Carol 26/12/2023
Muito satisfeita com as reflexões dessa leitura
Todo mundo precisa vender alguma coisa — se não serviço ou produto, promover a si mesmo em diferentes momentos da vida. “Desmarketize-se” aborda o quanto as pessoas — nós, consumidores — estão mais exigentes, conscientes, com novos hábitos e referências. Portanto, a maneira de conquistar a preferência do público mudou — por isso João defende que a gente deveria fugir do marketing que parece marketing. Para estimular esse pensamento, basta colocar seu cliente no lugar de um amigo: você gostaria de enchê-lo de propagandas, e-mails e spams a todo custo?!
Então, qual seria o jeito proposto de fazer marketing?! Tendo a intenção genuína de apresentar-se de forma mais verdadeira, limpa e desinteresseira. Além disso, é necessário ser relevante, autêntico, mais humano e consistente para vender melhor. Esses são alguns tópicos abordados ao longo dos capítulos.
A leitura, ao contrário do que imaginei, não foi cansativa ou demasiadamente repetitiva. Nem tampouco técnica ou parecida com um “manual de ações” — o que já era esperado. No entanto, as reflexões foram bons impulsos para planejar ações de marketing de forma mais intencional — e foi uma experiência boa ter recebido isso de um profissional com tanta bagagem (com mais de 20 anos de experiência, o autor foi vice-presidente de marketing do McDonald’s e conta várias estratégias, mentalidades e caminhos que ele trouxe ao Méqui para continuar despertando desejo e convertendo isso em vendas).
Não há mágica nem fórmulas prontas, isso é certo. Mas João nos instiga a pensar que nosso trabalho ajuda a preencher a vida das pessoas de alguma maneira. Ter essa sensibilidade e esse senso de serviço não vai apenas dar mais gás, mas também vai adicionar propósito em seus esforços diários. Gostei muito!
site: https://www.instagram.com/carolbarbozza/