Declínio de um Homem

Declínio de um Homem Junji Ito




Resenhas - Declínio de um Homem


15 encontrados | exibindo 1 a 15


JAlia.Skonieczny 22/06/2024

"Tudo passa."
Ainda nem sei como começar essa resenha, acabei de ler ontem e não sabia o que sentir no final da obra.

Yozo já estava em decadência desde cedo, e eu não sei dizer em que momento essa decadência começou. Na minha visão, desde o começo do livro ele já estava em decadência, para no final acabar totalmente no fundo.

Não sei dizer o que eu senti enquanto eu lia essa obra. A arte do Junji com a história me deixou enojada em diversos momentos, momentos até em que eu precisei parar, fechar o livro, respirar e pensar "nossa, calma aí".

O livro não ensina nada, se ensina é apenas para não ser nem um pouco parecido com o próprio protagonista. O Yozo não teve UMA escolha boa, e quando teve, tacou tudo no lixo. Teve pouquíssimos momentos que consegui ter empatia por ele ou até mesmo confiar nele, não acreditava direito na visão dele das coisas... Não sei explicar.

E mesmo assim, depois de tudo que ele fez, passou e sofreu, eu não consegui sentir nada no final do livro. Acredito que ele teve o que mereceu, mas mesmo assim fico com um amargo na boca pensando nisso... Ele acabou como começou, mas acabou sem a máscara que ele usava...

Tentei ser imparcial durante o livro todo e também não levando em consideração o que as pessoas falam sobre essa obra ser uma autobiografia do próprio Osamu já que acredito que minha visão ainda seja meio imatura para isso, mas não rolou. Eu não suportava mais as escolhas imbecis do Yozo depois do ocorrido com as primas.

Teve algumas partes que eu entendi a visão do Yozo, e até concordava, mas a maioria das visões dele são totalmente deturpadas da realidade. Igual aquele papo dele ser "muito atraente" e atrair muitas mulheres por causa disso.

O livro é bom. Recebi o que eu imaginava que iria receber, já que antes de comprar fui atrás para saber mais ou menos o conteúdo do livro (falando nisso, ainda bem que o fiz. Provavelmente teria ficado muito mais pasma com as ações do Yozo do que realmente fiquei). Realmente gostei muito dele no quesito de como me abalou em algumas partes e não me deixou cair para o lado do protagonista como muitos fazem. O livro não é para qualquer um, tem vários gatilhos e temas maduros... Mas recomendo. Ainda vou ler a obra original e talvez minha opinião mude bastante sobre essa adaptação... Mas até então, foi um livro que mexeu comigo e eu gostei.


(Spoiler apenas nesse parágrafo, a resenha já está completa acima)

A morte da Yoshiko e da Hiroko uma atrás da outra e por culpa dele foi o que mais me quebrou. Eu fiquei enojada e nauseada com a maneira que ele nem se importou com a morte da Yoshiko, sua esposa, e que a primeira coisa que ele pensou quando viu o caixão dela foi que a "inocência dela tinha voltado". Eu sem brincadeira acabei essa parte sem saber como esboçar uma reação. Outra coisa, a Yoshi realmente foi estuprada, né?... A forma como o Yozo narrou isso me deixou muito confusa. Uma hora ele fala que ela foi usada e na outra fala que ela o traiu... Isso me deixou ainda mais enojada.
comentários(0)comente



Larissa.Alvarado 19/06/2024

Como sempre a arte e o toque do Junji Ito é impecável parar mostrar todo o drama da história. Mas o título já se diz por si só. O Declínio de um Homem. Que meu Deus, posso ter só perdido a empatia q sentia por ele durante a história mas não aguentava mais ele ser tão fraco com as coisas. E quando tava pra ficar bem conseguiu estragar tb. Sem piedade com tudo junto e misturado e no fim deve o final q merecia para tb tudo de ruim q ele fez. Achei uma história ok esperava mais do enredo mas o q ganha é o toque e a adaptação da própria arte do Junjo Ito q mesmo se não tivesse balão de fala daria para sentir o q estava se passando e enlouquecer junto.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Maria 10/06/2024

Fodastico
Uma adaptação muito boa do livro de mesmo nome do Osamu Dazai, é um livro viciante que eu devorei em 2 dias
comentários(0)comente



Claraw01 06/06/2024

Essa versão do junji ito ficou impecável, não consegui imaginar como ele adaptaria a história do dazai ao estilo de arte dele, mas como sempre ele surpreendeu positivamente. Para quem quer entender melhor a história do Yozo, recomendo ler primeiro a versão em livro, depois o mangá.
comentários(0)comente



Mii 20/05/2024

O título faz jus a obra
O declínio de um homem é sem dúvidas uma das obras mais interessantes que já li. A adaptação do Junji só enriqueceu ainda mais a obra na minha opinião. A história gira em torno do nosso protagonista que constantemente é refém das mazelas do cotidiano. Por ter uma infância mal assistida, se tornou um adulto com diversos problemas (dentre eles o vício). Eu recomendo a leitura.
comentários(0)comente



Renato420 14/05/2024

Uma pessoa sempre sofre com seus pecados...
Esta obra de Junji Ito é uma reinterpretação da obra de Osamu Dazai.
Este livro junta a obra de Osamu e adiciona os toques de terror que só o Junji Ito consegue fazer, se tornando algo incrível, porém inferior em algumas partes e superior em outras.
Junji Ito adiciona toques de alucinações em meio à vida perturbadora do protagonista, o que por um lado adiciona muito à obra, mas tira o pé no chão que eu gostaria que se mantivesse.
É definitivamente um livro excelente que acerta em quase todos os aspectos.
É uma leitura bem pesada e reflexiva e merece mais reconhecimento.
comentários(0)comente



unknown 13/04/2024

O declino de um homem
Não tem frase melhor pra definir esse livro . Esse livro mudou minha vida, são tantas escolhas e coisas tristes que acontecem na história que me fizeram refletir como tenho que correr longe de certas coisas , retrato como a vida é dura e que tudo que o nosso protagonista faz a obra inteira é sofrer , ele já teve um momento de felicidade, se entregou a bebida , as drogas e quando finalmente foi curado foi entregado ao abuso denovo como tinha sido na infância, livro muito pesado não leiam se não estiverem com a cabeça boa .Mesmo assim uma das melhores obras que já li ,comecei e não queria mais parar de ler ,surreal e a arte impecável retrata exatamente a ansiedade a depressão e a dor que o protagonista sente . Nota máxima.
comentários(0)comente



Igor.Banin 21/03/2024

Bom
Boa adaptação de um livro que li faz tempo. Demorei muito a engrenar com a narrativa, mas o final é bem satisfatório.
comentários(0)comente



nanaths 12/03/2024

Tudo passa.
Eu nunca mais fui a mesma pessoa desde que li "Declínio de um Homem", essa obra me tocou em aspectos muito profundos, tal qual Yozo e Dazai se identificam. Ler a adaptação do Junji Ito foi como ler a obra novamente pela primeira vez e isso é um presente divino. Nunca vou me cansar de No Longer Human.
comentários(0)comente



Giovanni.Cardozo 04/03/2024

Destruidor e inesquecível
Adaptar um classico da literatura nunca é facil, ainda mais se estamos falando de uma obra tão intensa e densa como a de Osamu Dazai. Junji Ito, porém, supera todas as espectativas neste mangá ao não só adaptar mas adicionar novos elementos que enriquecem a narrativa.

Primeiramente, a arte de Ito neste volume é primorosa. Todas as páginas parecem terem tido a mesma atenção e cuidado nos detalhes. Destaque também para como o autor consegue, através do traço e da quadrinização, nos passar um sentimento muito especifico que se encaixa perfeitamente na situação narrada. Temos trechos em que uma página dupla significa um respiro de ar fresco na vida do protagonista, enquanto que, em outro, pode significar o próprio inferno.

Sobre a narrativa acredito que só tenho elogios também. Junji Ito foca nas coisas certas a serem exploradas enquanto que se mantém fiel à obra original. Mais para o final do mangá Ito toma uma liberdade criativa que engrandeçe ainda mais o livro e as temáticas nele.

Por fim, na minha opinião, esse é o melhor trabalho que eu li do Junji Ito. Por mais que seja uma adaptação, a condução narrativa e algumas das soluções que ele tras para a historia são memoráveis. A história é pesada e por vezes bem pertubadora porém acredito que, para quem é fã de Junji Ito, esse volume é recomendadissimo.
comentários(0)comente



Robremir 21/01/2024

Lembre-se que é adaptação
Li algumas resenhas deste manga como se fosse o livro do Dazai. É preciso lembrar que o mesmo é uma adaptação, escrita pelo mestre do terror, que deixou sim a obra com a sua cara e estilo. Por mais que tenha sido fiel aos acontecimentos do livro, algumas diferenças existem entre os dois, e é fantástico por isso.

Não achei o Yozo um protagonista ruim. Vi muita gente reclamando do egoísmo do mesmo e de como ele foi mimado e irresponsável. Não concordo 100% com isto. Acho que Yozo tem seus momentos de irresponsabilidade, insensatez, mas em grande parte devido aos vícios e a solidão. Ele se sentia sozinho desde o início, e abusado. Foi quebrado quando criança e manteve-se assim até o final. São pocas as chances na vida de alguém quebrado para poder se consertar.

Achei a história muito boa, os desenhos espetaculares, o final excelente. Sim, eu indico este mangá.
Mas ele é +18 pois tem algo inédito na obra do Junji Ito para mim: muitas cenas de nudez e sexo.
comentários(0)comente



vamp_nanaâ 17/01/2024

Até hoje, eu sempre pensei que a sociedade fosse rígida e impiedosa, mas talvez a "sociedade" que eu temia seja apenas um único indivíduo.
comentários(0)comente



Milla Maia 14/01/2024

Horror visceral e a degradação de um homem mesquinho
A obra, pelas mãos do Junji Ito, não poderia ser mais densa e impregnada pelo horror que lhe é característico.
O texto original, do Osamu Dazai, suscita o que há de pior no leitor, deixando pouco espaço para empatia.
comentários(0)comente



Eduardo Rockwell 07/01/2024

O DECLÍNIO DE UM PALERMA E SUAS ESCOLHAS IMBECÍS
Sempre tive uma curiosidade acima do normal sobre essa adaptação do Junji Ito, via as pessoas falando sobre o quão triste ela era e fiquei mega empolgado quando a JBC anunciou o lançamento no Brasil.

Na minha cabeça a história abrangia os tópicos guerra, pobreza, família, fome e mortes em decorrência disso...

Mas eu estava MUITO enganado.

O que temos aqui é uma história decadente sobre saúde mental e distorções sociais DE UMA PESSOA INCRÍVELMENTE MEDÍOCRE.

Não saberia pôr em palavras o ódio que senti por entre essas páginas. Comecei até sentindo pena do protagonista, Yozo, e toda a situação de abuso que parecia lhe perseguir, mas no decorrer da caminhada ele foi se tornando um lixo.

Suas atitudes começaram a fazer muito mal a todas as pessoas que se aproximavam dele, muitas delas inocentes e que só desejavam lhe ajudar de alguma forma. Enquanto que as que só queriam o seu mal, ou claramente lhe faziam mal, pareciam ganhar pontos com ele por isso.

Sem falar que todas as mortes me causaram uma ANGÚSTIA TERRÍVEL.

(Spoiler apenas nesse parágrafo): A morte da Yoshiko e da Hiroko, uma seguida da outra, foi a gota d'água pra mim. A forma como ele mal se importou ou foi ajudar a Yoshiko, SUA ESPOSA, me causou náuseas, e a maneira como a Hiroko acabou arruinando seus negócios (e perdendo a vida) por conta do vício desse idiota, me causou repulsa.
"Ela era minha alma gêmea" VAI TE CATAR! Ele mesmo assumiu que usava um modus operandi só pra extorquir a coitada!

No final, eu só queria que ele pagasse por tudo o que fez (e ele até paga, mas estranhamente não me senti bem por isso).

Dizem que o escritor dessa história, Osamu Dazai, na verdade colocou muito de si aqui, e essa obra foi como uma "biografia de sua vida e de seu próprio fim" antes do suicíd...

Inclusive, há uma surpresa final sobre isso... No começo do "1º grilhão" temos uma cena que não se encaixa com a história do Yozo, mas que vai fazer um sentido TERRÍVEL E AMARGO quando você terminar a obra e voltar a essa cena específica... (Não se esqueça de voltar)

A arte do Junji está MARAVILHOSA, e pra ele eu daria todas as estrelas possíveis, mas sobre a história... Não sei o que pensar, EU ODIEI TODAS AS ESCOLHAS DO YOZO (que seria o próprio Osamu Dazai), e só sinto ódio e nojo por ele.

Dei cinco estrelas porque não é de um todo ruim, apenas não é uma história correta, a ser seguida, ou que causa algo bom. Sem falar que é bem adulta.

"Ain mas é sobre saúde mental", "Ain que é sobre a fobia social", "Ain que não sei o quê", ACORDA! Nada nessa história te ensina nada! (Talvez a tentar ser uma pessoa BEM DIFERENTE do protagonista).

PRA MIM, ele não usou o bom humor pra tentar disfarçar sua profunda tristeza, ele usou disso pra tentar afeiçoar as pessoas a ele, mas acabou destruindo a vida delas. Minha visão.

E tem mais, porque todas as mulheres dessa história (ditas como a causa do tal declínio desse palerma) conseguiram ser assim tão burras? Pelo amor dos deuses! Fico feliz em saber que isso não é mais algo aceitável no meio feminino, dado que é uma história de 1948 pra trás. (E outra, não caí nesse papinho de que "ai, todas as mulheres me querem porque sou irresistível..." UHUM, TÁ!)

De qualquer forma, o mangá tá caro, se tiver que ler, faça isso e tire suas próprias conclusões. Até mais.
comentários(0)comente



15 encontrados | exibindo 1 a 15


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR