Marcas do que se foi

Marcas do que se foi J. B. Rosa Filho


Compartilhe


Marcas do que se foi





No conto "Marcas do que se foi", o autor nos leva a uma intrigante jornada através das décadas, combinando elementos de ficção e realidade em uma trama cativante. Ao retornar ao ano de 1941, na cidade de Porto Alegre, somos conduzidos por um protagonista que descobre a oportunidade de interagir com fatos históricos que os livros de História esqueceram de nos contar.
A narrativa habilmente explora os desafios morais e éticos que emergem quando o autor se depara com seu próprio pai ainda menino e a oportunidade de combater os membros do partido nazista brasileiro. A ambientação detalhada da época e a descrição vívida da cidade nos transportam de forma autêntica a um passado repleto de tensões e segredos.
A atuação do protagonista como agente de inteligência da DOPS para desmantelar uma célula nazista – dentre tantas que havia no Rio Grande do Sul – oferece um olhar reflexivo sobre as escolhas que moldam a história e as complexidades de interferir no passado. O suspense se desenvolve à medida que os planos se desenrolam e a trama se entrelaça, mantendo o leitor engajado e ansioso para descobrir o desfecho.
A escrita fluente e a construção dos diálogos contribuem para uma experiência envolvente, enquanto o autor mergulha nas motivações do personagem e nas implicações de suas ações. "Marcas do que se foi" é um conto que desafia nossas percepções sobre história, moralidade e as consequências imprevistas das escolhas que fazemos.
Com uma hábil mescla de elementos históricos e ficcionais, este conto oferece uma narrativa intrigante que os convida a refletir sobre o passado, o presente e as ramificações de nossas decisões, deixando uma marca duradoura na mente do leitor.
J. B. apresenta-nos características inovadoras para o gênero literário que fará você - a pessoa que lê - se deliciar com as histórias e aventuras de seu personagem.

Contos / Ficção / Ficção científica / Literatura Brasileira

Edições (1)

ver mais
Marcas do que se foi

Similares


Resenhas para Marcas do que se foi (5)

ver mais
on 7/4/24


Porto Alegre de 1941, uma viagem no tempo e na história do país e do mundo. O que fazer quando se acorda em outra época e é suspeito de traição? Um conto muito bem escrito e que me agradou muito por mostrar um pouco da minha cidade em uma época tão histórica. Leitura curtinha e muito satisfatória! Recomendo!... leia mais

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.9 / 20
5
ranking 25
25%
4
ranking 50
50%
3
ranking 20
20%
2
ranking 5
5%
1
ranking 0
0%

35%

65%

Rafa
cadastrou em:
30/12/2023 01:29:02
Rafa
editou em:
30/12/2023 01:32:04