As Cinzas da Nova Era

As Cinzas da Nova Era Giovanna Salomão

Resenhas - As Cinzas da Nova Era

Ty 06/02/2024

Incrível
Que escrita maravilhosa e que enredo interessante, falar sobre inteligência artificial mas de uma forma que coloque em foco muito mais as atitudes humanas mesmo. Ameiiii!!!

Karlla.Daltro 24/01/2024

Livro futurista
"Imagine um mundo onde o ódio e o caos prevalecem. Onde há briga entre as pessoas com pensamentos diferentes nas ruas, ninguém pensa com a razão e todos e todos agem com a emoção, que tem sido alimentado pelo ódio."

Assim começamos a história de Dandara e seu irmão Deimos.

Deimos é uma máquina perfeita. Ele é um H237! Uma tecnologia criada em 2027, 20 anos antes do tempo em que se passa a história.

Essa ficção científica que aborda uma tema tão atual como a inteligência artificial, me deixou bastante intrigada com o nosso futuro. Pois existe uma grande possibilidade de tudo isso acontecer.

Bem como George Orwell em seu livro 1984 profetizou o "grande irmão", aqui a autora de forma simples e sucinta narra uma história onde a Tecnologia é a base de tudo e acabam criando lados onde existem as pessoas a favor da tecnologia, outros contra, os que vivem com ela e os que possuem medo dela. É um misto de sensações.

Adorei os personagens diferentes, Dandara negra, adotada, nossa heroína é corajosa e faz de tudo para cuidar do irmão, abrindo mão de tudo e todos independente dele ser uma "maquina". É legal como foi abordado a consciência humana. Cada personagem tem uma personalidade marcante, deixando a história bem interessante.

Fugindo dos cliches, a história tem ação, aventura e uma pitada de romance e o que eu gostei que não focou somente no romance, sabe? Focou no real problema que rolava ali e em tudo o que a situação englobava!

Quando chegar o nosso momento, saberemos viver em pé de igualdade com a tecnologia? Ou seremos seus Reféns? Fica aqui o meu questionamento...

O final já é de tirar o fôlego e a autora ainda me surpreendeu com um final alternativo ! Sabem o que é isso? Todo leitor adoraria que isso sempre acontece né? Hahaha

@pamleitora 19/12/2023

"E quando a I.A. tomar consciência?"
Em "As Cinzas da Nova Era", conheceremos um grupo de jovens determinados a melhorar e esclarecer a verdade do cenário atual em que vivem, marcado pela revolta dos humanos contra a I.A. Isso ocorre porque a I.A. adquiriu consciência e agora parece mais "humana", apesar de continuar sob o comando das pessoas. Elas intimidam qualquer um devido à sua aparência e comportamento semelhantes aos nossos.

O problema não para por aí; nas ruas, as pessoas estão realizando movimentos, discursos, tudo para fazer a empresa responsável desligar todas as "máquinas". É aí que entra nossa personagem destemida e super corajosa, Dandara. Ela tem um irmão adotivo, Deimos, uma máquina com uma "consciência diferente", segredos da história que não irei revelar.

O governo e a empresa responsável foram capazes de ir além da compreensão da ciência, mostrando zero responsabilidade com as criações, envolvendo pessoas e tecnologia muito mais avançada do que o esperado. Há um grande segredo envolvendo pessoas e a I.A.

Dandara, Deimos, Lorena e Lucca embarcarão em uma grande e perigosa aventura, enfrentando desafios, arriscando suas vidas e perdendo pessoas para chegar até a pessoa responsável e fazê-la confessar o terrível e trágico experimento avançado que está agora ameaçando a existência de todas as máquinas, incluindo Deimos. O grupo passará por situações críticas, será traído por um "amigo", Dandara conversará novamente com o pai e ele alertará sobre todos os problemas dos quais ela ainda não tinha ciência.

✨Fala Pâm!!
"A abordagem da autora, próxima à nossa realidade, com uma escrita suave e descomplicada, torna a trama cativante e fácil de absorver. A proximidade com a realidade atual cria uma conexão especial com os personagens, gerando um carinho genuíno por esse grupo. Os dois finais são instigantes, abrindo caminhos diferentes e deixando a curiosidade aflorar. Quanto à representatividade negra e LGBTQIAP+ no livro, é sensacional, e os personagens, possuem força e coragem, é uma verdadeira inspiração para nós.
Amei profundamente, agradeço por proporcionar essa experiência única!"

Obrigada @giovannassalomao por essa parceria incrível!

Nicioli 18/12/2023

As cinzas da nova era
É uma ficção que se passa em um futuro onde as pessoas não sabem quem é humano e quem é uma IA os H237. E a protagonista Dandara e seu irmão Deimos, que é um H237, estão tentando descobrir porque sua mãe foi morta e seu pai preso.
Um livro muito dinâmico e ainda conta com um final alternativo. Muito bom. Amei!