Casa de Chama e Sombra

Casa de Chama e Sombra Sarah J. Maas

Resenhas - Cada de Chama e Sombra

arlete ð 16/01/2024

Chocada
Disseram que Cc seria uma trilogia, mas ficou muitas coisas em aberto.
O que aconteceu com o tharion?
O final foi lindo mesmo assim, Ruhn teve o final perfeito que ele merecia ?
A mãe da Bryce virando amiga da nestha foi tudo ?.
O Cassian só de olho pronto pra defender a parceira, que fofooo.
O pai da Bryce virou amigo do Rhys dizendo que tem em comum ser pais super protetores. ?
Por amor, tudo foi possível! ??
Beca_Gouvêa 16/01/2024minha estante
Fica tranquila que já foi confirmado mais um livro para a série

arlete ð 16/01/2024minha estante
Mais uns anos esperando ?

Beatriz.Morais 18/01/2024

Aí aí sarah
Casa de Chama e Sombra sem dúvidas foi 10x melhor que os dois primeiros livros da trilogia. Mas, tenho que ser sincera comigo mesma e aceitar que por mais que eu ame muito a autora, a Sarah peca em diversas questões... já está extremamente cansativo a forma como ela finaliza os livros dela, fazendo a mesma coisa em todos os finais, isso em todas as 3 séries de livros que a autora possui.

Muitas dúvidas que temos com os livros da série corte de espinhos, são respondidas aqui, e achei que a autora soube introduzir o pessoal da outra série dela, de uma forma que a Bryce não perdesse o protagonismo, por mais que em alguns momentos eu tenha achado ambos os personagens insuportáveis, mesmo sendo valido os motivos de toda a desconfiança.

Não gosto do casal Hunt e Bryce, não sei por que, mas sinto que falta química, eu realmente não queria os dois juntos. E olha que no quesito romance a Sarah J maas sabe desenvolver de uma forma única, temos como exemplo o Ruhn e a Lidia, que meu deus!!! Que casal incrível, bem desenvolvido.

Agora vamos ao ponto: A Sarah em questão de guerra e confrontos finais é péssima. Sim, ela é péssima nesse quesito. Ficamos o livro inteiro ansiando pela luta final e é tão fácil que chega a ser desanimador. Poxa, os caras são fodões que tem milhares de anos, que passaram a vida conquistando mundo e tronos e simples assim a personagem principal consegue vencer? Sinto que a autora tem medo de matar personagens, tem medo de fazer um livro com mais morte, porque infelizmente o publico da autora é pessoas que gostam mais do romance, do que de um livro com um mundo bem desenvolvido, guerras. Uma fantasia adulta, de fato.

Outra coisa, senti que o livro foi finalizado e sem espaço para um quarto livro, mas que tanto de ponta solta foi essa? Bryce e Hunt foi finalizado de forma ótima, mas e o resto do grupão? Por que introduzir tantas pessoas no círculo deles e não dar um final descente para todos? Fiquei com a sensação de que foi finalizado e ao mesmo tempo não foi, finalizei o livro com várias perguntas e ao mesmo tempo com a sensação de luto por ter acabado a trilogia, porque eu realmente me apeguei a todos os personagens.

Ficou em aberto o Tharion e Sathia

Runh e os poderes dele e aparência com o Rhys
O que a Fury é?

A loba Fendyr, aquele realmente foi o final dela?

A dragoa Ariadne

Ithan sendo o novo primo e como os lobos iriam lidar com aquilo, sem ser na guerra que estava rolando

E a primalux, o mundo vai seguir daquela forma?
Eles buscando uma forma de achar algo que substitua?

Foram tantas questões, que eu fiquei realmente decepcionada com a autora. Porque na série de Trono de vidro ela realmente soube finalizar maravilhosamente, sem pontas soltas e até os casais que não finalizaram juntos, ficou explicito que teve um motivo. E aqui não, foi rápido.
AmandaOtto 18/01/2024minha estante
Esse não foi o último amg, ela já assinou contrato pra mais livros da série, inicialmente foi programado pra ser uma trilogia mas virão mais livros por aí.. graças a Deus ?

Laylis 18/01/2024minha estante
Concordo com vc, e acho que pro livro que eu esperava do casa de muitas aguas, vão ter que o que? faze rum vilão novo?
abrir de novo o portal pra enfrentar problema de acotar?
se for isso acho o cumulo pq o pessoal de acotar queria matar Bryce pra não ter que chance dos asteris irem para la
Ficou umas pontas em aberto, mas não tem nada que seja "épico" e com tendência a ser grande como o vilão asteris pra mim foi finalizado ali
A sarah tem ideias muito boas, porém ela não sabe se aproveitar de tudo que tem disponível acho que se ela desenvolvesse melhor inclusive, podia lucrar mais afinal de contas seriam necessários mais livros para ela conseguir explorar e desenvolver de uma forma melhor todo o universo que ela criou.

Carolina.Peixoto 06/02/2024minha estante
Me parece que a autora vai mudando de ideia ao longo desses 3 livros. A sigrid eu tô até agora tentando entender, pra que? Acho q ela tinha uma ideia pra personagem e simplesmente mudou e tacou o foda-se

Alice Azanha 06/02/2024minha estante
Nossa simmmm!!! Tbm fiquei sem entender isso! E a galera pedindo ajuda do Ithan pra salvar o mundo e ele ?mas a Sigrid?.? ? pelamorrr

@livrossdaane 21/01/2024

Cccity não da pra mim
Eu amo as outras duas séries da sarah, mas eu acho cccity cansativa demais, os livros poderiam ter metade das páginas que tudo ficaria melhor.
São personagens secundários demais, cada capítulo de um personagem e quando vê vc já não entende mais nada, tive que voltar várias vezes e reler algumas partes pra poder entender.

Adorei a parte da nestha, az e Bryce, os últimos 5% também. Ahhh e quando Ruhn aparecia, pq pra mim ele é o melhor personagem da série, ele é Lídia são dois nenês.

Agora, MEU DEUS PQ A BRYCE É TÃO CHATA, ela me irrita demais, nos outros dois livros até me esforcei pra gostar dela, mas chegando nesse eu desisti.
O reencontro do Hunt e dela foi mt sem graça.

Sla, eu acho essa série uma confusão.
Não sei se vou ler o próximo se é que terá um próximo.

Ps: amei quando o verme de middengard apareceu, nostalgia kk
Raissamlmc 23/01/2024minha estante
Concordo demais, que Bryce chata, peguei ranço. Ruhn e Lídia definitivamente são os protagonista dessa saga.

@livrossdaane 28/01/2024minha estante
Sim !!!

valentinad 28/01/2024

LIDIA FUCKING CERVOS
A gata roubou o livro pra ela. É o melhor da série até agora e arrisco dizer que tá com gostinho de ser o último? Não sei o que a Sarah J Maas tá planejando?
Letícia 29/01/2024minha estante
Eu quero a Lidia conhecendo a Aelin ?

valentinad 29/01/2024minha estante
SIM!!!! E a Manon

Nathalia.Ramos 22/01/2024

Ai que decepção.
Eu sempre fui uma fiel leitora da Sarah e amo tudo que ela escreve, mas esse aqui foi difícil.
As primeiras 400 páginas são pura ENROLAÇÃO, não acontece nada muito demais.
O final deixou muita coisa em aberto e deveria ter maior profundidade. Se tivessem gastado as primeiras 400 páginas de enrolação em um final mais elaborado?
O auge desse livro é a Nestha, a mulher é fodona pra 🤬 #$%!& e ainda vem muita coisa com ela envolvida futuramente.
LS0 22/01/2024minha estante
Eu gostei bastante, mas não amei esse livro igual os outros dois. Senti que faltou algo... Sei lá. Não atingir minhas expectativas...

Nathalia.Ramos 22/01/2024minha estante
Exato! Eu amo de paixão o primeiro, acho que por mais que ele seja bem longo, existem elementos que constantemente te envolvem. Já nesse eu acho que por muito tempo permaneceu monótono

Gabimf 01/02/2024

Por amor tudo é possível!
Sou suspeita para falar de ccty, porque é a minha saga favorita da Sarah.
Comparado aos dois primeiros livros a leitura de Casa de Chama e Sombra é muito mais fluido. O enredo é muito melhor dividido e senti que todos os arcos se complementam, por fim achei ele magnifico, amo todos os personagens dessa saga com todo meu coração.

Observação (spoiler)

Eu quero saber oq vai acontecer com o Tharion, Ithan, Ariadine, Sathia e o resto! Sarah você trate se fazer um spin offzinho
Bianca 02/02/2024minha estante
Esse livro fecha a série?

Gabimf 02/02/2024minha estante
Sim, tem umas pontas soltas mas finaliza o arco da bryce e o enredo principal

Marie.ebooks 01/02/2024minha estante
Nossa, tb não gostei e tô morrendo de medo do próx de Acotar... Acho q essa experiência até valeu pra manter as expectativas baixas e a decepção ser menor (ou não ????)

Virgínia 01/02/2024minha estante
Concordo com você, vou tentar manter as expectativas baixas (assim espero). Até lá, fico pensando nesse livro com raiva o dia todo hahahah

tia lu 16/01/2024

MEUUUUU DEEUUUSSSSSSSSSS!!!!!!!
eu te amo sarah j maas ???

Gente, o que dizer desse livro???? 🤬 #$%!& , eu senti todas as emoções possíveis lendo ele, eu juro.

bryce você é incrível mulher. a interação dela com a* e n* SOCORROOOOOO QUE SURTO!!!! que poder fora de série da n* pqppppp

todo o rolo do ithan nesse livro também, gente do céu, esse cara sentiu todos os sentimentos possíveis kkkk aaaa que FODA

o tharion também foi outro que sentiu TUDOOOO e, com certeza, o próximo livro terá como estrela principal, ele!!!!

o poder da bryce e do hunt, não sei nem o que dizer, tudo que aconteceu foi muito surto pra mim, esse livro superou muito as minhas expectativas, jesusssss.

ruhn e lidia também AAAAAAAAAAAAAAAAQQQ a lídia com poder da aelin!!!!!! o * dela chamando brannon aaaaa muito surto cara

ai aconteceu muita coisa e eu só quero dizer que esse é o MELHOR livro da sarah, com toda certeza!!!!

e a aparição do meu namorado no fim ???
migalhas do meu golden retriever c* ?????
Saulo58 16/01/2024minha estante
Tem alguma relação com tog? (Só responde sim ou não pfvv)

tia lu 16/01/2024minha estante
não amg

Melina.Oelberg 05/02/2024minha estante
Por que vc teve que dar 5 estrelas?

Marcella.Felisbino 07/02/2024minha estante
Desculpa, mas então porque você deu 5 estrelas?

Nana 12/02/2024minha estante
Que resenha precisa , falou tudo que eu penso! ????????

LS0 09/03/2024minha estante
Eu também fiquei decepcionada... Senti que eu lia e as coisas não saiam do lugar. Eu gostei do livro, mas acho que foi por causa do Ruhn e da Lídia, salvaram o livro. E a Bryce... Eu gostava tanto, TANTO dela mas ela me decepcionou e irritou.
Ela foi uma enorme egoísta, só ela sofria. O Hunt não pode nem se recuperar do trauma, porquê a Bryce achou que ele deveria ignorar e fazer do que ela queria. Ahhh. Nossa juro, queria que o Hunt tivesse terminado com ela.

A química eles tinham no segundo livro evaporou. Coitado do Hunt por ter que viver com ela. Afê.

Janderlaine 26/02/2024

Até errando, ela acerta.
O livro está maravilhoso, apesar das críticas pesadas que vem sofrendo (e que tenho achado desnecessárias) a história tem o mesmo charme do início, e seu maior atrativo: a escrita!!!!!
A mesma escrita geniosa que criou Trono de vidro, que encantou o mundo todo com Corte de espinhos e rosas. É A MESMA ESCRITA!!!!
Vejo muitas pessoas falando que ela nunca mais escreveu nada de bom, e acho uma tremenda estupidez essa afirmação. A escrita dessa mulher é surreal, ela consegue desenvolver vários plots em paralelo, fechas a maioria deles ou deixa gancho para novas histórias, a emoção que ela consegue transmitir, mesmo escrevendo em 3 pessoa é surreal.
Não achei a Bryce irritante ela é a mesma personagem desde o primeiro livro, e se você gostou dela antes e agora quer falar mal, surpresa você faz parte da massa de manobra do booktok que não consegue ter uma opinião própria.
Muitas coisas poderiam ter sido melhor inclusive o conflito final e o crossover, PODERIA SER MELHOR, não significa que já não é bom, a Sarah vacilou muito em alguns pontos, mas até errando a diva conseguiu acertar.
Acho que ela tá preparando um grande plot futuro com todos os universos, talvez seja por isso que o crossover foi tão fraquinho.
História incrível e emocionante, vale muito a pena. Foi um final bonito, mas com certeza poderia ser mais digno.
Andressa.Mota 26/02/2024minha estante
Não vejo a hora de ler! ?

Janderlaine 27/02/2024minha estante
Tá muito bom amg!! ????

Joy 05/02/2024

Uma final agridoce
Finalizei Casa de chama e sombra e foi uma experiência bem nivelada com minhas expectativas mas com uma dose de frustração, a jornada final contra os Asteri foi tensa, emocionante e cheia de reviravoltas com cenas de tirar o fôlego (um brinde a Lidia que entregou tudooo), toda a história envolvendo os mundos e as várias conexões entre eles foi muito boa e é impressionante como a Sarah conseguiu unir tantos detalhes e conectar tão bem seus universos, ela deixou em aberto muitas possibilidades para construir no futuro algo grandioso envolvendo todos os seus livros. Casa de chama e sombra responde grande parte dos mistérios apresentados nos livros anteriores, e entrega ao leitor uma história muito dinâmica com cenas de ação bem delineadas e com uma violência brutal que se reproduz em momentos épicos de te deixar com o coração na mão.
????????????????
Mas nem tudo me encantou durante a leitura e tiveram tramas que não me cativaram e se provaram um desperdício de tempo ao focar tanto em personagens que não evoluem e passam grande parte do livro envoltos em conflitos rasos e que pouco contribuem para o enredo principal, esse era o momento perfeito para dar a esses personagens arcos de heroísmo atrelando á eles um propósito maior na guerra e assim ser mais coerente quando por fim colocá-los em lugares de liderança. Isso me entristece porque é exatamente esse ponto que é o maior diferencial na escrita da Sarah, a jornada de crescimento de seus personagens, e quem mais se prejudicou nesse processo foi a Bryce, que é uma protagonista incrível mas em busca de encontrar uma forma de derrotar os Asteri e entender o seu papel nessa luta ela acaba sendo insensível algumas vezes, e isso é um reflexo da instabilidade presente no texto que por vezes não sustenta o tom de urgência e responsabilidade que algumas cenas exigem e no meio de uma discussão importante entram piadas e comentários que diminuem o impacto e a relevância que a cena exigia.
???????????????
O crossover me deixou dividida, porém alinhar as minhas expectativas a realidade fez dessa uma experiência bem mais agradável, eu gostei de como a interação dos personagens acontece e todas as suspeitas envolvendo essa situação, achei coerente diante de um cenário extremamente complexo para todos, porém não gostei da ambientação envolta dessa narrativa uma vez que foi muito limitada. Vi muitas críticas envolvendo essa parte específica da história e na minha opinião o crossover aconteceu na medida certa e contribuiu para o que precisava, esse é o terceiro livro de uma trilogia que precisa concluir um arco e preparar todos os seus personagens para um grande embate, não há tempo para desenvolver nada mais do que foi apresentado.
??????????????????
No fim a história deixa algumas pontas soltas que evidenciam a necessidade de um próximo livro para desenvolver essas tramas, e apesar de algumas delas não me despertarem tanto interesse outras me deixam muito animada para saber que caminho esses personagens vão trilhar agora.
??????????????
Pontos positivos e negativos postos em perspectiva eu finalizei essa jornada com o coração apertado por me despedir (por hora) desses personagens, foi através dessa trilogia que eu conheci a escrita da Sarah e por isso eu tenho um carinho tão grande por essa história. Gostaria obviamente de ter achado tudo incrível e perfeito mas infelizmente algumas coisas não funcionaram para mim, o que não diminui o tanto que eu amei várias partes desse livro, a experiência ao todo foi emocionante.
Larissa4546 06/02/2024minha estante
Comecei ontem esse, e uma coisa que acho que vai me irritar um pouco é o núcleo do Ithan e Tharion, provavelmente seja importante pra história, mas não é por isso que estou lendo hahaha

Joy 06/02/2024minha estante
Esse núcleo me deixou sem paciência

carolwindlin 07/02/2024

E como sempre, a Sarinha conseguiu me deixar com o coração apertado e quentinho. Não tem jeito, eu sou extremamente apegada aos personagens, ao Massverso e tudo o que envolve.

Esse livro não é dos melhores, achei algumas partes muito lentas, a transição entre os acontecimentos principais são mornos, e partes que poderiam ser melhor exploradas acabaram muito rápido. Mas eu não consigo dar uma nota menor que essa, por toda a grandiosidade que a Sarah vem construindo.

Eu acho que a história de Cidade da Lua Crescente é a mais madura da Sarah. Em questão de enredo, desenvolvimento de personagens, plots. Tudo se encaixa, é bem pensado, te convence. Claro que tem aqueles momentos dignos de heróis, mas já é a receitinha dela, que eu já acostumei.

MUITO ansiosa para os próximos livros!!!!!!
Leonardo.Goulart 07/02/2024minha estante
Tá uma máquina!

carolwindlin 08/02/2024minha estante
Aprendendo com você!!!!

Steffany.Dias 13/03/2024minha estante
Jesus, eu concordo com cada letra!!!
Eu parava de ler sempre que chegava no Ithan, pqp que enredo horroroso.

Andy.Sena 13/03/2024minha estante
Ela deveria está sendo bem cobrada pra entregar esse livro porque não é possível