Marcas do que se foi

Marcas do que se foi J. B. Rosa Filho

Resenhas - Marcas do que se foi

Adriana791 07/04/2024

Porto Alegre de 1941, uma viagem no tempo e na história do país e do mundo.

O que fazer quando se acorda em outra época e é suspeito de traição?

Um conto muito bem escrito e que me agradou muito por mostrar um pouco da minha cidade em uma época tão histórica.

Leitura curtinha e muito satisfatória! Recomendo!

Taimara.Nayara 20/05/2024

Esse último parágrafo me quebrou (chorei). Li de uma vez, porque não conseguia parar. Que conto maravilhoso! Parabéns ao autor. Me apeguei ao Manduca.

Gíh Santos 31/12/2023

Esperava mais...
Conto com menos de 60 páginas que envolve viagem no tempo.
Desejei que explorasse mais as relações entre os familiares, passado e futuro, principalmente entre pai-menino e filho.
Mas quem gosta da temática guerra, vai curtir.

Priscila 01/01/2024

O livro é curto e muito bom. Aborda viagem ao passado, além de trazer alguns fatos histórico. Adorei a abordagem do autor quanto à viagem ao passado. Fiquei pensativa quanto ao final.

David541 01/01/2024

Primeira vez que li algo nessa pegada de viagem do tempo e gostei bastante. O livro é curtinho e em 1 - 1,5 hora de leitura da para você finalizá-lo tranquilamente, o que é bom para uma leitura mais rápida e ao mesmo tempo é ruim já que no final fica um gostinho de "quero mais" e você fica se fazendo várias perguntas que não serão respondidas. Além disso gostei bastante do período que a história se passa, para ser sincero nunca tinha me ocorrido de ficar pensando como era o Brasil nessa época e o autor aborda de maneira excelente uma parte da história do Brasil, dando ênfase em lugares e até pessoas que infelizmente as escolas esqueceram.
Por fim, a escrita do autor é fluída e seu vocabulário imenso evitando assim vários pleonasmos, da gosto de ler.

Gab Canatelli 03/01/2024

Leitura rápida
Me venderam o peixe de que esse livro vai numa tacada só. Realmente foi assim, e acabou né tirando de uma ressaca literária.

O autor conseguiu mesclar bem a troca de épocas durante o livro, de 2020 vamos direto para meados de 1940, e o enredo ficou ótimo. Só dei 4 estrelas porque ainda queria mais dessa história.

Giovanna 13/01/2024

Finalizei agora o conto Marcas do que se foi do autor J.B Rosa Filho e confesso que tô impressionada.
No começo eu achei meio devagar mas o livro tem um ritmo bom e não dá vontade de parar a leitura.
Do meio pro fim eu já estava ansiosa para o desenrolar de tudo.
Amei os personagens, as narrativas e todo o enredo. Além de tudo, há fatos históricos muito interessantes que se entrelaçam com a vida do nosso protagonista.
Tudo muito bem pensado e bem construído. Só não dou 5 estrelas porque gostaria que houvesse maior explicação do porque aconteceu o que aconteceu com nosso protagonista, mas creio que foi uma escolha do autor deixar em aberto.
Amei e recomendo!!