Frankie

Frankie Jochen Gutsch
Maxim Leo

Resenhas - Frankie

Carolina165 28/03/2024

Frankie, um gatinho muito bem humorado
A história gira em torno de Richard Gold, um homem que está sofrendo muito com a depressão após a morte da esposa. Porém a estrela do livro é o Frankie, o gatinho que é acolhido por ele em sua casa.

O livro passa por temas como: suicídio, depressão e amizade. Por ser um livro curto, fica claro que não é intenção do autor se aprofundar nesses temas, mas sim oferecer uma história leve, bem humorada e divertida. Porém, ainda assim senti que os temas presentes poderiam ter sido mais bem aproveitados.

"Não tem um dia em que eu não me sinta revoltado, desesperado, sozinho, envergonhado. Quando estou num dia bom, fico sem querer me matar ou atirar na cabeça de alguém." Pág. 134

O livro é recheado por diálogos entre Frankie e Gold e entre Frankie e outros animais. E por meio desses diálogos e da narrativa espirituosa do Frankie é que nós adentramos em sua cabecinha alegre e ingênua.

Não tem como não simpatizar com o Frankie, ele é uma figura e uma fofura.

No geral eu gostei do livro, mas como disse, faltou algo, um tcham que fizesse eu me apaixonar pela história. Por isso dou 4 estrelas, mas recomendo para quem gosta de gatos e quer uma leitura leve e rápida.
Mariana 30/03/2024minha estante
Os gatos sempre salvam as nossas vidas ahahahha. Ameiiii

Carolina165 30/03/2024minha estante
Não tem como não amar esses seres lindos né Mariana ???????

Mariana 30/03/2024minha estante
Nãooooo!! São demais, engraçados, doidos, mas amooo. Vivo toda arranhada? Vivo ahahhaha

Fabio 02/04/2024minha estante
Adorei a resenha, Carolzinha!!!!?

Carolina165 02/04/2024minha estante
Obrigada Fábio, querido!! ??

Marlonbsan 07/05/2024

Frankie
Alerta para possíveis gatilhos.

Richard Gold havia planejado tudo, até que um gato se senta em frente a uma janela, fascinado pela visão que tinha, e muda todos seus planos.

O livro é narrado em primeira pessoa por Frankie, a linguagem é simples e bem fluida.

Logo de início, já chamou a atenção pelo fato de o próprio gato narrar a história, e é bem interessante quando vemos o ponto de vista tão diferente do que estamos acostumados, há uma mescla de pensamentos simples, com boas reflexões.

O fato de Frankie não entender algumas situações humanas, faz com que a dinâmica e a simplicidade de seus pensamentos tornem mais leves algumas situações mais pesadas que são debatidas ao longo do livro. Principalmente a que envolve a premissa básica e que tudo gira em torno.

Já outros personagens animais, dão uma boa margem de entretenimento e tornam a leitura ainda mais divertida de se acompanhar por suas situações vividas.

Porém, uma ou outra situação acaba sendo um pouco forçada, até trazendo características mais humanizadas aos animais que aparecem, o que faz perder um pouco a essência que era construída.

Mas o livro em si, traz boas reflexões sobre o sentido da vida, sobre amizade e a importância desses animais em nossas vidas.

Ig @marlonbsan

Isabela | @readingwithbells 31/03/2024

Já imaginou se o seu bichinho de estimação conversasse com você?
🧶🐈
Frankie é um gatinho que já teve alguns donos e no momento certo encontra Gold.
Naquela noite, Gold pretendia acabar com tudo. Seus planos foram mudados por um gato que aparece em sua janela.
Frankie, atraído pela corda no teto, vai dar uma bisbilhotada naquela casa abandonada e encontra Gold.
Pela perspectiva do Frankie, vamos ver essa amizade florescer. Aos poucos, eles percebem que tudo que precisam, é um do outro.
"Mas a morte é apenas o fim da vida. Assim como ela tem um começo também. Que nem uma linguiça. Sem começo e sem fim, a linguiça não seria linguiça. E a vida não seria a vida."
Com uma pitada de humor e conversas filosóficas, percebemos o quanto Gold precisava de um amigo. E esse amigo veio na forma de quatro patas.

Karini.Couto 18/04/2024

Que livro foi esse?

"- O que torna a vida tão difícil?
- Os humanos?"

Com uma narrativa sensível Frankie, o gato, nos convida à refletir sobre a vida, momentos de solidão que nos levam a atos desesperados, no amor, no que é felicidade, na importância de termos propósitos e em tantos outros assuntos que são transmitidos de maneira direta, sem floreios ou rodeios.. Em momentos compartilhados entre Gold que havia planejado tão bem em como tirar sua própria vida e de repente se vê cara a cara com um gato e tudo muda.

"Alguém me disse que histórias começam do começo. Do início. Mas eu sou um gato e não sei nada de começos e inícios. Os seres humanos têm um monte de regras sobre como tudo deve ser na vida... Ah, fala sério! Que chato. Cansativo. Isso não é para mim..."

Frankie nos relembra que a vida é feita em ciclos, que muitas vezes nós complicamos tanto as coisas que deveriam ser simples e que quando buscamos um pouco de felicidade encontramos, para então perdermos de novo e tudo recomeça.

Ver a relação de Frankie e Gold se desenvolver foi incrível, quando Gold se dá conta de que ele está falando com um gato e um gato com ele. Um gato que têm tanto a dizer que nos surpreende e ao Gold.

"Se eles souberem que estou falando escrevendo uma carta para você, que eu falo com um gato e o gato comigo.."

Momentos de conexão sincera. A importância de enxergar de verdade momentos que nos trazem alguma felicidade, algum propósito e sobre gratidão.

Tudo isso de uma maneira descontraída e simples.

site: https://instagram.com/alempaginas

Filósofo dos Livros 25/03/2024

DECEPÇÃO
Iniciei ontem a leitura de "Frankie", uma obra da ficção alemã escrita por Jochen Gutsch e Maxin Leo, publicada pela @editorafarooficial. Quem assistiu ao meu Reel no Instagram @eusouofilosofodoslivros deve ter percebido minha empolgação com o livro. Infelizmente, ao longo da leitura, essa empolgação se transformou em frustração.

A obra prometia muito, abordando temas como suicídio, amizade, relacionamentos amorosos e o sentido da vida. No entanto, senti que os autores não exploraram todo o potencial que esses temas sugeriam. O livro narra a história através do gato Frankie, que encontra um homem prestes a se suicidar. A partir desse encontro, desenvolve-se uma história de amizade entre o gato e o homem, Richard Gold, que enfrenta a depressão após a perda da esposa.

Embora o livro apresente momentos cativantes e diálogos interessantes, como quando Frankie conversa com outros animais, a falta de aprofundamento em questões como o suicídio e o sentido da vida deixou a desejar. Os autores parecem ter boas ideias, mas não as exploraram totalmente, o que gerou frustração diante de tantos aspectos promissores.

Conclusão: "Frankie" apresenta uma premissa instigante, mas não aproveita todo o potencial de seus temas, deixando o leitor com uma sensação de falta de aprofundamento e frustração. Por isso, classifiquei a obra com apenas duas estrelas.

#Frankie #JochenGutsch #MaximLeo #FaroEditorial #FicçãoAlemã #Literatura

site: https://www.instagram.com/eusouofilosofodoslivros/

Daiane181 10/04/2024

Uma amizade improvável
O livro ja me interessou pela capa de gato e fiquei ainda mais encantada ao ver a história sendo narrada pelo ponto de vista dele. Frankie é um gatinho encantador, inocente e que fala diversas línguas, incluindo o ?humanês?, no qual consegue se comunicar com Gold.
Frankie também se comunica com outros animais e acompanhamos a amizade dele com um esquilo musculoso e um salsichinha de 3 pernas. Além de suas desavenças com guaxinins e pega-rabilongas ?
Um livro que aborda depressão, luto, amizade e sentido da vida.
Recomendo para quem busca uma leitura fluida, envolvente e com toque de humor.

Liih Cavalcanti 06/04/2024

Frankie é um livro todo narrado por um gato, então não tem como não ser perfeito né?

A história fala muito sobre o luto e o que a falta de um sentido para a vida pode fazer com uma pessoa, só que tudo isso pela visão inocente de um bichinho que acredita que viver é algo simples e impossível de se complicar.
Eu imaginava que seria uma leitura dramática, mas não pensei que seria tão profunda.
Confesso que derramei algumas lágrimas no caminho.

É uma leitura muito envolvente e como são poucas páginas é rapidinho de ler.
E pra quem é gateiro vai reconhecer muito dos seus bichanos no Frankie.
História maravilhosa, recomendo muito.

Entrelivros_efilho 09/04/2024

Richard Gold planejou nos mínimos detalhes o dia que tiraria a própria vida, mas prestes a executar o que planejou um gato senta em frente à janela e fica observando-o com curiosidade, incomodado com a invasão inesperada, Richard perde o foco e isso muda o curso dos acontecimentos.

Frankie é um gato a procura de um lar e ao se deparar com a casa abandonada e um homem desconhecido decide que é ali que vai ficar, e a partir daí nasce uma amizade inusitada, franca e que de início parece vantajosa apenas para o gato, já que seus interesses se resumem a uma TV gigante, uma cama macia e comida na hora certa.

Pra mim o resumo desse livro é fofo, divertido, triste e reflexivo! Fofo e divertido porque ver tudo pelos olhos de um gato é sempre divertido, mas quando esse gato é o Frankie, que fala vários idiomas fora o “gatês”, tem amigos peculiares, tem muitas histórias para contar e sabe pouquíssimo sobre o “humanês” por isso fica perdido com algumas palavras, aí a leitura vai para outro nível de fofura!

E triste e reflexivo, porque além de abordar depressão e falta de vontade de viver por parte do Gold, Frankie com a sua “inocência” em alguns momentos joga cada verdade na cara da gente sem aviso prévio que olha, eu só fechava o livro e pensava: pior que ele está certo!

A narrativa é muito fluida e os autores conseguem nos manter presos e curiosos querendo saber como essa amizade vai se desenrolar, e quando percebemos já acabou e ficou aquele gostinho de quero mais, aliás, eu gostaria muito que tivesse uma continuação porque o final é agridoce, fiquei triste, feliz e esperançosa ao mesmo tempo, então, outro livro contando como ficou tudo depois seria muito bem vindo!

Frankie e sua visão sobre nós, os humanos, nos faz refletir sobre amizade, amor, o significado da vida e sobre o que parece importante para nós humanos e pode não ser tão importante assim, e, apesar de ser uma leitura divertida e muito rápida, tem gatilhos para suícidio e o luto, leia se sentir confortável.

Divertido, reflexivo, cativante e rápido de ler, adorei!

Luana de Andrade | @lidosdaluana 26/04/2024

Richard Gold tinha planejado tudo nos mínimos detalhes, ele estava pronto para dar um fim na própria vida. Mas um gato cruza seu caminho e acaba mudando todos os seus planos. Frankie é um gato especial, ele estava em busca de um novo lar e acaba encontrando Richard Gold no seu pior momento.

A amizade entre Gold e Frankie me deixou muito emocionada e com o coração quentinho. Toda história é narrada por Frankie e mesmo com temas sensíveis, como o su!cídio, luto e depress@o, a narrativa acaba se tornando leve, delicada e mostrando o poder de uma grande amizade, seja com um humano ou com um pet!