Caminho de Santiago:

Caminho de Santiago: Adja Alonso

Resenhas - Caminho de Santiago:

Vaninha e Livros 04/01/2024

Se Permitir Aprender
Muitas vezes temos a sensação que está faltando algo em nossa vida. Será solidão? Excesso de responsabilidades? Sonhos deixados para trás? São tantos os questionamentos que chega um momento que não dá para adiar mais e precisamos buscar respostas.

O livro “Caminho de Santiago: Uma Lição de Vida e Autoconhecimento” é uma espécie de diário que Adja Alonso, a autora, narra em primeira pessoa e nos faz caminhar junto com ela e o seu companheiro, Renê, através dos detalhes contados com tanta veracidade.
Adja, optou por buscar o retorno das suas indagações percorrendo o Caminho de Santiago e expôs para nós, leitores, as suas reflexões, sentimentos e dicas durante todo percurso.

A autora faz o caminho em duas etapas e deixa claro que as respostas só vêm quando trabalha a sua mente para o desapego do supérfluo e aproveita cada fase do caminho para contemplar a sua vida como um todo.

É sublime o quanto o livro desperta os nossos sentimentos para a observação e valorização do simples, do ser, do agora.

Ser autêntica em situações favoráveis é fácil relatar, mas Adja mostra a sua autenticidade nos momentos mais críticos e não oculta as suas insatisfações durante a caminhada o que nos fazem dar risadas, sentir o gosto da comida, a irritação de alguns momentos e até sentir a pele queimando do sol e os pés doendo.

O gratificante na conclusão dessa leitura é perceber que a autora chegou até as suas respostas. O que ajuda a mim, quanto leitora, a perceber que o Caminho de Santiago foi um meio de Adja parar para observar o seu EU, mas que ela deixa claro que podemos e é necessário fazer essa observação e nos encontrarmos na empatia, nos planejando com foco e persistência, levando apenas o necessário, vivendo o agora com bom humor e se permitir aprender sempre.