Mudança:

Mudança: Damon Centola

Resenhas - Mudança:

Andreia410 18/12/2023

Comportamento humano
O livro traz pesquisas e resultados consistentes sobre comportamentos sociais. O quanto e o que gera maior impacto e Influência no comportamento de grupo.

LeituraPop.byTiago 13/10/2022

Mudança: Como as Grandes Transformações Acontecem
"Mudança: Como as Grandes Transformações Acontecem", de Damon Centola (premiado professor e pesquisador, com trabalhos reconhecidos mundialmente e publicado nos mais importantes periódicos da área, além de reportagens veiculadas em alguns dos principais jornais, revistas e canais de TV), nos introduz à teoria dos contágios complexos, onde, a partir de histórias reais envolvendo política, saúde, tecnologia, entretenimento e finanças, traz "insights" simples, nos apresentando novas maneiras de se pensar, de se comportar e de se trabalhar de forma colaborativa, promovendo o "contágio complexo".

Compreendemos, através de padrões, os mecanismos de mudanças complexas, esclarecendo as diferenças entre disseminar informações e influenciar ou mudar a norma vigente.

São estratégias e práticas simples da colaboração complexa organizacional, desenvolvidas após uma década e meia de estudos e pesquisa, que estão se espalhando de maneira rápida e globalmente, numa nova ideia de redes sociais, que nos fazem pensar se queremos ser um agente de mudança, ou que as mudanças externas moldem nossa vida.

Entendemos o que impulsiona a mudança na sociedade, todo o processo de por que nós agimos e reagimos a situações, sejam pequenas ou grandes, e como podemos mudar o mundo ao nosso redor, em escalas pessoal, profissional, social ou além.

Da COVID-19 à polarização política, da Primavera Árabe ao #MeToo ou #BlackLivesMatter, da Nasa à Netflix, de protestos nas ruas a novas estratégias de gestão numa empresa, movimentos, produtos ou serviços... por que algumas mudanças são capazes de impactar e transformar completamente a nossa sociedade, enquanto outras simplesmente fracassam?

Uma leitura recomendada não só para profissionais de marketing, influenciadores ou atores de movimentos por justiças sociais, mas para todos que querem compreender mais sobre como as grandes transformações acontecem, sendo bastante informativo e trazendo muitos exemplos de fácil compreensão e uma escrita fluída, solidificada em argumentos a favor e contra a teoria, num livro que, apesar de parecer, não é uma simples obra de autoajuda, de gestão ou gerenciamento, indo muito além.