A Ampulheta

A Ampulheta Gareth Rubin

Resenhas - A Ampulheta

Mohara0 13/06/2024

Amei
Eu simplesmente amei! Esse livro é incrível!
A primeira história, q se passa no passado, é incrível e te prende de um jeito q vc acaba ela rapidinho pq quer saber logo TD q vai acontecer. A segunda história é mais envolta ainda em mistérios e vc simplesmente devora o livro! A conclusão é de explodir a cabeça ?

Lucas 13/06/2024

A história da capa vermelha é mais interessante que a da capa verde. Mas elas se conectam bem. Há poucos clichês e um bom enredo. Vale a leitura.

Mario Lobo 09/06/2024

Que livro genial !!! Inicialmente achei um pouco complicado sua leitura e seu começo é um pouco arrastado, no entanto, o livro ganha forma, com uma história cheia de intigras e reviravoltas. Quando as histórias se entrelaçam tudo passa a ter um significado maior. Só fica uma questão Simeon mocinho ou vilão?

Juliana1933 09/06/2024

Um bom livro, com reviravoltas, tramas bem atreladas, a experiência de ler um livro assim, agregou bastante minha leitura.
Recomendo para aqueles que querem um suspense que sai do tradicional, que sai do vilão/mocinho, pois nesse livro todos são suspeitos, até aqueles que parecem não estar tão interligados a história...

Ketylin Maia 04/06/2024

Esperava mais!
Comecei esse livro pois fiquei muito curiosa com esse formato, você faz a leitura de uma história, depois vira o livro e temos uma segunda história e elas se complementam.
Realmente, foi uma experiência muito gostosa, porém, deixou a desejar. O autor enrola muito nos acontecimentos e o livro acaba meio que abruptamente (essa foi minha impressão).
Senti falta de algumas coisas que não foram bem esclarecidas.

JM18_lia 03/06/2024

GENTE!! QUE LIVRO MARAVILHOSO!!
Antes de comprar, tinha lido a sinopse errada e achei que a história seria uma viagem no tempo entre as duas histórias na mesma casa em épocas diferentes, MAS NÃO! A IDEIA FOI MELHOR AINDA!!
Comecei a ler pela parte verde e ia intercalando com as páginas pretas sendo "a virada". Porém, chegando na página 90, o prota da parte vermelha já está bem adiantado e você não entenderia o que está acontecendo. Então eu recomendaria começar a verde, terminar e começar a vermelha.
O livro não é chato, mas é um pouco lento para as coisas acontecerem, porém, vale a pena.
O livro não tem "Aquele Plot", tem vários micro plots que fazem você teorizar algumas coisas (com base no livro verde que você já leu)!!

@tigloko 02/06/2024

Um suspense vira-vira
O formato desse livro me interessou bastante quando soube. São duas histórias entrelaçadas mas com sentido inverso. Ou seja, assim que você termina uma história, basta virar o livro de ponta-cabeça e outra história se inicia. É a mesma ideia de um livro dois em um, o vira-vira. Mas aqui, as histórias são interligadas e pode-se começar por qualquer lado. Eu comecei pela história no passado, na Londres de 1881. Segue o médico Simeon Lee visitando seu tio doente( morador da estranha Casa da Ampulheta). Chegando lá, seu tio desconfia que pessoas a sua volta estão tentando matá-lo. A partir daí Simeon começa investigar os acontecimentos estranhos da casa e seus moradores. É um suspense muito envolvente, não deve nada às histórias clássicas de detetive. Tem um clima de terror nas partes que envolvem a casa, já que ela funciona quase como se fosse um personagem, nas duas histórias. E também gostei das pistas que ele vai deixando e a forma como se encaixa com a outra história.

A outra história, que se passa em Los Angeles no ano de 1939, segue Ken Kourian. Um jovem aspirante a ator de Hollywood, ele acaba fazendo amizade com Oliver Tooke, uma figura da alta sociedade que é o centro das atenções nas festas que promove, em sua gigantesca mansão de vidro. O mistério dessa parte gira em torno do aparente suicídio de Oliver. Ken, em conjunto com Coraline( a irmã de Oliver), começa a investigar a morte do amigo e os mistérios que envolvem a história dessa família.

Achei essa parte mais fluida do que a primeira, apesar de não me envolver tanto. A recriação da época é bem feita, fazendo menção a assuntos em foco, como a eugenia e a Segunda Guerra Mundial. O autor usa o recurso da metalinguagem de forma muito interessante. Aquela sensação de estar lendo uma história dentro de outra história fica evidente quando um livro vira-vira é elemento importante da narrativa. Mas acho que ele enrolou demais para encerrar. Muita coisa desnecessária para encher páginas. Ainda assim, gostei da experiência de leitura, recomendo para quem gosta de um bom mistério.

leaoliterario 31/05/2024

?Era a casa errada para a família Tooke. Foi transparente, permitindo que todos olhassem para dentro, enquanto as pessoas que viviam lá fizeram o seu melhor para esconder suas vidas.?

Tainá.J 30/05/2024

Engenhoso, mas com um final fraco. 4?
Amei a primeira história, que se passa na antiga Londres! Me prendeu muito e o final foi surpreendente! ?

Mas a segunda, que se passa na Califórnia, foi bem mais insossa e estava achando entediante. E apesar de ter imaginado o que aconteceu e a motivação final, achei fraco.

Mas é um bom livro, muito bem escrito e engenhosa a conexão entre eles! Muito instigante! Só o final poderia ter sido melhor trabalhado.

E, apesar de dizerem que pode-se começar por qualquer uma das duas histórias, recomendo inciar pela da antiga Londres tb. ?
DeAmor 31/05/2024minha estante
Eu tenho interesse nesse livro. Amei suas considerações

Tainá.J 31/05/2024minha estante
Obrigada, Letícia! Espero que goste da leitura tb! ?

Neri10 30/05/2024

Melhor do que eu esperava
RESUMO: o livros é incrível, vale mto a pena ler e possuir esse livro. Mas n cai na ideia q n importa qual lado comece do livro, vai ser a mesma coisa, pq nao é. Comece pelo de 1881, pq é mais impactante ler pela ordem cronológica
eu comprei esse livro mais por impulso, quando eu vi uma resenha falando que metade de uma história se passava numa epoca ai vc virava o livro (como uma ampulheta) e tinha outra história e q ampas se interligavam, eu n parei pra ver do q o livro se tratava e coloquei logo no carrinho, então ele chegou aqui sem eu saber nem de 1% do que se falava, então n coloque as expectativas la em cima, mas mesmo se eu tivesse colocado, esse livro tinha superado
Achei o formato q o autor fez arriscado pq da a entender q não tem uma ordem para ler o livro, mas quando vc acaba de ler vc percebe que o livro n ia ser bom caso comece pela história de 1939 e nao a de 1881. A prova disso é que no início do livro tem uma parte que fala sobre tête-bêche "os amantes modernos de livros podem se sentir pertubados ao ler uma história e, em seguida, virar o livro de cabeça para baixo para ler outra - apenas para descobrir que tudo o que pensavam que sabiam era uma inversão da verdade." Foi literalmente isso q senti lendo o livro da forma 1881-1939 e não sentiria caso lesse 1939-1881

Karini.Couto 29/05/2024

Que experiência fantástica essa edição física de A Ampulheta, além de trazer um enredo que superou qualquer expectativa, a edição tem dois lados, como uma ampulheta, ou edição vira vira, impressa em dois sentidos. Comecem pelo lado verde para entender melhor e seguir a cronologia.

No lado verde da obra que se passa em 1881, temos Simeon Lee um médico em busca de financiamento para encontrar a cura da cólera, porém ao ser chamado pelo tio que acredita estar sendo envenenado e encontra-se debilitado de saúde em uma ilha remota, ele prontamente vai em seu socorro, por assim dizer. Logo de cara percebe muitas coisas estranhas no local, que inclui uma jovem presa em uma cela peculiar dentro de uma biblioteca e aparentemente muito passiva à sua situação. Tudo ali é bem esquisito e Florence, a jovem mantida cativa, não pronuncia uma palavra, até que algo sinistro ocorre na casa.

De início pensamos: "Caramba, coitada!", mas muitos mistérios estão envoltos naquela ilha, naquela casa, naquela situação, e aí já pensamos se tem um motivo específico para não só explicar a situação de Florence, mas tantas outras coisas que ocorrem. E definir quem é vítima ou culpado se torna cada vez mais duvidoso. A leitura é instigante a todo instante, não temos um minuto de respiro, nos vemos curiosos o tempo inteiro querendo saber que raios está acontecendo ali.

Virando o livro, temos a parte vermelha, onde Ken Kourian está buscando reconhecimento em um cenário glamoroso do cinema em 1939, e vai se deparar com um escritor, formando um laço de amizade. Esse escritor está prestes a lançar "A Ampulheta", um livro real com segredos obscuros, que despertará o interesse e obcessão de Ken, após um acontecimento especifico e terrível, onde ele se vê encarando situações inimagináveis e até perigosas para compreender as entrelinhas, desvendando os segredos deixados como pistas no livro por Oliver, seu amigo.

E então, vamos ter algo ainda mais interessante, Coraline, irmã de Oliver, que vai ajudar Ken a desvendar os mistérios deixados por Oliver.
Quem é Coraline? Além de irmã de Oliver, ela é neta de Simeon, lá da primeira parte que eu mencionei. E filha de Florence, a jovem cativa. Como assim? Foi o que eu pensei!!! Eu construí uma teoria e desconstrui, pois nada é exatamente o que achei.

O livro tem um contexto histórico interessante, muitos mistérios, tempos e pessoas interligadas, tem muitos detalhes importantes lá em 1881 que fazem toda a diferença para seu lado investigativo aflorar tentando desvendar os segredos desse livro genial em 1939. É um enredo imersivo, desafiador e muito, muito interessante!

Os personagens possuem características e personalidades distintas, tendo até aquele que de tão detestável, é completamente palpável, além de caráter duvidosos e questionáveis, tornando a obra realmente única em muitos aspectos. Tudo está interligado? Ou o que está interligado? Temos aquela falsa sensação de saber de tudo e ser pegos de surpresa.

Simplesmente maravilhoso!

site: https://instagram.com/alempaginas

Simone1603 29/05/2024

Fantástico!
Duas casas com o mesmo nome. Duas histórias entrelaçadas.

Um suspense envolvente e repleto de reviravoltas.

?A Casa Ampulheta sempre teve um ar de decadência, de maligno.?

"A Ampulheta" é um romance
tête-bêche : livro dividido em duas partes no qual uma delas é impressa em sentido inverso; também é chamado de livro de ponta-cabeça. Com capa dura e detalhes dourados, a obra apresenta duas histórias envolventes que vão prender os fãs de suspense e mistério até o fim.

Santos68 26/05/2024

Comprei o livro por conta da sua proposta diferente que me deixou extremamente curiosa pra sabe como funcionaria.
Nas poucas resenhas dele consegui ver que uma dúvida recorrente era sobre por onde começar a ler, e acredito que o ideal seja ler por ordem cronológica, fiz isso e acredito que se tivesse lido ao contrário não teria o mesmo efeito.

Durante toda a leitura eu ficava cada vez mais curiosa e intrigada com tudo que ia acontecendo e o rumo que as coisas foram tomando.

Achei genial o fato de as histórias se interligarem, e principalmente o fato de que na segunda história o protagonista lê a primeira!
E como amo livros com plot amei que nesse houveram várias mini descobertas e reviravoltas, então um pouco difícil vc advinhar todas (eu não advinhei nenhuma kkkkkk).

Só nao dei 5 estrelas porque a história que se passa em 1881 não me prendeu tanto de início, mas ao longo do livro fui ficando imersa, demorei um pouco pra acostumar também com sua escrita que é um pouco mais rebuscada, mas nada super difícil.

Monibams 24/05/2024

Prometia mais
Começou bem e a primeira parte é bem mais interessante. Na segunda parte tem muita "encheção de linguiça" pra poder terminar a estória que pra mim foi óbvia (matei quase de imediado a charada). Não me surpreendeu como parecia que iria lendo a primeira parte. Que pena!

Ana Lívia Mourão 21/05/2024

SURREAL em vários sentidos: na estética, no design, na forma que as histórias são construídas e se interligam, na forma que as ?cartas? da história são entregues e você vai construindo o pensamento! GENIAL!
Havia colocado na lista apenas pela capa (quem nunca?!) e pelo que sabia vagamente que uma história era no passado e outra no ?presente? e fui devorando o livro a cada capítulo!
Comecem pelo livro do passado pras coisas irem se encaixando melhor (ou não kkkkk)
Agora quero esquecer os livros pra poder relê-lo e ter a mesma sensação arrebatadora! Sem dúvidas, vai entrar pra lista de favoritos do ano!