Mensageiro das Estrelas

Mensageiro das Estrelas Neil de Grasse Tyson

Resenhas - Mensageiro das Estrelas

@pedro.h1709 26/04/2024

Mensageiro das Estrelas
De maneira geral, este livro de Neil deGrasse Tysson, busca atribuir uma perspectiva de valores cósmicos a questões sociais corriqueiras, e diante disso, expõe como algumas rivalidades e conflitos humanos parecem tão pequenos e desnecessários.

O autor aborda ainda o desenvolvimento da ciência e da sociedade ao longo dos anos, fala sobre preconceitos, sobre princípios de vida, fala sobre uma perspectiva de vista exponencial para questões do dia dia ao contrário de uma perspectiva linear própria do homem, dentre outros temas.

Tyson apresenta ainda um olhar muito positivo diante da ciência, característica dos acadêmicos que defendem suas áreas de estudo, sem considerar algumas nuances que revelam prós e contras de tudo que envolve o ser humano. Ele também revela uma construção mental sobre uma sociedade completamente estruturada sobre a ciência e dados estatísticos. Mas questiono se não haveria um olhar tendencioso dos próprios cientistas, diante dos dados analisados.

Enfim, é uma leitura bastante agradável e dinâmica, com muitas curiosidades e perspectivas que deixam qualquer um de boca aberta.

Rodrigo 15/02/2024

Leitura interessante
Neil De Grasse Tyson é um dos raros escritores que conseguem traduzir em linguagem clara e poética o seu conhecimento em astrofísica nos reflexos mais profundos de nossa vida em sociedade e enquanto espécie. Sem apresentar aquele otimismo fora da casinha ele consegue colocar nossas limitações em panorama e mostrar caminhos de evolução que, algumas vezes, sequer imaginamos possíveis utilizando o pensamento racional. Livro sensacional.