Ismael.Chaves 17/10/2023
Um importantíssimo resgate do gótico italiano
Ainda que a Itália sempre tenha tido uma tradição no fantástico - afinal, estamos falando do país que gerou "A Divina Comédia" (1320) de Dante Alighieri, o "Decameron" (1348-1353) de Giovanni Boccaccio e "Pentameron" (1634) de Giambattista Basile - e se tornado o principal cenário para alguns clássicos do gótico inglês, como "O Castelo de Otranto" (1764) de Horace Walpole e "Um Romance Siciliano" (1790) de Ann Radcliffe, a crítica literária italiana sempre ignorou a existência de romances e contos da tradição gótica e de horror no país. Assim como no Brasil, cuja tradição literária sempre privilegiou - de forma elitista - obras realistas e relegou autores e obras de cunho fantástico ou horrorífico ao esquecimento, ainda hoje pesquisadores e críticos italianos desconhecem (ou não reconhecem) a tradição gótica de seu país.
Contudo, havia um grupo de artistas, principalmente poetas e pintores, que ignoraram as fórmulas estabelecidas e experimentaram novas formas e estéticas, influenciados pelo sobrenatural e o monstruoso. Esse movimento, criado no Séc.XIX, ficou conhecido como Scapigliatura.
As editoras Ex Machina e Sebo Clepsidra uniram forças para resgatar e apresentar aos leitores brasileiros a coletânea "Contos Fantásticos" (1869), de Iginio Ugo Tarchetti, um dos maiores expoentes da literatura gótica e fantástica da Itália. A edição também reúne excelentes paratextos de Andreia Guerini, Karine Simoni e Julia Lobão e uma sessão de desenhos e poemas de diferentes artistas da Scapigliatura.
Em "Os Fatais", o leitor toma conhecimento de estranhas figuras que andam em meio a sociedade, e são responsáveis por grandes tragédias e a morte de pessoas próximas.
"As Lendas do Castelo Negro" explora o mistério de vidas passadas e a inevitabilidade do destino.
"A Letra U (Manuscrito de um louco)" poderia ter sido escrito por Poe e tem um destino trágico.
"Um osso de morto" é um conto clássico de fantasma e, por fim, "Um espírito numa framboeseira" é um dos mais diferentes e melhores contos sobre duplos que eu já conheci - especialmente pelo final.