Babel

R.F. Kuang

Resenhas - Babel

Nathiê 24/03/2024

Vem apanhar também!
Que livro maduro, abrangente, rico e poderoso!

Se você está lendo essa resenha sem precisar de tradutor e se sentiu ofendido pela autora? Leia de novo. E de novo. Ahhh colonizado, como você não percebe?

Kuang atinge seu ápice (até então) com um tapa na cara a cada pagina. Meu livro terminou grifado, rabiscado, e comentado.

A ambientação também é maravilhosa. Pra quem gosta de palavras, de estudo das linguas, o mundo desse livro é um presente.

5 estrelas, favoritado.

?Mesmo depois de explicar a ela nosso sofrimento, quem ainda precisou ser consolada, foi ela?

Kaue Garcia 09/03/2024

Surpreso
Este foi meu primeiro contato com a autora e vou dizer que fiquei muito surpreso com a qualidade da escrita, o livro é impecável! Não sou um grande fã de fantasias mas a forma como este foi escrito, o cuidado com cada detalhe e com cada personagem fizeram com que eu me apaixonasse por esta leitura!

clara santos 13/03/2024

A violência é necessária
Minha primeira leitura da renomada autora R. F. Kuang e me impressiona alguém ir tão profundo em um assunto e sabê-lo com tanta maestria, ela não é pra pouco, a bicha é doutoranda em letras. Babel, uma fantasia bem realista, nos trouxe pro mundo da tradução e nos mostra de forma simplória as formas como os preconceitos vem no meio acadêmico, na sociedade, na família ou que as vezes a gente acha que é família (spoiler kk)
Do início pro meio eu tava obcecada por Babel, no final (com a perda de personagens que pra mim eram essenciais nesse final, foi só tragedia kkkk ) mas foi minha experiência, nem todo final tem que ser feliz, só tem que fazer sentido e esse fez. Recomendo a leitura.

Samori 17/06/2024

Impecável
Primeiro, acho bom ressaltar que do meu ponto de vista Babel não é um livro para todo mundo; se você é do tipo que não gosta de longas descrições, explicações detalhadas sobre linguística, origem de palavras e tradução, provavelmente não vai funcionar para você, já que o livro toca muito nesses assuntos.

A escrita da autora é impecável e a tradução da editora intrínseca também foi muito bem-feita. Toda a pesquisa que a R. F. Kuang fez para criar a atmosfera foi muito bem utilizada no decorrer da história.

Os personagens são muito bem desenvolvidos e a construção da narrativa me prendeu até as últimas páginas, principalmente em relação ao protagonista. Ele é extremamente crível.

Em resumo, Babel fala sobre o momento em que pessoas que foram oprimidas percebem essa violência da forma como ela realmente é, e mesmo quando tentam reagir a isso, notam como são o elo mais fraco. É sobre injustiça e falta de esperança.

E mais, no momento em que o subtítulo faz sentido, fica melhor ainda. Esse livro é maravilhoso.

Lucas1429 15/03/2024

Um dos favoritos da vida
Enquanto historiador, ao longo desses anos lendo, nunca tinha me deparado com um livro de ficção que me instigassem tanto nesse lado estudante e amante de história, ao mesmo tempo que fazia isso com meu lado leitor de ficção e fantasia. A Guerra da Papoula gerou um sentimento semelhante, mas Babel elevou isso a um nível surreal.

Me encontrei apaixonado pelos personagens, a narrativa e as críticas sociais, assim como a construção do mundo e a escrita. Babel foi um livro que foi feito para mim ? Não literalmente, óbvio, mas vocês entendera ?, e sinto um carinho imenso por Robin, Victoire e Ramy, gostava do Griffen, apesar de preferir o Anthony e a Ilse, assim como Cathy e Vilme, sem contar a professora Craft. Os personagens secundários me surpreenderam muito, verdade seja dita.

Se um dia a autora decidir seguir uma continuação com a Victoire, pode contar com meu dinheiro, pois comprarei sem falta!!!

Ps: Queria tanto que revelasse o nome de nascimento do Robin... ?

Karen 19/03/2024

É possível traduzir o que outro te diz?
Queria ser o tipo de pessoa que escreve resenhas gigantescas, destrinchando várias partes do livro, destacando personagens e acontecimentos, mas não tenho essa capacidade argumentativa.
Esse é, definitivamente, o tipo de livro que inspiraria um texto longo, porque muitas coisas cabem nessa história.
R. F. Kuang trabalha a revolução industrial inglesa de uma forma reimaginada e mágica, mas não muito distante da verdade e explora temas como colonialismo, escravidão, ganância e abuso, usando alegorias.
É uma viagem, dentro da cabeça dos personagens, por muitos lugares do mundo, e que reflete sobre o poder da língua como um bem precioso de cada nação.
Amei e ao mesmo tempo sofri com a imprevisibilidade e fatalidade de Babel. Acho que vai agradar a quem está cansado dos clichês batidos de fantasia.

bebeatus 14/02/2024

Opinião
Até os 60%, o livro é bem parado e cotidiano. Não acontece muita coisa e você fica constantemente esperando algo que nunca vem. A partir disso, a leitura engata e os acontecimentos ocorrem em cascatas. Apesar do ritmo, acho que o objetivo central da autora ? abordar o colonialismo, racismo, violência ? foi absolutamente atingido. Além disso, todo o debate linguístico é muito interessante (inclusive, o sistema mágico do universo é baseado na linguagem, porém não é algo explorado como em outros livros de fantasia). Enfim, é um livro bem complexo e educativo, vale a pena dar uma chance. É isso.

"Não havia nenhuma língua inata e perfeitamente compreensível; não havia nenhum candidato, nem o inglês, nem o francês, que fosse capaz de intimidar e absorver o suficiente para se tornar essa língua. A linguagem era apenas diferença. Mil maneiras diferentes de ver e de se mover pelo mundo. Não; mil mundos dentro de um. E a tradução, um esforço necessário, ainda que fútil, de transitar entre eles."

Cecilia 19/03/2024

Que aventura maravilhosa!
Nunca li Harry Potter (só assisti o primeiro filme) mas imagino que era o ambiente desse livro. Uma história para jovens leitores do ponto de vista dos colonizados e oprimidos do império britânico. Muito bem contextualizado lembrando que trata-se de uma fantasia como a própria autora adverte. o epílogo me deixou emocionada. Longa vida a RF Kuang!

Anna 19/03/2024

Devastador
O inicio é bem lento, na vdd até mais da metade é mais um dark academia do que fantasia em si. Não digo isso como algo ruim, foi uma delicia acompanhar a vida dos quatros protagonistas nesses primeiros anos dourados. Só quando a primeira peça é quebrada, meu deus a ação é descontrolada. É angustiante ver tudo desmoronando, o caos, as mortes, o sofrimento. E tudo cumina no final que mais apertou meu coração de todos os livros que li da R.F.Kuang.
É compreensivel tudo que acontece, o que vemos nas ultimas paginas já estava la na nossa frente a muito tempo. Mas nada disso nos prepara pras lembranças, as ultimas lembranças... E o epilogo é para dar as ultimas marteladas no caixão da historia, um adeus tão doloroso aos personagens q é impossivel n ficar o desejo de saber mais sobre as consequencias e os proximos passos de quem ficou.
N sei se vai ter sequencia, mas não existe nenhum genero que n me faça ter vontade de ler o que essa mulher escreve.

Tati.Frogel 19/03/2024

Um épico! Simplesmente monumental! Apesar de se passar entre 1820 - 1840 mais ou menos a atualidade dele chega a chocar! Sensacional

leaoliterario 22/03/2024

?O poder não estava na ponta de uma pena. O poder não trabalhava contra os próprios interesses. O poder só podia ser subjugado por meio de atos de desobediência impossíveis de serem ignorados. Com força bruta e implacável. Com violência.?