Os filhos da Coruja

Os filhos da Coruja Graciliano Ramos...

Resenhas - Os filhos da Coruja

underlou 18/02/2024

"Como te iludes!
A que te expões!
? Tu és sempre coruja
E os outros homens são gaviões."

Sob um pseudônimo, Graciliano Ramos assina essa fábula poética de maneira artesanal (a qual, nessa edição, ganha o contorno apurado das ilustrações de Gustavo Magalhães). Sem hesitar, o brilhante autor transforma o clássico gênero de Esopo numa pequena crítica a uma realidade cruel que já assolava o Nordeste brasileiro em 1923, ao mesmo tempo em que, segundo a história, inspira-se em um delicado momento pessoal.

Aldemir2 07/02/2024

Angustiante foi ler esse livro
Já fazia um bom tempo desde o último livro do Graciliano q eu li (e de literatura brasileira num geral), então aproveitei essa enxurrada de relançamentos da obra do autor pra conhecer alguma obra q eu ainda não tinha lido, e foi assim q me deparei com Angústia.

Diferente de Vidas Secas e S. Bernardo, Angústia já é um romance mais urbano e psicológico, tão baseado noq se passa dentro da mente do nosso protagonista, o funcionário público Luís da Silva, q em alguns momentos o leitor chega até a se perguntar se oq ele tá lendo é oq de fato está acontecendo. Acompanhamos os devaneios desse protagonista em resmungar da sua vida no presente, relembrar as coisas da sua infância e até mesmo a engatar em um casamento q não tem absolutamente nenhum sentido ele querer, mas q tá lá!

Outro diferencial desse livro para os outros dois citados acima (arrisco dizer, as obras mais famosas de Graciliano) é q Angústia apresenta uma narrativa mais “abundante”, deixando de lado o objetividade e secura narrativa das outras obras do autor. É uma narrativa q pode ser cansativa em determinados momentos, confusa em alguns outros, o final com certeza vai te deixar pensando sobre oq de fato está acontecendo, mas acompanhar a queda desse personagem no abismo q ele vive olhando é uma experiência única. Pra complementar essa leitura, li ainda tbm Os Filhos da Coruja, um poema escrito por Graciliano por meio de um pseudônimo, e publicado agr tbm pela editora Todavia pelo seu selo infantil Baião, contando com belíssimas ilustrações de Gustavo Magalhães.

A resenha completa vc confere no blog, link abaixo!

site: https://lendocomogilmore.blogspot.com/2024/02/angustia-graciliano-ramos.html

Cleber 23/01/2024

A comadre Coruja encontrou certo dia O compadre Gavião.
Em forma de fábula e poesia, esta é a mais nova e velha obra de um dos maiores autores brasileiros.
Poesia cheia de simbolismos e com as belas ilustrações do Gustavo Magalhães.

"- Tu és sempre uma coruja
E os outros homens
são gaviões."