Marília de Dirceu

Marília de Dirceu Tomás Antônio Gonzaga

Resenhas - Marília de Dirceu

naty 26/05/2024

Finalizando o amor deles com um "adeus"?
A primeira parte do livro foca no romance dos dois, no futuro que Dirceu vê para eles e em como ele elogia Marília, tudo isso sendo desenrolado no campo onde os dois são pastores e levam o "Carpe Diem" como estilo de vida.
Além disso, por se tratar de uma obra do Arcadismo, o livro é rodeado por figuras e referências da mitologia, como Cupido e Vênus, entre outros.
Na segunda parte do livro, Dirceu (Tomás) se encontra em uma masmorra e fala da saudade que sente da amada, de como está ficando mal cuidado e da raiva que sente, pois se considera injustiçado.
Já na terceira parte, Dirceu sonha em voltar para Portugal com Marília, porém o livro se encerra com um "adeus".

Celia.Mattos 25/04/2024

Conjunto de poemas nos quais o autor, se utilizando dos codinomes Marília e Dirceu, se declara a sua amada, demonstrando suas aspirações a um futuro juntos, à injustiça de sua prisão e consequente tristeza pela separação.
Poesias repletas de referências mitológicas, de exaltação à vida no campo, à pureza e importância dos sentimentos em detrimento aos valores materiais, a obra é considerada uma das mais importantes do arcadismo brasileiro.
Faz referências também a personagens contemporâneos do autor, quando os poemas tratam da prisão do autor, que participou da Inconfidência Mineira, sendo preso e exilado por esse envolvimento.