro.
Hitler com certeza foi uma das figuras mais conhecidas do século 20. O responsável pela morte de 6 milhões de judeus, e outros tantos milhões de outros povos. Causador das mais nefastas atrocidades que a humanidade já conheceu.
Falar dele com isenção não é fácil. E talvez por isso muitos deixem de ler sua obra, ou mesmo nem saibam que exista. Como conceber que um homem como ele já foi jovem e tinha sonhos como qualquer pessoa normal? Que tinha um pai e uma mãe que o amavam? É difícil pensar assim sabendo de tudo o que ocorreu na 2ª Guerra.
Nessa obra intitulada Mein Kampf, escrito em meados da década de 20, Hitler conta sua jornada desde sua infância até a fundação do partido nazista. Conta também suas idéias e sua visão do mundo.
Seu pai era um funcionário publico que tinha planos para que ele seguisse seus passos, tudo o que o filho menos queria. Porém, Hitler gostava de artes, mais precisamente pinturas. Quando estava entrando na adolescência seu pai morre. E aos 16 a mãe também.
Filho único, ele tenta sobreviver sozinho, e fazendo algumas viagens a trabalho, começa a se interessar por arquitetura, apesar de nunca ter exercido essa profissão.
O engraçado é que até então ele não via os judeus com maus olhos, ao contrário, ele até tinha pela por serem tão marginalizados pelos outros.
Desde jovem se mostra um patriota fanático e extremamente inteligente, o que hoje chamaríamos de um nerdzinho chato. Ele alista-se no exército para lutar na 1ª Guerra, um evento que sempre narra com orgulho e fala sempre dos companheiros que morreram por nada. Mas atribui a derrota da Alemanha principalmente aos políticos da época. Dizia que só existiam covardes e gananciosos no parlamento. Ninguém que realmente se importasse com a pátria e com nem com seus cidadãos.
Porém um ferimento o faz ter que abandonar o front, e então começa aos poucos, em casa, a dar forma às idéias anti-semitas.
Ele as dá conta do “perigo” judeu, acreditando que existia uma espécie de organização secreta que tinha por objetivo dominar o mundo. Pensava também que eles manipulavam os meios de comunicação para que só fossem divulgadas noticias de seu interesse.
Outra idéia que ele tinha era que os judeus davam suas filhas para se casarem com arianos apenas com a intenção de “contaminar” o sangue de futuras gerações.
Junto com alguns jovens, que como ele, estavam insatisfeitos com toda essa situação, é criado o Partido Nazista. Esse partido, além de ser racista, tinha como objetivo lutar pela Alemanha e pelo povo ariano.
Para eles, os arianos seriam quase como os pilares da Terra. Não existia algo de grandioso que não tivesse a participação deles. E se, por alguma infelicidade, os arianos deixassem de existir, o mundo ruiria em caos e desgraça.
Eles queriam que a Alemanha entrasse em outra guerra para conquistar mais territórios, pois acreditavam que já existia gente demais vivendo em um país tão pequeno e sem muito poder político para lidar com as grandes potências da época.
Outro ponto interessante é que ele fala em Deus a todo o momento. O quando os arianos eram os escolhidos para realizarem grandes feitos. Para aqueles que ainda acham que Hitler fez o que fez por ser ateu, deveria pesquisar um pouco mais para não continuar falando besteira.
Agora eu chego à parte do tabu: as idéias boas. Sim, ele tinha idéias boas. Uma delas é que nas escolas, deveria-se focar menos em tanta decoreba nas matérias, história principalmente, e fazer com que os alunos aprendessem coisas diferentes como o boxe ou o Jiu-Jitsu. Também deveria ser obrigatório ao jovem passar pelo exército. A intenção disso era de construir neles um caráter invejável. Ter não só a mente como o corpo saudáveis. Nisso não há como não concordar.
O tamanho não ajuda e em muitas partes é bem cansativo, pois ele acaba falando de tudo um pouco. Até de gonorréia. Só recomendo pra quem gosta muito de história e não se contenta com rotulações sem conhecer a outra versão dos fatos.

JoAo 27/12/2021

Altamente doentio
Por ser uma obra escrita por um dos maiores lunáticos que esse mundo já viu, é uma viagem pela mente deste repugnante, entretanto, subestimado líder. Através de Mein Kampf é possível compreender uma parte do seu ódio e devaneios sócio-culturais. Trata-se de uma excelente obra, pois é importantíssimo deixar os loucos falarem para que possamos saber quem são eles.

Alexandre 17/09/2022

A escrita do livro é confusa, mas logo no início da pra você perceber que o Hitler não gosta de ninguém que não seja da sua "raça" e que todos os alemães devem ser patriotas e que devem respeitar e servir seu país, parei de ler por ser tedioso e por me dar um certo nojo.

Henrique 13/04/2012

Mein Kampf - Conceitos e Contexto.
Acho que um dos principais erros que qualquer pessoa pode cometer ao receber em suas mãos uma obra histórica e começar a lê-la é: 1)Não procurar algo sobre o contexto histórico que precede a publicação do livro, 2) Projetar suas opiniões pessoais na obra e 3)Não compreender qual foi a função, social e política, daquela obra. Sabemos que Hitler é uma figura das mais odiadas da história contemporânea e que suas idéias deturpadas e infundadas jamais se justificariam em nenhuma circunstância. No entanto, a pergunta que deve-se fazer é exatamente: ''Por qual motivo, elas foram tão aceitas por toda uma sociedade?''

As pessoas, quando tratamos de figuras históricas (especialmente as tenebrosas) costumam ter a impressão de que abriu-se uma fenda na terra e que de lá saltaram pra fora tais seres, ''destinados'' a liderar á humanidade ou para a glória, ou para a derrota. No entanto, não é bem assim, não é mesmo. Hoje sabe-se que existe um enorme número de antecedentes á própria ideologia nazista, e que vários (para não dizer todos) conceitos presentes no programa do Partido Nacional-Socialista estavam presentes séculos antes de sua fundação - Inclusive da adesão do próprio Hitler ao partido.

NOTA: Isso de forma alguma diminui o nível das atrocidades cometidas pelo nazismo. Esse texto tem como função apenas uma reflexão de caráter histórico.

Devemos considerar que antissemitas existem desde que o povo judeu existe; E mais importante: que a perseguição intensa aos judeus foi no passado promovida pelas mais diversas instituições (ICAR sendo a mais notável)e indivíduos conhecidos (Até mesmo Martinho Lutero era um baita antissemita) séculos antes da derrocada da Alemanha na Primeira Guerra. E nem é preciso ir tão longe: O compositor alemão do século XIX Richard Wagner já se dedicava á escrever artigos com suas teses contra a cultura judaica, dizendo que os judeus deveriam abandonar seus costumes de modo á se integrarem na sociedade Alemã por inteiro.

Além disso, é importante lembrarmos que os conceitos como ''Espaço-Vital'' e ''Raça Ariana'' já vinham sendo desenvolvidos no próprio século dezenove: Se não me engano, temos um biólogo chamado Gobineau, que surgiu com o conceito de antropogeografia - Que associava a ''glória'' de determinadas nações á capacidade que estas tinham de evitar a ''miscigenação'' e a preservação de seu território, ainda mais que para Gobineau, todas a raças da Terra teriam se originado na Europa. Ele também ligava sistemas de governo, como a democracia e a república á uma noção de inferioridade...

Pra terminar é preciso falar da desmoralização que os alemães sofreram após a derrota na Primeira Guerra (1914-18), que castrou a Alemanha militarmente - E quem lembra dos tempos de Bismarck, sabe que a Alemanha é um país extremamente militarista - enquanto implantava uma ''república forçada'', onde pululavam diversos partidos com todo tipo de bandeira ideológica. Ocorriam discursos de cunho fascista no meio das ruas. O próprio Hitler participava de grupos que se dedicavam á pensar os motivos da derrota alemã na guerra, e, como já bem disseram, apesar de não ser um intelectual, Hitler era ótimo orador.

Daí entraria no período da eleição do próprio Hitler (que foi, sim ,eleito democraticamente), em toda propaganda ao redor de sua figura e etc... Mas daí já ficaria muito grande...

O que é importante é que não importa se você deve ler Mein Kampf questionando o que está escrito em cada linha. Mas apenas como um livro que vai te colocar no contexto de uma época sinistra da humanidade... =/

Putz, ficou enoooooooorme... Ninguém vai ler... Mas se uma só pessoa ler, já fico contente...

Moinnss 02/10/2021

Tenha senso crítico
Mein Kampf é um livro complexo, pois Hitler tenta o tempo inteiro lhe mostrar seus pensamentos sobre o povo não ariano, e quem sabe minimamente de história sabe que esses pensamentos eram ridículos.Eu li somente com o objetivo de entender como ele fez uma mudança de opinião em tão pouco tempo em tantas pessoas.Ele conseguiu.O tempo inteiro o livro parece uma redação do Enem e ler ele com uma mente instável ou com um senso crítico "ruim" não vai fazer bem nem ao leitor nem a sociedade.

Costa 15/09/2020

Comentário
Nao me interpretem mal por ler um livro do Hitler mas foi uma curiosidade como se de um livro de um serial killer se tratasse! Quanto ao livro, achei muito extenso e com muitas partes irrelevantes com referencias desconhecidas e muitas delas desadequadas à época atual.
Concluindo, só recomendo se você tiver mesmo muito muito muito interesse, caso contrário procure outro livro!

tatxvae 07/04/2021

um livro muito interessante e chocante, mesmo que escrito por um monstro. foi diferente ver o ponto de vista do assassino

Filos 08/12/2012

curioso
...mente estranha do senhor Hitler

Leandro423 10/01/2023

Muitos me julgaram quando iniciei a leitura desse livro sempre com o mesmo argumento "como vc pode ler um livro escrito por esse cara?".
Porém, eu li por curiosidade para tentar entender o que levou a tudo que veio a acontecer.
O livro em si não nos ensina nada. Não tem um plano de governo, não fala se acabará com a fome, se irá criar emprego, nada disso.
O livro é dividido em duas partes, sendo a primeira que conta mais sobre a vida dele antes de sair da Áustria é se fixar na Alemanha, fala da recusa da academia de artes, fala da derrota da segunda guerra e desde o início arruma seus culpados. Judeus e burgueses.
Para não falar que o livro não nos ensina nada, se vc tem alguma aspiração politic e quer saber como mover multidões esse livro é ideia, consegui achar similaridades com o discurso dos últimos presidentes de Brasil de Collor pra cá (se vc irá discordar de mim sinto muito, somente lendo o livro para enteder).
De resto, é um livro mau escrito pacas, com muitas ideias embaralhadas e sem sentido que mais te confunde do que te direciona, fora a destilação de odio gratuita.
Recomendo a leitura para quem quiswr entender um pouco do contexto historico e de como a Alemanha estava nos anos de 1920.

Lord 22/05/2020

...
"Penso que "Mein Kampf" deva ser amplamente conhecido, um texto preconceituoso, presunçoso e que traz embutidos neuroses e psicoses indiscutíveis, conhecê-lo talvez seja a melhor forma de impedir que aquelas ideias ressuscitem."
Cassilia 22/05/2020minha estante
Li muitas referências de Mein Kampf em um livro rescente que li, 'O colecionador de lágrimas' do Augusto Cury, me aguçou muito a curiosidade de ler.

Emy 12/04/2021

ADOLF, UM HOMEM SEM CORAÇÃO.
Aqui nesse livro vemos a prova de que Adolf Hitler, era um homem bastante inteligente, porém, tinha um grande defeito, usava sua inteligencia para oprimir judeus. Infelizmente. Mas quem quiser ler esse livro, eu super recomendo. Só tome cuidado, pessoas com pouca capacidade podem achar esse monstro um homem inocente.

Vicente Ferreira 28/12/2018

Mein Kanpf
A Alemanha é o mundo não podem dizer que não sabiam que Adolf Rither tinha como objetivo exterminar todas as raças inferiores.
O seu maior ódio se concentrou nos judeus que foram massacrados em massa com todo tipo de crueldade possível. O livro mostra claramente o anti semitismo e o tão sonhado terceiro reich.
A expansão do espaço vital alemão e o domínio do mundo começando pela a Europa.
O anti semitismo está de volta e ganha força contra minorias de todo o mundo.

pietrafiorio 06/05/2021

Olha, não é ?o? livro..
Realmente, é um livro que para quem gostaria de compreender a história da segunda guerra, é muito bom!!
Mas não gostei muito, recomendaria ler se quisesse aprender mais sobre o tema abordado, se for essa sua intenção, a leitura é válida :))
Caso estejam a fim de entender sobre o tema, também indico ?O diário de Anne Frank? ?