A Confissão de Agatha

A Confissão de Agatha Louisa May Alcott

Resenhas - A Confissão de Agatha

Lah 18/11/2023

Confissão
A Confissão de Agatha foi o conto de novembro da Sociedade das Relíquias Literárias. Gostei muito da história! É uma história adulta da Louisa May Alcott e também é uma história bem sombria.
?????

?A Mariposa Fantasma
?Bartleby, o escrivão

Del | @nmundoliterario 21/01/2024

Profundo.
Indo além do óbvio, esta não é apenas a história de uma simples disputa amorosa, Louisa retrata de forma clara o desespero de uma mulher que acredita de forma insana que precisa casar para ser plenamente feliz. Não é apenas um desejo que surgiu com a paixão, é uma necessidade imposta e enraizada.

Para Agatha, perder Philip é ceifar de uma vez por todas sua oportunidade de ter uma vida valorosa, deixá-lo partir é aceitar que irá murchar e secar na mais completa solidão, é um decreto de ponto final. Alcott descreve isso de tal forma que é possível ao leitor experimentar a sensação de morte em vida partilhada pela personagem, é doloroso e assustador.

Acompanhar a enorme batalha travada por Agatha enquanto ela decide até onde pode ir para manter cativo o amor de Philip, me deixou consternada. Pondo em xeque sua moral, sua honra e sua consciência ela se deixa ser devorada por tudo o que há de pior e as consequências disto são catastróficas. Em suma, esta é uma leitura que eu recomendo sem reservas.

site: Nosso Mundo Literário | Resenha na Íntegra

Emanuela Mayra 12/01/2024

A assinatura das Relíquias Literárias foi um bom negócio. Que fantástico descobrir um outro lado da escritora de Mulherzinhas. Adoro quando encontro um autor que passeia em mais de um estilo.

CamilaI 11/01/2024

Saí triste desse conto aqui, eu só queria um final feliz, sabe?
A amiga era uma bosta, o cara um bosta, e o único erro da pobre da Agatha foi não ter amor próprio, de resto, o que tenha a ver?

RafaCarvalh0 07/01/2024

A confissão de Agatha
O livro trata de um romance interrompido por um terceiro personagem e como isso afeta a narrativa de amor do casal principal, contada pela Agatha. A escrita é muito bonita de ler, traz muita emoção, e apesar de ser um conto curtinho eu me senti bem envolvida nos sentimentos da personagem.

Fiquei curiosa pelo final mas acho que chegando nele senti a trama um pouco implícita e rápida demais, com a sensação de que a autora deixou muita coisa no ar. Diferente do início que trazia bastante detalhamento. Mas isso pode ser proposital.

No geral, é um conto muito bom e recomendo bastante pra quem procura conhecer outras facetas dessa autora incrível!!

Kit 28/12/2023

Conto chato, enrolado, bobo, e com personagens extremamente insuportáveis? única coisa boa desse conto foi a ilustração da capa.

MariBrandão 12/12/2023

Não posso negar que é um conto que te pega. Ele parece que vai caminhar para o sobrenatural, mas não. Trata de sentimentos e escolhas.
Senti uma real tristeza em ver Agatha se humilhando tanto diante das atitudes de sua "amiga" e de seu amor, que nada mais era do que um rapaz sem atitude.
Mas ao mesmo tempo que gostei, também não gostei. Acho que leituras de clássicos e contos antigos sempre mexem comigo num ponto comum. A narrativa das mulheres que viviam em função de um amor, de um casamento, que ignoravam seus próprios sentimentos para manter uma relação. Sempre acabo as leituras um pouco revoltada.

Brigadeiro 07/12/2023

Philip é um bunda mole, clara é uma vaca mesquinha que deveria ter morrido a muito tempo e a agatha coitada, pra mim ela não tá nem muito certa nem muito errada, agatha é a única que ficou "em cima do muro", por assim dizer