Transformações Mentais

Transformações Mentais Susan Greenfield

Resenhas - Transformações Mentais

Carlos E. Albuquerque 04/05/2024

Interessante mas demasiadamente técnico
Transformações Mentais é uma obra que conta com um escopo bastante amplo no tocante a temas abrangidos, em um primeiro momento a autora Susan Greenfield explana sobre os avanços e o potencial integrador da tecnologia em uma nova sociedade que se forma como “nativa digital”, termo cunhado por Marc Prensky e utilizado pela autora para ilustrar o conflito geracional envolvendo Nativos e Imigrantes digitais.
 Ademais, trata sobre os impactos dos novos dispositivos tecnológicos em faixas etárias mais baixas, mostrando os potenciais impactos da plasticidade cerebral em contato com a imersão em jogos e meios de comunicação e também claro explorando os possíveis males envolvendo a questão.
 Ao longo do livro também teremos contato com uma parte um pouco mais técnica voltada para a neurociência, explicando – em uma linguagem bastante complexa – o funcionamento do cérebro, com um enfoque nos processos de aprendizagem. “O ambiente pode ser um fator, poderoso, especialmente quando é estimulante, novo e convidativo à exploração.”. A questão do ambiente é abordada especialmente pela comparação feita entre o ambiente palpável e real que formou gerações passadas e o ambiente majoritariamente virtual que será responsável pela formação das novas gerações.
 Mais ao final da obra veremos uma discussão sobre os conflitos psicológicos de nossa relação com a tecnologia e especialmente com as redes sociais, uma vez que seu uso excessivo pode induzir uma redução nas habilidades de comunicação ao passo que paralelamente quebra barreiras de privacidade. A era de informações rápidas proporcionadas por essa realidade pode gerar uma geração que, nas palavras da autora, sacrifica a profundidade em nome da amplitude, a tradicional dicotomia quantidade x qualidade elevada ao expoente dos avanços que vivemos no campo tecnológico.
Sintetizando, o livro é muitíssimo interessante e aborda uma série de questões sensíveis para a nossa realidade, no entanto, o faz com uma linguagem muitíssimo inacessível para grande parte dos leitores medianos, o que me leva a crer que apenas profissionais da área possam extrair todo o potencial da obra, além disso, se trata de um material escrito em 2013, logo, seus exemplos acabando sendo significativamente datados uma vez que experimentamos avanços muito rápidos nos últimos especialmente no campo de redes sociais. Interessante em vários aspectos, mas não é uma leitura que recomendaria para estudar sobre o assunto.

"Os poucos sortudos que poderão estar envolvidos no trabalho criativo de qualquer espécie serão a verdadeira elite da humanidade, pois apenas eles farão mais do que servir a máquinas." - Isaac Asimov

(Frase presente na obra e muito interessante no contexto do assunto)