Rainhas do Insólito

Rainhas do Insólito Lucas Marchetti

Resenhas - Rainhas do Insólito

jvictor.rc 02/04/2024

Entre elogios e ressalvas...
É um orgulho poder apreciar a publicação de uma antologia de contos do meu gênero favorito, ainda mais escrito por mulheres. É uma raridade, especialmente para o período de publicação dos contos escolhidos. Não há dúvidas sobre a capacidade de escrita das autoras, a importância ou exclusividade do livro, mas não conseguiu me cativar.

Mesmo sendo um entusiasta do gênero horror, confesso que o estilo clássico de escrita, (presente em todos os contos), não me prendeu completamente. As descrições detalhadas e extensas, (típicas da época), por vezes me pareceram um tanto arrastadas. No primeiro conto já consegui perceber isso. Li o restante de pura curiosidade, e meu Deus, como demorei.

É uma experiência boa e sem dúvidas marcante, mas eu não leria novamente.

Rodrigo Reis 12/02/2024

Excelente!!
Após ver aparecer algumas vezes em recomendações no Instagram não resisti e acabei fazendo Rainhas do Insólito passar diversos livros da minha lista de leituras do ano. Não me arrependo nem um pouco.
Contos insólitos, bastante únicos e com o estilo gótico que é meu ponto fraco. Recomendo muito! E que venham os próximos volumes.

Monica 04/02/2024

Rainhas do Insólito resgatou textos sublimes escritos por mulheres que foram esquecidos com o tempo. Essa antologia é essencial para a nossa literatura, ainda temos poucas mulheres conhecidas por escrever horror e aqui podemos ver que o interesse feminino pelo sombrio sempre existiu, assim como também existiram diversas autoras escrevendo sobre esse gênero em todas as épocas. Só por conta disso, esse livro merece mil estrelas. Quero agradecer e enaltecer todos os envolvidos no projeto!

Quanto aos contos, gostaria de ressaltar sobre o Seda Desbotada. É fabuloso, tem um plot twist incrível e me remeteu bastante a obras de Edgar Allan Poe. Outro que me chamou bastante atenção foi O Motor do Diabo, onde a autora trouxe reflexões sobre a sociedade industrial que cabe até os dias atuais. Foi fascinante! É uma obra excepcional em todos os sentidos!

O projeto foi traduzido e revisado pelas melhores mãos possíveis. Gostaria de poder dar muito mais estrelas aqui. Nada pode mensurar o tamanho da importância dessa antologia.

amsgalvao 01/02/2024

Uma obra que nos faz questionar porque essas autoras, que foram grandes sucesso em suas épocas, não são conhecidas atualmente.
Realçando a singularidade de cada autora, os cinco contos da coletânea exploram temáticas se encontrando apenas no fato de todos terem sido escritos de forma fenomenal e nos incitarem a querer chegar até o final. Um trabalho incrível de resgate e divulgação de autoras que foram historicamente apagadas, mas que tomam nossos corações com seu brilho logo nas primeiras palavras.

Mariana113 23/01/2024

As mulheres já denunciavam o patriarcado há 100 anos
Mas foram silenciadas.

Sempre que encontro projetos de resgate de escrita feminina fico impressionada com a atualidade das pautas. O primeiro conto joga na nossa cara a explosão da crise climática!

Sou suspeita pra falar de histórias de horror, pois são as minhas favoritas. Assim como nO Papel de Parede Amarelo de Charlotte Perkins Gilman, no segundo conto dessa coletânea somos obrigados a encarar o reflexo de um mundo gerenciado por homens, que acredita na posse sobre as mulheres: não é nada bonito, nada confortável e o sentimento revoltante da injustiça quase nos faz levantar *agora* pra reinvindicar nossa autonomia do próprio corpo.

Como amante do insólito (e como mãe), o último conto me marcou de forma irreversível. A dor materna é mesmo o maior dos horrores.

Fica aqui meu agradecimento a pesquisadores que se dedicam contra o silenciamento da literatura feita por mulheres, e também um apelo para as minhas contemporâneas aspirantes à escritoras: a gente pode (e deve) escrever o que quiser.