Se não fosse esse maldito desejo de liberdade

Se não fosse esse maldito desejo de liberdade Fernanda França de Oliveira

Resenhas - Se não fosse esse maldito desejo de liberdade

Naty @livrossaofilhos 02/04/2024

Maravilhoso! Um dos melhores que já li!
Nessa história vamos ver Ilana florescer, se livrar das amarras colocadas pela vida e se colocar em primeiro lugar! Eu me identifiquei muito com ela, me emocionei e torci muito por sua felicidade.

Ilana é casada com Augusto, mas o casamento deles está em crise, tanto pelo desgaste dos procedimentos que fizeram para ter um filho quanto pelas palavras não ditas entre eles. Ela se sente infeliz e incapaz, o que leva ela a procurar uma terapia de casal e seu marido aceita.

Chegando lá nada é o que parece e ao final da sessão, Ilana pensa que tudo pode se encaminhar para o bem, sua cabeça está a mil com tudo que está acontecendo e que está descobrindo então seu marido faz uma proposta inesperada, abrir o relacionamento e apesar de inesperada ela aceita rapidamente.

Achei um tanto quanto incrível como a autora conseguiu colocar em palavras os sentimentos da protagonista de querer agradar os outros de se pôr em segundo lugar e não colocar sua opinião à frente dos outros. Principalmente sobre a culpa de falar 'não' para as pessoas e de ficar pensando em como elas vão se sentir e se deixar de lado.

Também temos familiares indigestos, sogros inconvenientes, uma irmã narcisista e relações de trabalho complicadas. Praticamente a vida acontecendo, foi interessante acompanhar as descobertas da protagonista no âmbito familiar e amoroso.

Eu vibrei muito a cada vez que Ilana se colocava em primeiro lugar fazendo suas vontades e se respeitando, afinal esse é o maior desejo de quem não consegue falar muitos "nãos".

A parte do professor da universidade e algumas revelações me embrulharam o estômago e logo em seguida as revelações sobre o marido também, fiquei desolada com a situação, porém não surpresa. Luma, a terapeuta foi incrível e torci pelas duas.

O final foi cheio de reviravoltas e me fez trincar os dentes. Algumas dos acontecimentos finais podem causar gatilhos, então tome cuidado. A escrita da autora é super fluida e a história maravilhosa, o que me fez devorar o livro. Se você não tem problema com o conteúdo sensível, eu super recomendo a leitura.

bibliotecadamalu 30/03/2024

Nessa obra nós conhecemos o casal Ilana e Augusto que estão passando por muitos conflitos, especialmente devido às tentativas frustradas de engravidar. Ilana se sente infeliz em todos os aspectos de sua vida e totalmente incapaz de mudar algo, até que seu marido faz um pedido que poderá mudar tudo.
Isso a leva a questionar sua identidade e tudo que viveu até então. Além disso, ela enfrenta sessões de terapia de casal, a presença da irmã narcisista, os sogros invasivos e uma relação complicada com um superior hierárquico na universidade onde trabalha. Esses elementos criam um cenário caótico para Ilana.

?? Essa leitura foi realmente espetacular do início ao fim. A autora escreve super bem e soube desenvolver a trama de maneira impecável. Inclusive, já fiquei mega ansiosa pra conferir também outras obras dela.

Marianne Freire 29/02/2024

?Se não fosse esse maldito desejo de liberdade? mostra uma escrita pronta e uma personagem constituída de maciez e sentidos. Ilana revira sua vida atrás de fragmentos dela mesma em situação de exaustão.

A clareza da situação do casamento faz Ilana ir atrás de abrir janelas de entendimento de si e de Augusto. O casamento como sintoma-vivência; Melhorar uma instituição torta. É isso que traz o ?Se não fosse esse maldito desejo de liberdade? traz.

O comportamento da personagem oscila entre a natureza de ficar e a de ir, compondo um cenário de aporte único do que pode vir a ser liberdade.

A condução da escrita é a natureza de afetos e desafetos desnudados, e nos faz querer entender Ilana como a mulher madura que quer mudanças no seu casamento.

O amadurecimento em buscar respostas, as histórias pessoais percorrem caminhos para entender o estilo de literatura da autora como uma força redentora.

A obra não é nada impessoal e recorre a ?escrita das fragilidades?, ganhando um papel e um lugar substancioso positivo, resgatando a força das verdades da personagem e o amadurecimento, clareza e equilíbrio da autora Fernanda França.

#literaturacontemporanea #literaturabrasileira