Casa de Chama e Sombra

Casa de Chama e Sombra Sarah J. Maas

Resenhas - Cada de Chama e Sombra

Estantedavih 10/03/2024

Meu 100° livro lido???
Como falei antes, CC é uma trilogia muito complicada de ler e principalmente de seguir a leitura até o fim. Acho que a Sarah não precisava escrever esse monte de capítulos.
A história em si é boa, bacana... Estava esperando por um extra da Nestha e do Az? mas amei a conexão.
Acho que terá continuação, a Sarah deixou em aberto em vários trechos.
No mais, dou 4 estrelas ?
Tatá Crippa 10/03/2024minha estante
Mas esse livro segue a história de Corte de espinhos ? Eu estou ansiosa para começar essa trilogia, mas eu ainda estou apaixonada pelo Rhys

Estantedavih 13/03/2024minha estante
Segue não, mas eles aparecem do 2° e no 3°. E te digo, nenhum vai preencher Acotar. Acotar é incrível

Carolina.Peixoto 06/02/2024minha estante
Me parece que a autora vai mudando de ideia ao longo desses 3 livros. A sigrid eu tô até agora tentando entender, pra que? Acho q ela tinha uma ideia pra personagem e simplesmente mudou e tacou o foda-se

Alice Azanha 06/02/2024minha estante
Nossa simmmm!!! Tbm fiquei sem entender isso! E a galera pedindo ajuda do Ithan pra salvar o mundo e ele ?mas a Sigrid?.? ? pelamorrr

Joy 05/02/2024

Uma final agridoce
Finalizei Casa de chama e sombra e foi uma experiência bem nivelada com minhas expectativas mas com uma dose de frustração, a jornada final contra os Asteri foi tensa, emocionante e cheia de reviravoltas com cenas de tirar o fôlego (um brinde a Lidia que entregou tudooo), toda a história envolvendo os mundos e as várias conexões entre eles foi muito boa e é impressionante como a Sarah conseguiu unir tantos detalhes e conectar tão bem seus universos, ela deixou em aberto muitas possibilidades para construir no futuro algo grandioso envolvendo todos os seus livros. Casa de chama e sombra responde grande parte dos mistérios apresentados nos livros anteriores, e entrega ao leitor uma história muito dinâmica com cenas de ação bem delineadas e com uma violência brutal que se reproduz em momentos épicos de te deixar com o coração na mão.
????????????????
Mas nem tudo me encantou durante a leitura e tiveram tramas que não me cativaram e se provaram um desperdício de tempo ao focar tanto em personagens que não evoluem e passam grande parte do livro envoltos em conflitos rasos e que pouco contribuem para o enredo principal, esse era o momento perfeito para dar a esses personagens arcos de heroísmo atrelando á eles um propósito maior na guerra e assim ser mais coerente quando por fim colocá-los em lugares de liderança. Isso me entristece porque é exatamente esse ponto que é o maior diferencial na escrita da Sarah, a jornada de crescimento de seus personagens, e quem mais se prejudicou nesse processo foi a Bryce, que é uma protagonista incrível mas em busca de encontrar uma forma de derrotar os Asteri e entender o seu papel nessa luta ela acaba sendo insensível algumas vezes, e isso é um reflexo da instabilidade presente no texto que por vezes não sustenta o tom de urgência e responsabilidade que algumas cenas exigem e no meio de uma discussão importante entram piadas e comentários que diminuem o impacto e a relevância que a cena exigia.
???????????????
O crossover me deixou dividida, porém alinhar as minhas expectativas a realidade fez dessa uma experiência bem mais agradável, eu gostei de como a interação dos personagens acontece e todas as suspeitas envolvendo essa situação, achei coerente diante de um cenário extremamente complexo para todos, porém não gostei da ambientação envolta dessa narrativa uma vez que foi muito limitada. Vi muitas críticas envolvendo essa parte específica da história e na minha opinião o crossover aconteceu na medida certa e contribuiu para o que precisava, esse é o terceiro livro de uma trilogia que precisa concluir um arco e preparar todos os seus personagens para um grande embate, não há tempo para desenvolver nada mais do que foi apresentado.
??????????????????
No fim a história deixa algumas pontas soltas que evidenciam a necessidade de um próximo livro para desenvolver essas tramas, e apesar de algumas delas não me despertarem tanto interesse outras me deixam muito animada para saber que caminho esses personagens vão trilhar agora.
??????????????
Pontos positivos e negativos postos em perspectiva eu finalizei essa jornada com o coração apertado por me despedir (por hora) desses personagens, foi através dessa trilogia que eu conheci a escrita da Sarah e por isso eu tenho um carinho tão grande por essa história. Gostaria obviamente de ter achado tudo incrível e perfeito mas infelizmente algumas coisas não funcionaram para mim, o que não diminui o tanto que eu amei várias partes desse livro, a experiência ao todo foi emocionante.
Larissa4546 06/02/2024minha estante
Comecei ontem esse, e uma coisa que acho que vai me irritar um pouco é o núcleo do Ithan e Tharion, provavelmente seja importante pra história, mas não é por isso que estou lendo hahaha

Joy 06/02/2024minha estante
Esse núcleo me deixou sem paciência

@livrossdaane 21/01/2024

Cccity não da pra mim
Eu amo as outras duas séries da sarah, mas eu acho cccity cansativa demais, os livros poderiam ter metade das páginas que tudo ficaria melhor.
São personagens secundários demais, cada capítulo de um personagem e quando vê vc já não entende mais nada, tive que voltar várias vezes e reler algumas partes pra poder entender.

Adorei a parte da nestha, az e Bryce, os últimos 5% também. Ahhh e quando Ruhn aparecia, pq pra mim ele é o melhor personagem da série, ele é Lídia são dois nenês.

Agora, MEU DEUS PQ A BRYCE É TÃO CHATA, ela me irrita demais, nos outros dois livros até me esforcei pra gostar dela, mas chegando nesse eu desisti.
O reencontro do Hunt e dela foi mt sem graça.

Sla, eu acho essa série uma confusão.
Não sei se vou ler o próximo se é que terá um próximo.

Ps: amei quando o verme de middengard apareceu, nostalgia kk
Raissamlmc 23/01/2024minha estante
Concordo demais, que Bryce chata, peguei ranço. Ruhn e Lídia definitivamente são os protagonista dessa saga.

@livrossdaane 28/01/2024minha estante
Sim !!!

Andressa1327 17/03/2024minha estante
Adorei sua resenha kkkkk

Letycia82 31/03/2024minha estante
"Pseudo Transformers" eu me rachei de rir! Kkkkkkkkkkk mas realmente, esse livro não da pra salvar...Detestei toda a trilogia na real, infelizmente.

Caroline1130 10/02/2024

Por amor, tudo é possível.
Depois do Skoob excluir a minha resenha inteira, aqui estou eu escrevendo tudo de novo?
Começando com a ligação do universo de Acotar, esse livro me prendeu do início ao fim, o que, não posso negar, não aconteceu com os dois primeiros.
Na minha opinião, a Sarah criou esse ?multiverso? pra tirar a má impressão que o início da série Cidade da Lua Crescente deixou em grande parte dos leitores. Já que os personagens de Prythian mal aparecem no livro e não são tão desenvolvidos no livro, mas mesmo assim será essencial a leitura desse livro para os próximos livros de Acotar. Vi que muita gente esperava mais desse crossover, tinham muitas expectativas, e isso é culpa da própria Sarah pelo motivo que citei anteriormente. Comecem a leitura com as expectativas certas, eu estava e por isso deu certo pra mim.?
Provavelmente teremos uma continuação para a série, pois a autora deixou brechas para o protagonismo de outros personagens, apesar de Casa de Chama e Sombra ligar todos os pontos necessários e finalizar de uma maneira que me deixou com o coração quentinho.???
Eu amo o Hunt e a Bryce, mesmo a Bryce me fazendo passar muita raiva eu entendo que ela é uma personagem complexa e por isso poucos leitores gostam dela (minha relação com ela é de amor e ódio). A ?Day? e o ?Night? foram o ponto alto desse livro, sem dúvidas. Já o Tharion e o Ithan? gostei da mini evolução do Tharion, mas o Ithan se fez de coitado o livro inteiro (?) mesmo depois do que aconteceu com ele no final, o que é uma pena, porque eu acho que ele tinha um grande potencial pra se tornar um queridinho.
Acredito que ler um livro seguido do outro tornaria a experiência muito melhor e a leitura seria mil vezes mais fácil, tanto para se lembrar dos nomes, quanto de todos os acontecimentos (fica aí minha dica pra quem quer ler a série ?).
No geral, esse livro foi repleto de ação, reviravoltas, guerras e um sentimento de família no meio disso tudo. ?
Foi o melhor livro da série pra mim, amei muito.??
Agora um adendo sobre a editora, achei um absurdo eles não terem comprado todas as cenas extras, até porque a pré-venda não foi nem um pouco barata.?

????SPOILER????

. Confesso que senti falta do meu Feysand, mas entendo que o protagonismo era da Bryce.
. Fico me perguntando se o próximo livro vai ser do Azriel, até porque os grandes protagonistas desse crossover foram ele e a Nestha. Vem com tudo Gwynriel.??
. Até que fiquei curiosa sobre o futuro do Tharion, se ele e a Sathia vão ficar juntos e se apaixonar.
. Esperava mais do Ithan nesse livro, mas a narrativa dele foi a que menos me cativou, apesar da cena dele matando a Sabine e se tornando o Primo ter sido f0da.
. O Ruhn e a Lidia viraram meus queridinhos, vejo eles com mais filhos em um futuro.?
. Fiquei muito curiosa sobre a menção da tatuagem da Bryce pelo Rigelus e com o que aconteceu quando ela tomou a ?pílula do Duolingo? kkkkkk
. Fiquei surpresa com o desenrolar da história da Jesiba, apesar de sempre desconfiar que ela era mais poderosa do que demonstrava.
. Achei tão lindo quando a Bryce reencontrou a Matilha dos Demônios e a Lele.???
Ester479 10/02/2024minha estante
Definitivamente, a hora que eu começar acotar vai ser os 5/6? livros de uma vez.

Caroline1130 10/02/2024minha estante
Acotar eu pude ler a trilogia do casal principal de uma vez, só esperei o lançamento do quarto (sem contar o spin-off)

Suzane6 21/01/2024minha estante
Quero muito ler esse dps! Já li acotar e tog e amei! só falta essa saga

Rebeca 22/01/2024minha estante
Cr eu gostei bastante, mas nada supera tog

Henrique 18/06/2024

Cidade da Lua Crescente - Casa de Chama e Sombra
PODERIA TER SIDO MUITO MELHOR SE O POTENCIAL NÃO TIVESSE SIDO DESPERDIÇADO.
Terceiro livro de cidade da Lua crescente que continua exatamente da onde o anterior terminou com Bruce e seu parceiro Hunt separados e ambos em situações complicadas e correndo contra o tempo para salvar seu lar e as pessoas que eles tanto amam do Asteri e o que dizer desse livro acho que posso começar dizendo que desde que ele lançou e vi muitas pessoas que eu sigo no tik tok e no Instagram também detonando ele e falando que era uma porcaria fiquei um pouco com o lê atrás mas segurei minhas expectativas para tirar minhas próprias conclusões então combinei com uma amiga da gente ler junto e ver se era essa bomba toda que falaram pois bem após terminar devo dizer que não concordo que esse livro é esse lixo todo que falam eu acho que ele ainda tem algumas coisas boas e alguns desenvolvimentos que eu particularmente gostei mas no geral eu acho que bem qualquer coisa porque se por um lado tivemos dois livros incríveis com plot muito bons sem falar que o primeiro o final dele é comparado com um final de saga aqui eu esperava pelo menos algo nesse nível mas não foi o que eu encontrei e acho que uma das coisas que mais me decepcionaram foi que tudo foi resolvido de uma forma fácil com uma solução de plot preguiçosa por parte da autora simplesmente aqui não tivemos aquela sensação de temos uma ameaça e nossos personagens favoritos podem se dar mal literalmente foi muita apelação pro lado dos protagonistas e eu sei que muitas pessoas não gostaram por achar o crossover com Acotar fraco mais eu nem tava esperando muito do crossover o que eu queria realmente ver era a conclusão desses personagens Bruce, Hunt, Ruhn, Lídia entre outros tirando Ruhn e Lídia que foram os que mais me prenderam e me fizeram me importar com a história deles o resto achei bem fraco eu eu esperava mais dessa conclusão dessa saga que tava indo por um caminho de ser melhor que Tog que era obra prima da Sarah J Maas mas infelizmente todo o potencial dessa série foi jogado fora e fica um sentimento de tristeza de saber que poderíamos ter tido algo incrível mas não foi o que aconteceu sinceramente da um desânimo de continuar a ler futuros livros dessa série que já estão confirmados e não sei ainda se darei uma chance mais é isso um foi um livro mediano que poderia ter sido muito mais.
olivversion 18/06/2024minha estante
não consegui passar do primeiro livro, acho que não é pra mim essa autora.

Henrique 18/06/2024minha estante
Pois é eu até gosto dela sabe mais esse pra mim foi um dos livros mais fracos dela fiquei decepcionado

lia 15/02/2024minha estante
Tô com tanta raiva acumulada desse livro que tô batendo palma pra resenha de todo mundo que tá falando mal

Kakau 16/02/2024minha estante
SIIIM!!!!
Também tive a mesma sensação! Duzentas páginas narrando a Bryce andando por um túnel SEM FIM com o Az e a Nestha e indo do nada pra lugar nenhum!
Eu amo a Sarah, mas senti que ela bateu um monte de coisa no liquidificador e entregou pra gente. O livro só foi engatar depois de quase 500 páginas e foi uma decepção. Não me senti assim em comparação aos dois outros livros anteriores da séries. Até agora não entendi o que rolou.

Duda 14/02/2024minha estante
Ela te conexão com a Aelin, é da linhagem do brannon, queria muito ver elas juntaaaas

majunixx 15/02/2024minha estante
Eu tô há SEMANAS encontrando erro atrás de erro nessa ogiva nuclear desde que eu terminei de ler. E quanto mais eu penso sobre, mais erros eu acho kkkkkkkkkkkkkkkk a mulher cheirou caça-luz antes de escrever isso

bree 13/02/2024

É Sarah, não deu bom!
A pior coisa a acontecer a esse livro, foi o hype gigantesco que foi criado encima, expectativas foram criadas, principalmente sobre o crossover, e no final não foram entregues!
Nos primeiros 30% do livro nada acontecia, e quando se falamos de 30% de um livro desse tamanho, é praticamente ler um livro de 300 páginas onde nada acontece, ou seja, um terror!
Os pov?s do Tharion e do Ithan foram chatos demais, sem sentido nenhum, apenas pra encher linguiça. Até gostei do final do Ithan, mas podia ter feito com menos pov?s desnecessários, principalmente aquela ladainha da Sygrid, que no final não levou a nada!
Não tenho nada contra escolherem a Nestha e o Azriel para ficarem mais com a Bryce nesse tempo que ela ficou no mundo deles. Mas tenho TUDO CONTRA o fato de eles ?deixarem? ela fazer o que queria naquele mundo sem uma consequência. Pelo amor de Deus, o perigo que ela liberou ali apenas porque queria respostas, foi surreal!
A Bryce se tornou uma chata prepotente, tentaram transformar ela na Aelin e falharam miseravelmente.
Minha nota é 3,5 pois as partes onde contava a história de encontro dos dois mundos foi bem construído, me fazia querer ler e saber mais a todo momento. A guerra final foi boa, bem escrita, só não entendi muito bem pra que todo aquele corre corre pra buscar alguns artefatos, poderes e etc e no final acabar com os Asteri como acabou.
Muitas pontas ficaram abertas, muita encheção de linguiça pra um livro de final de série, e poderia ter umas 450 páginas com todas as informações e ações relevantes.
Jessica.Blanco 14/02/2024minha estante
Ainda não comecei a ler kkk mas estou me preparando mentalmente para a enrolação kkk obrigada kkkk

elaine.agrelli 13/02/2024minha estante
perspicaz!

brenda_95 11/02/2024

Isso não é uma resenha, é um desabafo.
Ao contrário da maioria dos leitores de Sarah J. Maas que conheceram a escrita dela por TOG ou ACOTAR, eu conheci por CDLC e me apaixonei pelo universo. Me apaixonei pela garra e força de vontade da Bryce, pelo sofrimento e dedicação de Hunt, pela irmandade dos personagens, pela construção do universo e desenvolvimento da história...
Cidade da Lua Crescente ocupa um lugar especial em meu coração.
Mas irei focar neste livro, apenas.
Confesso que a Bryce me decepcionou em diversos momentos, e não tô falando no caso dela em Velaris, pq eu até entendo ela não confiar em ninguém e apelar pela sobrevivência, em ela ser grossa e enganar o Az e a Nes... Estou falando que ele passou boa parte do livro sendo e*crota mesmo.
Bryce julgou o medo e sofrimento de Hunt quando ela diz que o medo e a culpa lidera ele, quando ela mal se importou por ele está preso e sento torturado. Julgando ele por ter medo das consequências de suas atitudes. Porque será heim Bryce? Porque será que Hunt estava com medo de fracassar? Hunt tem medo das consequências, porque só ele sabe o que passou, o que presenciou. Hunt passou 2 séculos de escravidão, 7 anos preso nas masmorras dos Asteris, 2 anos em câmeras de torturas, 5 anos sem ver a luz do sol pq estava preso, teve seus triários mortos, sua companheira morta e quando enfim saiu, foi apenas para servir de capacho, fazer o trabalho sujo e ser um mensageiro escravizado.
Quando ele por fim foi liberto de verdade, novamente se viu escravizado na Cidade Eterna , nas masmorras sendo torturado juntamente com seus amigos e tudo isso para te ajudar, te proteger e por amar você. Não me venha com essa de medir sofrimento, pq ninguém sofreu mais que o Hunt e nem por isso ele é um babaca. A Bryce também foi uma es*rota quando disse que os filhos da ***** eram um fardo, isso sendo colocado de uma maneira para dar prioridade aos planos dela e que os filhos dos outros que se lasquem. Quando não demonstrou um pingo de afeto por aqueles que estavam preocupados com ela... Embora ela tenha se redimido nos capítulos finais eu nunca vou perdoar o que a Sarah fez com ela, era uma personagem perfeita e se transformou nisso.

Ainda não entendi porque o Ithan tem tanto destaque. Tudo bem que ele ajudou a Bryce nos Campos de Asphodel da vez passada, mas ele tratava ela super mau. No livro anterior largou os amigos para ir atrás de uma herdeira Fendyr, nesse livro fez o mesmo, largou os amigos para tentar salvar a dita herdeira Fendyr. Ele até fez algumas coisas que prestassem, porém não merecia esse destaque todo. Ao invés disso a Sarah poderia ter trago a história da Fury Axtar que novamente foi esquecida, sendo que ela tinha tudo para ser trabalhada e desenvolvida. Terminou outro livro e ninguém sabe de nada dela.

Tharion foi a salvação desse livro, e se eu dei quatro estrelas foi por ele e pela Lídia. Tharion foi espancado, humilhado, ameaçado, casado, baleado entre tantos outros fatos. Ele merecia um livro só dele, por tudo que ele é. Tharion merecia ter ganhado um final feliz. Ficou em aberto o casamento dele, as relação dele com a Dragoa... queria mais muito mais do meu Tritão. Ele é a alegria desse universo, é o glacê que adoça e enfeita a trama.

Hipaxya como sempre chega pra salvar a todos. É outra personagem que merecia um destaque maior.

Jesiba teve uma construção maravilhosa, um destaque incrível e se eu já gostava dela anteriormente, neste livro eu passei a amá-la. Chorei muito em uma cena.

Lídia é quase uma Aelin (claro que ainda precisa comer muito feijão kkk). A evolução dela foi muito boa, mas o plot poderia ter sido melhor, assim como o plot do pai do Hunt. A relação dela com o Ruhn superou Bryce e Hunt, pq eu de verdade detestei a relação deles nesse livro. O capitulo extra deles, aquece o coração.

Algumas coisas não fizeram sentido, um exemplo disso é quando a Bryce entra na câmera e a câmera se fecha, o Hunt comenta com o Baxian que só que pode abrir e fechar a porta é ela, então como os demais conseguiram entrar? A luta contra os Asteris foi muito fácil, porquê? Qual a necessidade de dois livros falando da Sigrid e ela não servir de nada?...

Eu de verdade gostei do livro, só não gostei do que aconteceu com a personalidade dos personagens, a maioria só voltou a ser eles mesmos nas últimas páginas, e outros nem isso. Mais é isso aí, a escrita da Sarah ainda me cativa, mas o sentimento que tenho é que ela tava passando por alguma crise e descontou na Bryce.
Ale Mendes 11/02/2024minha estante
Amei o seu desabafo! Bateu muito com o que eu achei.