Os anos Bolsonaro

Os anos Bolsonaro José Sócrates

Resenhas - Os anos Bolsonaro

advochaos 14/01/2024

Uma retrospectiva amarga é necessária.
Dentro da valsa política, além dos fins que buscam os atores, em hipótese alguma devemos esquecer os meios. José Sócrates sob a ótica do espectro de esquerda, nos dá um apanhado indigesto do porque a história tomou o curso que tomou. Da realidade a democrática ao caminho democrático, mansamente liberal, mas democrático.

leiturasdabiaprado 09/01/2024

José Sócrates para quem não lembra foi primeiro-ministro de Portugal e aqui nessa obra temos vários artigos escritos por ele durante o desgoverno de Bolsonaro!
E é incrível a clareza que Sócrates tem da política brasileira, os seus problemas e o avanço da extrema-direita e do totalitarismo (com a observação de ser algo mundial e não apenas tupiniquim)!
Gostaria de citar várias passagens aqui, quase premonitórias, mas não o farei pois quero que vocês também se deliciem com essa obra!
Ler sobre política é essencial para uma consciência pensante inteligente, então se permita sair da zona de conforto e estudar, conhecer a história, até mesmo para não repetir erros do passado!
Apenas para aguçar vou citar: "O argumento recorrente de que não podemos olhar para trás com os olhos de hoje foi imediatamente invocado. Bom, na verdade, não conheço outra forma de fazê-lo. A única forma de enfrentar o passado é com os critérios morais do presente, não para julgá-lo denitivamente, mas para ter dele consciência plena."
E termino com essa: "Acontece que a chamada direita democrática não tem
existência política, porque se suicidou quando apoiou o golpe parlamentar contra a Presidenta Dilma. Foi a direita dita democrática que inspirou o golpe, que o apoiou e que abriu as portas do inferno."