A Ampulheta

1 | 2 | 3 | 4

Julia.DonA 21/06/2024

A ampulheta de Gareth Rubin
Vamos as opiniões!!!

Apesar de ter uma historia muito interessante e eu querer saber o que estava acontecendo, achei o livro extremamente cansativo de ler e eu comecei a só querer terminar de uma vez ao invés de aproveitar minha leitura.
O livro é muito descritivo e conta cada misero detalhe de tudo, até do que nao tem nada haver com a historia, alem de terem muitas e muitas paginas de conversa e historias que nao serviram pra nada.
Por ser um livro de mais de 400 paginas acho que eles poderiam ter aproveitado muito mais os misterios, desenvolvido e explicado melhor as coisas importantes, alem de terem ficado varias pontas soltas nas historias.
Achei que o final de ambos os lados poderia ter sido finalizado melhor.
Nao achei uma leitura satisfatoria apesar da história ser interessante. Nao recomendaria para pessoas que nao leem muito, nem para as que estao começando a ler agora, provavelmente as causaria uma ressaca literaria.

anabeavila 21/06/2024

Amei!
O livro verde é como um clássico inglês, o vermelho um contemporâneo muito bem escrito. E o mais interessante é que os dois fazem parte de uma trama só, fazendo de A Ampulheta uma leitura instigante, inteligente e difícil de comparar. O livro que se passa em 1881 guarda segredos do livro que se passa em 1939, encontrá-los nas entrelinhas e conectar as duas histórias é o que torna tudo tão impressionante.

O ritmo dos acontecimentos não é lento, mas não há pressa para revelar culpados ou chegar ao fim. O que, a meu ver, só torna a leitura ainda melhor. Cada capítulo é uma pequena dose do que está por vir, com cada detalhe escrito minuciosamente, revelando aos poucos o que deve ser revelado e guardando para o fim o que deve ser guardado. Tal característica acrescenta tensão e dá tempo para que a ambientação torne-se perfeita.

Surpreendentemente triste, é um livro sobre relações familiares problemáticas, vingança e suas consequências dolorosas. O final, tanto do primeiro livro quanto do segundo, expõe o ser humano em seu mais profundo egoísmo e crenças absurdas. Apesar de toda tragédia sofrida pelos personagens, existe um toque sombrio de realidade.

Um suspense tête-bêche, excelente da cabeça aos pés. Desde Romeu e Julieta nas citações aos personagens e o formato do livro.

Lorrayne20 20/06/2024

Ampulheta
Rapaz do céu.
Bom em, achei que na virada ver como se aprofunda na outra história.
Eu gostei bastante, a história me prendeu do começo ao final.

Carla 16/06/2024

Um pouco cansativo
Gostei da trama e da proposta, bastante criativa.

Li em ordem cronológica (1881 - 1939) e acho que é a forma mais lógica e que consegue conduzir melhor o leitor.

A primeira parte é mais instigante, com uma atmosfera de maior mistério e desgraça. A segunda parte é mais lenta, mas discute assuntos como política e eugenia.

Fica tudo esclarecido lá pelos 95% do livro e achei um pouco acelerado, mas quando chegamos aí já se tem uma boa ideia do que aconteceu, uma vez que o autor acaba enrolando muito para trazer o plot e isso facilita a dedução dos leitores.

Acho que as duas partes tem atmosferas bem diferentes, o autor fez isso muito bem.

Protagonistas são masculinos e as mulheres aparecem como apoio ou como que mais sofre na trama.

Vale a leitura, mas se prepare para certos trechos bastante cansativos e descritivos.

Thaís de Souza 16/06/2024

A ampulheta
Uma premissa bem interessante, eu nunca tinha lido um livro assim e me chamou atenção imediatamente por ser diferente. A estória no final ficou um pouco óbvia, fiquei curiosa por saber a verdadeira estória de Simeon. É um bom livro.

Mohara0 13/06/2024

Amei
Eu simplesmente amei! Esse livro é incrível!
A primeira história, q se passa no passado, é incrível e te prende de um jeito q vc acaba ela rapidinho pq quer saber logo TD q vai acontecer. A segunda história é mais envolta ainda em mistérios e vc simplesmente devora o livro! A conclusão é de explodir a cabeça ?

Lucas 13/06/2024

A história da capa vermelha é mais interessante que a da capa verde. Mas elas se conectam bem. Há poucos clichês e um bom enredo. Vale a leitura.

Mario Lobo 09/06/2024

Que livro genial !!! Inicialmente achei um pouco complicado sua leitura e seu começo é um pouco arrastado, no entanto, o livro ganha forma, com uma história cheia de intigras e reviravoltas. Quando as histórias se entrelaçam tudo passa a ter um significado maior. Só fica uma questão Simeon mocinho ou vilão?

Juliana1933 09/06/2024

Um bom livro, com reviravoltas, tramas bem atreladas, a experiência de ler um livro assim, agregou bastante minha leitura.
Recomendo para aqueles que querem um suspense que sai do tradicional, que sai do vilão/mocinho, pois nesse livro todos são suspeitos, até aqueles que parecem não estar tão interligados a história...

Ketylin Maia 04/06/2024

Esperava mais!
Comecei esse livro pois fiquei muito curiosa com esse formato, você faz a leitura de uma história, depois vira o livro e temos uma segunda história e elas se complementam.
Realmente, foi uma experiência muito gostosa, porém, deixou a desejar. O autor enrola muito nos acontecimentos e o livro acaba meio que abruptamente (essa foi minha impressão).
Senti falta de algumas coisas que não foram bem esclarecidas.

JM18_lia 03/06/2024

GENTE!! QUE LIVRO MARAVILHOSO!!
Antes de comprar, tinha lido a sinopse errada e achei que a história seria uma viagem no tempo entre as duas histórias na mesma casa em épocas diferentes, MAS NÃO! A IDEIA FOI MELHOR AINDA!!
Comecei a ler pela parte verde e ia intercalando com as páginas pretas sendo "a virada". Porém, chegando na página 90, o prota da parte vermelha já está bem adiantado e você não entenderia o que está acontecendo. Então eu recomendaria começar a verde, terminar e começar a vermelha.
O livro não é chato, mas é um pouco lento para as coisas acontecerem, porém, vale a pena.
O livro não tem "Aquele Plot", tem vários micro plots que fazem você teorizar algumas coisas (com base no livro verde que você já leu)!!

@tigloko 02/06/2024

Um suspense vira-vira
O formato desse livro me interessou bastante quando soube. São duas histórias entrelaçadas mas com sentido inverso. Ou seja, assim que você termina uma história, basta virar o livro de ponta-cabeça e outra história se inicia. É a mesma ideia de um livro dois em um, o vira-vira. Mas aqui, as histórias são interligadas e pode-se começar por qualquer lado. Eu comecei pela história no passado, na Londres de 1881. Segue o médico Simeon Lee visitando seu tio doente( morador da estranha Casa da Ampulheta). Chegando lá, seu tio desconfia que pessoas a sua volta estão tentando matá-lo. A partir daí Simeon começa investigar os acontecimentos estranhos da casa e seus moradores. É um suspense muito envolvente, não deve nada às histórias clássicas de detetive. Tem um clima de terror nas partes que envolvem a casa, já que ela funciona quase como se fosse um personagem, nas duas histórias. E também gostei das pistas que ele vai deixando e a forma como se encaixa com a outra história.

A outra história, que se passa em Los Angeles no ano de 1939, segue Ken Kourian. Um jovem aspirante a ator de Hollywood, ele acaba fazendo amizade com Oliver Tooke, uma figura da alta sociedade que é o centro das atenções nas festas que promove, em sua gigantesca mansão de vidro. O mistério dessa parte gira em torno do aparente suicídio de Oliver. Ken, em conjunto com Coraline( a irmã de Oliver), começa a investigar a morte do amigo e os mistérios que envolvem a história dessa família.

Achei essa parte mais fluida do que a primeira, apesar de não me envolver tanto. A recriação da época é bem feita, fazendo menção a assuntos em foco, como a eugenia e a Segunda Guerra Mundial. O autor usa o recurso da metalinguagem de forma muito interessante. Aquela sensação de estar lendo uma história dentro de outra história fica evidente quando um livro vira-vira é elemento importante da narrativa. Mas acho que ele enrolou demais para encerrar. Muita coisa desnecessária para encher páginas. Ainda assim, gostei da experiência de leitura, recomendo para quem gosta de um bom mistério.

leaoliterario 31/05/2024

?Era a casa errada para a família Tooke. Foi transparente, permitindo que todos olhassem para dentro, enquanto as pessoas que viviam lá fizeram o seu melhor para esconder suas vidas.?

Tainá.J 30/05/2024

Engenhoso, mas com um final fraco. 4?
Amei a primeira história, que se passa na antiga Londres! Me prendeu muito e o final foi surpreendente! ?

Mas a segunda, que se passa na Califórnia, foi bem mais insossa e estava achando entediante. E apesar de ter imaginado o que aconteceu e a motivação final, achei fraco.

Mas é um bom livro, muito bem escrito e engenhosa a conexão entre eles! Muito instigante! Só o final poderia ter sido melhor trabalhado.

E, apesar de dizerem que pode-se começar por qualquer uma das duas histórias, recomendo inciar pela da antiga Londres tb. ?
DeAmor 31/05/2024minha estante
Eu tenho interesse nesse livro. Amei suas considerações

Tainá.J 31/05/2024minha estante
Obrigada, Letícia! Espero que goste da leitura tb! ?

1 | 2 | 3 | 4