Não deixe a vida te maltratar

Não deixe a vida te maltratar Dr. Nelio Tombini

Resenhas - Não deixe a vida te maltratar

Iza 19/04/2024

Bom.................
Uma obra com distintos tópicos sobre a vida que te fazem parar e pensar. Um capítulo não se liga ao outro, a obra até pode ser lida totalmente fora de ordem que eu acho que não faz diferença no entendimento geral. Não foram reflexões muito chocantes, mas que é sempre bom fazer algumas revisões internas, quanto as nossas ações e escolhas na vida.

Jezinha 01/12/2023

Leitura bem interessante
Sou filha de uma mãe depressiva e com episódios esporádicos de crise de pânico e ler livros que abordam a saúde mental me ajuda a entendê-la e ajudá-la.
O autor do livro descreve de maneira didática e muito fácil de entender os principais distúrbios que afetam a saúde mental de milhões de pessoas todos os dias.

Gostei muito do livro e constatei que apesar de tantas preocupações e compromissos que exigem minha dedicação, meu histórico familiar, eu tenho consciência do que me leva a ficar nervosa e consigo trabalhar para enfrentar minhas dificuldades.

Creio que sou uma pessoa sem problemas de saúde mental no momento mas que reflete muito sobre o que me faz bem ou não e busca não se sobrecarregar para atender às expectativas dos outros.

Boa saúde mental pra mim é isso: se conhecer e saber quando algo está nos prejudicando e agir para que isso não nos leve para um estado de má saúde mental. Ler é a minha melhor terapia, assim como a música e o canto.

Jorge Luiz da Silva 18/11/2023

Escritor especial
O autor mostra bons exemplos vivenciados por ele mesmo, comprovando que além de escritor é um ser humano especial.

Joao 15/11/2023

Todos deveriam ler
Sei que muitas pessoas, ao se depararem com livros de psiquiátricas, logo pensam ser algo relacionado a ?coach? ou papos chatos, os quais tomarão seus tempos de vida e congestionarão seus cérebros com informações perfunctórias. Todavia, ?Não Deixe a Vida te Maltratar? diz respeito à uma obra muito importante, com demasiados ensinamentos valiosos para o nosso dia a dia.

O autor, ao longo das quase 200 páginas, ao abordar alguns temas da psicologia/psiquiatria, fá-lo com maestria, trazendo exemplos do nosso cotidiano, de forma a explicar os motivos pelos quais agimos de um determinado modo e o porquê devemos mudar.

São quase 26 capítulos de puro diálogo entre o leitor e o escritor, como todo livro deve ser, mesmo aqueles de histórias e romances, isto é, exemplares que tiram o lente do mundo real, fazendo-o focar unicamente no que está a sua frente: o livro.

Sobre o índice, o que mais me chamou a atenção, das vinte e seis passagens, foi o capítulo acerca das desculpas que pedimos. O autor trata deste ato com uma implacável perícia, explicitando o quão ruim pode ser para uma relação aquelas desculpas de bate pronto: discutimos e, logo em seguida, ao fim da discussão, peço-lhe desculpas, sem ter tido um tempo hábil para pensar o que aconteceu, seu motivo e as consequências. Sem não há compreensão, as desculpas não passam de uma atadura em um vaso de água, pronto para deixar mais água vazar.

Alfim, vale muito a pena a leitura, a qual tornará aquele quem lê, caso esteja preparado e com a mente aberta, uma pessoa muito mais preparada para a vida em sociedade, pronta para deixar de lado preconceitos e comportamentos ácidos.

Sabrina 10/11/2023

Gostei do livro
Possui muito pontos relevantes, mas gostei mais dos primeiros capítulos do que dos últimos.
Mas no geral vale a leitura.