Casa de Chama e Sombra

Resenhas - Cada de Chama e Sombra

Patroas literárias 17/02/2024minha estante
Quem sumiu?

EH 18/02/2024minha estante
A esposa do Tharion, a Sathia, irmã do Flynn.

Spidwrpool 17/02/2024

"O que é eterno, o que é feito de amor...nunca pode ser destruído."
Eu particularmente amei o livro, esperava um pouco mais? sim, mas adorei do mesmo jeito. O primeiro livro continua sendo o melhor sem duvida, é dificil superar, mas esse viria logo em seguida.
Mas eu entendi pq teve gente que criticou tanto ele.
O problema é que a maioria estava com as expectativas muito grande para o crossover(eu inclusive), criaram tantas teorias e cenários, esperaram coisas demais, e depois, é claro que acabaram decepcionadas por não ter nada tão grandioso assim. Além daqueles que engoliram o livro muito rápido, acredito que eu, por ter lido com calma, pude aproveitar mais e digerir tudo devagar.

Claro que também fiquei um pouco decepcionada, pq tinha algumas certas expectativas que não foram atendidas. Mas isso não fez do livro ruim, muito pelo contrario, eu ja não estava esperando muita coisa do crossover, tinha em mente que seria uma pequena participação, e me surpreendeu que foi alem disso.
O problema de eu ter esperado tanto pra ler, resultou em muitos spoilers, que acabaram me deixando um pouco desanimada, mas tbm ajudou a diminuir minhas expectativas para não acabar me decepcionando muito.

Gostei das interações entre acotar e CC, adorei ver a amizade da bryce e nestha, a personalidade meio caótica das duas dariam ótimas cenas se elas tivessem mais tempo juntas!
Nestha mostrou bastante desse lado dela meio vulnerável e sentimental, algo que sempre gostei de ver nela, mostra o quanto ela amadureceu dos livros anteriores pra esse.
Azriel teve mais falas nesses poucos capítulos do que já teve em 4 livros, gostei de ver esse lado dele, principalmente ele cantando as músicas que a bryce mostrou pra ele!! Dei pequenos surtinhos com isso kkk!!
Queria que a Sarah tivesse colocado aquele extra dos três no livro, dei altas gargalhadas, já que essa pequena interação foi melhor do que a que tiveram no livro.
A parte da desconfiança entre eles é justificável, são estranhos de outro mundo, por mais que eu quisesse que eles se tornassem besties, não seria coerente.
A coisa que me irritou nisso foi a caminhada interminável deles pelas cavernas, isso foi bem chato e tedioso de acompanhar, pq eles nao saiam dali. E outra coisa q não fez sentido pra mim foi como um dos maiores guerreiros daquele, com 500 anos, nao conseguia lutar contra o verme que, uma simples humana, sem armas nenhuma conseguiu derrotar?? Além erro da própria Sarah(não sei se foi proposital ou não) de esquecer que o azriel pode simplesmente atravessar(como ele faz nos livros anteriores) e depender da bryce pra isso.

Algumas das minha partes favoritas foi ver tudo se interligando, as conexões com os outros mundo fazendo sentido, nossas teorias se cumprindo, acosf é o livro mais importante das outras sagas pra conseguir um entendimento melhor, inclusive me parece que foi antes de escrever acosf que Sarah começou a pensa neste crossover.
As revelações sobre wyrd e brannon de tog foi oq mais me deixaram surtandoo, amei isso sobre a Lídia.

Achei que o começo foi muito corrido, ficava alternando e cortando pra diferentes povs a cada duas páginas o tempo todo, isso me irritou bastante
Aquela pílula bilíngue foi muito conveniente kkkk achei isso bem preguiçoso.
E não gostei de como foi descoberto aquela história toda do passado, assim de uma só vez, parecia que a Sarah só queria jogar tudo aquilo logo, não pareceu que foi pensado e desenvolvido isso por anos, queria que tivessem descoberto a vdd gradativamente, pra ir digerindo aos poucos todas as informações, não simplesmente jogado desse jeito.

Depois da primeira parte o livro ficou bem mais interessante, as coisas começaram a andar mais, as cenas de ações tbm.

Bryce pode não ter sido a melhor das protagonista nesse livro, entendo em partes pq as pessoas tiveram raiva dela. Acho que em alguns pontos ela foi meia teimosa, e desnecessária, teve as piadinhas infantis o tempo todo, até nos momentos serios, que irritava, mas não achei ela chata.

Fiquei chateada com o romance, a briga da bryce e do Hunt parecia não fazer sentido??? Era umas discussões meia besta, e não teve aquele reencontro emocionante que eu tanto queria. O primeiro Hot achei bem fraco, mas teve outro depois que compensou.
Não acho que o romance deles dois foram o foco nesse livro, nem o desenvolvimento dos protagonistas, mas infelizmente isso acabou pesando pra uma leitura mais estressante.

Hunt me pareceu muito apagado, virou quase um capacho dela, que tinha medo de expressar sua propria opinião, não o general de séculos de idade que comandou exércitos inteiro numa guerra. Esperava mais dele, tava lá parecendo mais um enfeite.
E esperava mais da revelação do pai dele, por todo o suspense em cima disso.

Quanto aos outros personagens, Tharion foi alguem que não tinha me agradado muito no segundo livro, mas admito que nesse ele conseguiu enfim me conquistar, ele só fazia burrice, fiquei com dó em diversos momentos, mas só dava pra achar graça, o coitado é tão azarado que acabava me divertindo kkkkk
Acompanhar o Ithan no começo estava sendo tedioso, mas gostei do desenvolvimento dele e do final que teve, achei aquela cena em específico muito bonita.

Lídia foi perfeita!! A mulher é maravilhosa, gostei do plot dos filhos dela, deu uma profundidade pra personagem, e ela teve enfim sua vingança.
O ruhn eu queria ter visto mais dos poderes dele talvez, achei que faltou algo nele.
Daynight esperava mais tbm, eles tiveram poucas cenas juntos, eram uma das coisas que eu estava mais animada pra esse livro, mas amei os momentos que tiveram, a química deles é incrível, sou totalmente cadelinha desse casal.

Chorei muito nesse final, foi bem emocionante. Gostei da batalha, apesar de eu achar que poderia ter sido melhor, os asteris são supostamente "invencíveis", mas se deixaram morrer muito facil.
Mas adorei os caídos terem voltado pra sua vingança.
Jesiba foi algo que não esperava, mas uma surpresa boa, foi lindo oq ela fez pela bryce, me acabei de chorar nessa parte da lehabah e danika.

Num geral, foi uma leitura bem prazerosa, gostei do livro, não foi perfeito, mas foi favoritado com certeza. Todo o crossover pareceu ter sido feito em cima da hora, acho que pra ter saído uma coisa perfeita, dona Sarah deveria ter começado a desenvolver isso a muito mais tempo, bem lá tras.

Várias pontas soltas foram deixadas, varios ganchos e questões em aberto, muitos personagens para explorar e desenvolver, alguns acabaram ficando bem apagados, ansiosa pra ver como será a dinâmica do proximo.

Ps: Pelo visto o protagonismo da nestha nao acabou ainda, já que a bryce deixou a espada pra ela. Veremos como tudo isso vai afetar e as consequências que vai causar para o mundo de acotar.
camillereader 18/02/2024minha estante
Amiga como você conseguiu terminar esse livro? A SJM deixou esse livro ser enorme pq tinha umas partes total sem necessidade de serem narrados. É unânime que a Bryce é a menos fav das 3 protagonistas pq ela tava tão insuportável nesse livro que eu já não tava mais aguentando... e algo que super concordo é a lenda Lídia Cervos, meu Deus essa mulher é um evento ??

Spidwrpool 18/02/2024minha estante
A sarah tem esse defeito mesmo as vezes, fazer o livro enorme com cenas desnecessárias, senti muito isso com cc2, e eu acho que a Sarah não quis focar tanto nos protagonistas(bryce e hunt) nesse livro, senti eles um pouco apagados em meio a trama toda, por isso pra mim pareceu que eles foram jogados de qualquer jeito, sem muito desenvolvimento, as interações mal feitas
Acho que por isso a maioria não gostou deles

naju.rreis 03/02/2024minha estante
Concordo com a última opinião falando da planta????????

Isadora.Siedschlag 03/02/2024minha estante
Obrigada,não consigo ver nada bom saindo dkl mulher ?to implorando pra Sarah n meter o loucoo

Gabimf 01/02/2024

Por amor tudo é possível!
Sou suspeita para falar de ccty, porque é a minha saga favorita da Sarah.
Comparado aos dois primeiros livros a leitura de Casa de Chama e Sombra é muito mais fluido. O enredo é muito melhor dividido e senti que todos os arcos se complementam, por fim achei ele magnifico, amo todos os personagens dessa saga com todo meu coração.

Observação (spoiler)

Eu quero saber oq vai acontecer com o Tharion, Ithan, Ariadine, Sathia e o resto! Sarah você trate se fazer um spin offzinho
Bianca 02/02/2024minha estante
Esse livro fecha a série?

Gabimf 02/02/2024minha estante
Sim, tem umas pontas soltas mas finaliza o arco da bryce e o enredo principal

Melina.Oelberg 05/02/2024minha estante
Por que vc teve que dar 5 estrelas?

Marcella.Felisbino 07/02/2024minha estante
Desculpa, mas então porque você deu 5 estrelas?

Ludmila 24/02/2024

Eu sou suspeita demais para avaliar essa série - já que sou completamente apaixonada pela autora.
Fiquei enrolando pra começar por ser um livro gigante, mas valeu a pena. Foi incrível acompanhar ainda mais o amadurecimento de Bryce, como seu amor por Athalar a torna mais forte e o traz para todas as batalhas e mudanças necessárias, ver Rhun, Lidia, Ian (fazendo mais merda rs), Tharion sendo o macho que veria ser, Hypaxia descobrindo seu lugar, Jesiba tendo um arco surpreendente - enfim.
Leiam leiam leiam.
Victoria1023 24/02/2024minha estante
Eu tô enrolando p ler o último livro, não sei se tô pronta kkk

Ludmila 24/02/2024minha estante
Eu também não estava rs

Acabei hoje e já tô triste

Joy 05/02/2024

Uma final agridoce
Finalizei Casa de chama e sombra e foi uma experiência bem nivelada com minhas expectativas mas com uma dose de frustração, a jornada final contra os Asteri foi tensa, emocionante e cheia de reviravoltas com cenas de tirar o fôlego (um brinde a Lidia que entregou tudooo), toda a história envolvendo os mundos e as várias conexões entre eles foi muito boa e é impressionante como a Sarah conseguiu unir tantos detalhes e conectar tão bem seus universos, ela deixou em aberto muitas possibilidades para construir no futuro algo grandioso envolvendo todos os seus livros. Casa de chama e sombra responde grande parte dos mistérios apresentados nos livros anteriores, e entrega ao leitor uma história muito dinâmica com cenas de ação bem delineadas e com uma violência brutal que se reproduz em momentos épicos de te deixar com o coração na mão.
????????????????
Mas nem tudo me encantou durante a leitura e tiveram tramas que não me cativaram e se provaram um desperdício de tempo ao focar tanto em personagens que não evoluem e passam grande parte do livro envoltos em conflitos rasos e que pouco contribuem para o enredo principal, esse era o momento perfeito para dar a esses personagens arcos de heroísmo atrelando á eles um propósito maior na guerra e assim ser mais coerente quando por fim colocá-los em lugares de liderança. Isso me entristece porque é exatamente esse ponto que é o maior diferencial na escrita da Sarah, a jornada de crescimento de seus personagens, e quem mais se prejudicou nesse processo foi a Bryce, que é uma protagonista incrível mas em busca de encontrar uma forma de derrotar os Asteri e entender o seu papel nessa luta ela acaba sendo insensível algumas vezes, e isso é um reflexo da instabilidade presente no texto que por vezes não sustenta o tom de urgência e responsabilidade que algumas cenas exigem e no meio de uma discussão importante entram piadas e comentários que diminuem o impacto e a relevância que a cena exigia.
???????????????
O crossover me deixou dividida, porém alinhar as minhas expectativas a realidade fez dessa uma experiência bem mais agradável, eu gostei de como a interação dos personagens acontece e todas as suspeitas envolvendo essa situação, achei coerente diante de um cenário extremamente complexo para todos, porém não gostei da ambientação envolta dessa narrativa uma vez que foi muito limitada. Vi muitas críticas envolvendo essa parte específica da história e na minha opinião o crossover aconteceu na medida certa e contribuiu para o que precisava, esse é o terceiro livro de uma trilogia que precisa concluir um arco e preparar todos os seus personagens para um grande embate, não há tempo para desenvolver nada mais do que foi apresentado.
??????????????????
No fim a história deixa algumas pontas soltas que evidenciam a necessidade de um próximo livro para desenvolver essas tramas, e apesar de algumas delas não me despertarem tanto interesse outras me deixam muito animada para saber que caminho esses personagens vão trilhar agora.
??????????????
Pontos positivos e negativos postos em perspectiva eu finalizei essa jornada com o coração apertado por me despedir (por hora) desses personagens, foi através dessa trilogia que eu conheci a escrita da Sarah e por isso eu tenho um carinho tão grande por essa história. Gostaria obviamente de ter achado tudo incrível e perfeito mas infelizmente algumas coisas não funcionaram para mim, o que não diminui o tanto que eu amei várias partes desse livro, a experiência ao todo foi emocionante.
Larissa 06/02/2024minha estante
Comecei ontem esse, e uma coisa que acho que vai me irritar um pouco é o núcleo do Ithan e Tharion, provavelmente seja importante pra história, mas não é por isso que estou lendo hahaha

Joy 06/02/2024minha estante
Esse núcleo me deixou sem paciência

arlete ð 16/01/2024

Chocada
Disseram que Cc seria uma trilogia, mas ficou muitas coisas em aberto.
O que aconteceu com o tharion?
O final foi lindo mesmo assim, Ruhn teve o final perfeito que ele merecia ?
A mãe da Bryce virando amiga da nestha foi tudo ?.
O Cassian só de olho pronto pra defender a parceira, que fofooo.
O pai da Bryce virou amigo do Rhys dizendo que tem em comum ser pais super protetores. ?
Por amor, tudo foi possível! ??
Beca_Gouvêa 16/01/2024minha estante
Fica tranquila que já foi confirmado mais um livro para a série

arlete ð 16/01/2024minha estante
Mais uns anos esperando ?

Marie.ebooks 01/02/2024minha estante
Nossa, tb não gostei e tô morrendo de medo do próx de Acotar... Acho q essa experiência até valeu pra manter as expectativas baixas e a decepção ser menor (ou não ????)

Virgínia 01/02/2024minha estante
Concordo com você, vou tentar manter as expectativas baixas (assim espero). Até lá, fico pensando nesse livro com raiva o dia todo hahahah

caraliteraria 02/02/2024

E sobrou todos porque ninguém morreu. Infelizmente!!!
Se o meu desânimo para continuar a ler os livros da Sarah tinha se mostrado
presente ao final do segundo livro de Crescent City, com o lançamento do
terceiro livro da série, esse desânimo passou para uma animação. Uma pena,
porque a queda para a decepção foi gigante.
Após os acontecimentos finais do segundo livro, Bryce cai no mundo de
Prithyan, vulgo o mundo de Corte de Espinhos e Rosas, outra série da autora.
E poderia ser tudo ótimo para desenvolver a questão de explorar a
descendência dos feéricos num mundo até então desconhecido para ela. Se
não fosse os acontecimentos mal-feitos que permaneceram no mundo de
Midgard e que contribuíram para o não desenvolvimento dos acontecimentos
no mundo de ACOTAR, que PASMEM, tinha um peso enorme para a
descoberta da origem dos Asteri e dos feéricos
Não posso negar que estava bastante ansiosa com esse croosover,
considerando que ACOTAR é sim uma série que tenho um pouco de apego
pelos personagens. Mas é notável que a introdução do mundo de ACOTAR no
universo de CCITY foi para último plano, sendo que não faz sentido nenhum
uma autora escrever 400 páginas da Bryce em outro planeta e deixá-la esse
tempo todo numa caverna vendo a história toda dos feéricos ser compartilhada
por um HOLOGRAMA! Isso poderia ser uma piada de mal gosto, mas até o
problema linguístico foi resolvido com uma simples pílula mágica, tipo? Tudo
bem que já estamos carecas de saber sobre o mundo de ACOTAR, mas a
Bryce claramente NÃO sabe.

Outro ponto que me deixou bastante incomodada, é como a SJM teve a
coragem de fazer o Rhysand confiar nas palavras de uma estrangeira de outro
mundo só para não invadir os pensamentos alheios. Ele é literalmente o cara
que escondeu uma cidade, um povo inteiro por 50 anos da Amarantha e agora
que uma possível ameaça, uma garota com uma espada muito pertinente e
com uma tatuagem de poder imenso nas costas cai no mundo dele, ele não faz
nada para proteger o próprio povo? A autora ainda teve zero noção de
descrever momentos ridículos onde os personagens ficavam apavorados com
a aproximação dele quando estava em momentos críticos de decisão.
OIIIIIIIIIIIII???????? Em que mundo um ?Ih, o Rhysand tá vindo, ein? deveria
ser aplicado quando se sabe que a imensidão do poder do Rhysand faz com
que ele simplesmente surja nos lugares? Isso não faz sentido nenhum.
É como se a Sarah tivesse esquecido dos livros que escreveu e colocado
qualquer coisa apenas para ser pertinente para as descobertas, o que não me
choca tanto, até porque ela ainda usufrui do mundo de ACOTAR como
repositório de armas e enciclopédia ambulante. É só abrir um portal e ?Opa!
Mais uma info, vou comentar no meu twitter?.
O problema desse desenvolvimento é simples e puro: A captura do Hunt e do
Ruhn.
Esse problema atrapalhou demais para que os acontecimentos no outro mundo
fossem naturais, porque se eles foram capturados, a morte seria o destino
deles e pronto. Talvez o que pudesse ter contribuído para um desenvolvimento
melhor era os três caírem em Prithyan, o que na minha opinião causaria um
impacto muito mais significativo. A SJM não escreveu nem um comentário
sobre a semelhança entre o Rhysand e o Ruhn, não fez ninguém de ACOTAR
ficar chocado com isso. IMAGINA O FANSERVICE QUE ELA ME FARIA SE
FIZESSE ISSO!
Outro problema que se formou nesse livro foi o relacionamento Bryce e Hunt.
Parceiros que nem parecem parceiros. A Bryce com decisões idiotas, o
reencontro ridículo e sem graça, e ambos brigando por questões bestas. Eles
simplesmente nem parecem que estavam universos longe um do outro. É como
se um tivesse ido na padaria comprar pão e o outro estivesse em casa
esperando o café. Cadê a emoção? O desespero que o laço de parceria
esticado pela distância quer reivindicar? É a mesma autora de Casa de Terra e
Sangue? Hm, acho que ela foi substituída.

Como nem tudo é ladeira abaixo, confesso que achei o desenvolvimento do
Ithan bom, trouxe uma importância para o personagem que eu não achei que
precisava. No entanto, PIOR MATILHA DE TODAS NÉKKKKKKKKKK Não teve
nem uma cena tal qual vingadores da matilha agindo, isso pra mim é uma
vergonha. Não precisava de uma cena de todos sendo bonzinho com o Ithan,
mas ao menos fazendo o mínimo para salvar Midgard, sabe.

Eu posso até reclamar de livros grandes demais, mas se for pra ser bem-feito,
esse livro precisaria ser um pouco maior em SENTIDO e menos em enrolação
e cenas desnecessárias. No fim a autora achou que iria fazer um grande
mousse, e no final ele... azedou. É uma pena que a história ainda terá uma
continuação, porque se esse ainda não foi o fim depois do final fechado
(tirando o pior furo de roteiro de todos) e bonitinho de alguns personagens,
Deus me livre qual outra versão dos valg de Trono de Vidro que essa autora vai
enfiar pra causar discórdia.

SPOILERS GRANDES A SEGUIR:

A morte de algum personagem já era esperada, a ressureição também. Mas
colocar a CHEFE da Bryce pra ter o poder de ressuscitar ela foi a coisa mais
engraçada que eu li, principalmente porque após a troca de longitude de vida, a
mulher virou pó e a SJM tentou criar uma cena cômica com um personagem
insinuando a LIMPEZA DA POEIRA! TIPOOOOOOOOOKKKKKKKKKKK, A
SJM simplesmente apontou a desimportância da personagem para outras
pessoas desse jeitinho mesmo. E não, não é engraçado no bom sentido.
O furo de roteiro em questão é a cena incompleta do Tharion com a Dragoa de
fogo que a autora simplesmente ignora e não finaliza. Eu fiquei??
A SJM escreveu o Hunt expulsando as duendes da sala pra ele poder transar
com a Bryce em cima da mesa, nessa eu realmente soltei de mão.
As referências a Trono de Vidro foram legais, principalmente porque trouxe
uma informação sobre as marcas de Wyrd, coisa que infelizmente a Sarah não
nos deu resposta na série.
Itallo 02/02/2024minha estante
Juro que tem umas coisas desse livro que eu lembro, e racho o bico! Parece que a Sarah rasgou as páginas do primeiro livro de ACOTAR, enrolou e fumou enquanto escrevia alguns capítulos desse! Nada a ver com tudo que foi construído no primeiro livro. O segundo e terceiro o oposto completo!

LS0 02/02/2024minha estante
O segundo livro foi Tão, TÃO BOM. Gente, eu tinha tantas expectativas pra esse ser melhor ainda...Aí que decepção.

Nana 12/02/2024minha estante
Que resenha precisa , falou tudo que eu penso! ????????

LS0 09/03/2024minha estante
Eu também fiquei decepcionada... Senti que eu lia e as coisas não saiam do lugar. Eu gostei do livro, mas acho que foi por causa do Ruhn e da Lídia, salvaram o livro. E a Bryce... Eu gostava tanto, TANTO dela mas ela me decepcionou e irritou.
Ela foi uma enorme egoísta, só ela sofria. O Hunt não pode nem se recuperar do trauma, porquê a Bryce achou que ele deveria ignorar e fazer do que ela queria. Ahhh. Nossa juro, queria que o Hunt tivesse terminado com ela.

A química eles tinham no segundo livro evaporou. Coitado do Hunt por ter que viver com ela. Afê.

Ge Ribeiro 23/02/2024minha estante
Moça eu vim buscar um spoiler sobre o Hunt pra ter animação pra ler esse livro, todos os comentários que eu via era xingando a Bryce e eu fiquei preocupada

aelin 23/02/2024minha estante
pode ler tranquila, é difícil no começo mas o pior não aconteceu ksks

Andressa1296 21/02/2024

Perfeição existe....
Nossa existe perfeição e a dona Sarah conseguiu de novo, pelos deuses que livro foi esse, amei cada capítulo, cada acontecimento... SUPER RECOMENDO....???
moonvilliards 21/02/2024minha estante
Tô com tanto medo de criar expectativas... Eu amei Casa de Terra e Sangue, mas a leitura de Céu e Sopro foi tão arrastada. Tive a sensação de que realmente só aconteceu alguma coisa no final. O Crossover dura pouco capítulos ou o livro todo?

Andressa1296 22/02/2024minha estante
Sim... pra mim foi a mesma coisa, eu gostei do 2 mais o 3 Nossa... foi muita emoção

Bia 29/01/2024minha estante
Compartilho da mesma opinião em relação à Ithan e Tharion. Dois inúteis.

AVitoria 29/01/2024minha estante
Os capítulos deles eram uma quebra de expectativa horrível.

carol 30/01/2024

Finalmente acabou esse plot insuportável de asteris!!!

Bryce: foi uma chata a maior parte do livro. Ok, é a personalidade dela, mas pqp ela tava mais chata que o normal, nos outros livros não era tanto assim. E não entendi pq ela foi a feerica escolhida como estrelada, mas a bicha era f0dona.

Hunt: não gosto dele desde o primeiro livro, acho um insuportável reclamão e nesse livro ele só sabia reclamar o tempo todo. E a história de ser filho do inferno não faz sentido nenhum e a da parceria com a Bryce muito menos, foi puro fanservice.

Ruhn e Lidia: perfeitos, magníficos, lindos e cheirosos. A história dos filhos dela foi super nada a ver, mas ok, relevamos. Ela criando a distração pra tirar os 3 da prisão foi o auge do livro, o melhor capítulo inclusive.

Ithan: fundador da coitadolandia. Nunca vi um personagem com tanta autopiedade assim, só sabia chorar que não consegue e falar do irmão por 900 páginas, vai procurar um psicólogo mano.

Tharion: ficou com a história super jogada e aleatória, nem final teve.

SJM prometeu tanto com o crossover dos mundos e no final não entregou nada, foi xoxo capenga anêmico. A Nestha comendo bolo com a mãe da Bryce foi o auge dos momentos.
Mas gostei muito de como ela escreveu a história dos dois mundos, como eles se interligaram.

Como ela deixou todo o final em aberto, vem CC4 aí.
Marie.ebooks 31/01/2024minha estante
Já viu os contos, amg? Tem + Nestha lá. Tá mto bom! ??

carol 31/01/2024minha estante
não li os contos, vou procurar ???