O Grande Deus Pã

O Grande Deus Pã Arthur Machen

Resenhas - O Grande Deus Pã

Lu.Arbigays 08/05/2024

Um deus distorcido
Nesse livro conhecemos mais da história de pã, e também de suas distorções na história do mundo, além de um conto e Arthur machen que é excepcional.
Em si é um livro que demanda concentração na leitura e também é importante lembrar dos nomes citados no conto pra uma maior compreensão do mesmo.
Uma leitura interessante e até mesmo importante para entender certas crenças.

Nogueira 06/05/2024

A história é muito interessante, me despertou curiosidade para saber o que aconteceria nos próximos capítulos. Porém gostaria que o desfecho fosse mais extenso.

Pol 03/05/2024

Deuses Humanos
Me interessei por esse livro originalmente por gostar de mitologias (como já devem ter notado nos livros que estão presentes aqui no meu perfil) e por Pã exatamente eu tinha uma curiosidade por ser esse ser meio ambíguo, aparecendo em diversas mídias como alguém que ajuda na jornada como por ser também a representação do mal (nas vezes em que encarnaram ele como o próprio diabo)
/satan).
O conteúdo extra traz tópicos que explicam essa dualidade de alguma forma, por mais que ele fosse um Deus em sua origem meio dúbio mesmo de ajudar as pessoas, animais, fazendas, bosques, plantações etc ele também tinha episódios de raiva e de agressão sexual. No entanto, o cristianismo usou a imagem dele para representar o mal supremo, imagem essa que foi sendo diluída com o passar dos séculos quando ele foi reintroduzido em histórias clássicas em papéis fora da caixa de antagonista.
A história do Machen em si é algo que poderia muito bem ser só um adendo ao livro, ela é bem rápida e direto ao ponto (por mais que tenha passagens interessantes de terror, eu esperava um pouco mais pelo hype dessa história mas aí é algo com minha expectativa mesmo), tem momentos em que ele descreve umas cenas muito bem no qual é possível ter um lampejo visual da cena com as referências certas.
O ponto alto pra mim acho que foram as páginas nas quais eles compilaram obras de arte antigas de diferentes mídias e destrincharam o significado do Pã presente em todas elas.
O livro em si é bem interessante, principalmente pelo conteúdo extra a história, recomendo bem pra quem se interesse no personagem de maneira geral, caso contrário acho que dá pra ler apenas a história em algum outro lugar que não tenha tanta informação.

that?s it
xx

Batista 22/04/2024

Um livro sobre os limites da ciência
?Um livro sobre os limites da ciência em perscrutar os enigmas da natureza. Uma história sobre a incapacidade lógica masculina diante diante dos mistérios da mente e da natureza feminina?
O experimento: começa com as personagens Clarke e Dr. Raymond realizando um procedimento, ou experimento, que resulta catastrófico apenas para a pobre Mary, o resto você lerá.

Gustavo_Caetano0201 20/04/2024

Uma Jornada pela História e pela Arte
O Grande Deus Pã foi uma leitura muito impressionante, não apenas pela magnífica história de Arthur Machen, mas também por conta de todo o contexto relacionado a figura do Deus Pã que é explicado na segunda parte do livro.
Na história, vemos uma sociedade dos séculos 19 e 20 lutando com suas próprias deficiências, suas normas e padrões que derivam ainda da Idade Média e alguns personagens, aqueles cuja curiosidade, cujo senso de descoberta fez com que remassem contra essa maré de padrões e normas, que procuram nos cantos mais obscuros pelo desconhecido, mas que em momento algum estão totalmente preparados pra ele. Conhecemos um cientista que busca acessar o sobrenatural (mais especificamente o ser que representava tudo isso, o Grande Deus Pã) a partir de uma operação realizada no cérebro de uma garota que ele criou desde pequena, o experimento, para a infelicidade de todos, dá certo e desencadeia uma cadeia de eventos que vão envolver outros personagens e uma série de mortes misteriosas.
A figura do Deus Pã, que inspirou tantos artistas antes, inspirou também o autor a escrever esta obra que, de certa forma, sumarizou muito do que era reprimido pela sociedade da época: a aceitação do corpo e da sexualidade, o entendimento daquilo que é desconhecido não apenas como algo a ser temido, mas sim entendido, a arrogância e a ignorância da figura do homem perante a mulher, que ao mesmo tempo a rebaixa, ridiculariza mas precisa dela e que ridiculamente se acha superior e mais inteligente e, mesmo assim, cede aos encantos do sexo oposto, enxergando nas mulheres figuras enigmáticas, incompreensíveis e até mesmo assustadoras.
O que mais me impressionou no livro foi entender após a história, como essa mitologia que compreendia o Deus Pã foi se modificando durante os séculos e sobrevivendo, mesmo durante a dura repressão do Cristianismo, que demonizou o Deus Pã e o usou como figura do demônio, a representação do que era considerado naquela época como mal, proibido e indecente.
O estudo realizado por Enéias Tavares, é muito detalhado. Somos levados desde os primórdios da Grécia Antiga e da origem da mitologia de Pã, passando por romanos, pela Idade Média, Cristianismo, romantismo e decadentismo e por fim aos tempos mais atuais. Vemos os significados de Pã se alterando (ou melhor, sendo alterados) e retratados em pinturas, afrescos, esculturas e mais recentemente, pela literatura e pelo cinema.
Foi uma experiência muito enriquecedora, não apenas pelo conto que foi muito bem escrito e fluído, mas também por todo o contexto e o que nos é ensinado sobre essa figura tão importante e ao mesmo tempo Incompreendida. Esse tipo de livro deveria ter mais espaço e espero que a editora Darkside continue trazendo esse incrível trabalho do selo Sociedade Secreta, que aliás conta com um trabalho de capa lindo e figuras muito bem detalhadas no fim do livro. O único ponto a ser observado é a diagramação que realmente não é das melhores, as letras são pequenas até demais, mas não impede ninguém de ler.
Por fim, acredito que no conjunto da obra, vale muito a pena a leitura do livro e pra mim foi um 5 estrelas, realmente foi uma historia que ficou comigo e que abriu uma gama de conhecimento que eu nem sabia que existia, recomendo também para quem precisa ou gosta de estudar sobre mitologia ou filosofia, com certeza é uma fonte muito rica e válida de estudo.

Pedro3370 13/04/2024

A lenda de Pã está presente em toda a literatura
O livro nos traz uma narrativa que incomoda o leitor e revive Pã com mais uma lenda em seu nome. A leitura é excelente e valeu muito a pena.

Não é um livro de terror, mas consegue produzir um ótimo cenário de mistério e medo. Nessa edição, não somente temos a narrativa, mas também há uma descrição que explica muito bem a trajetória da imagem de Pã pela história ocidental. Não conhecia a sua enorme influência sobre obras e autores tão renomados. Depois dessa leitura até fiquei interessado em conhecer mais sobre sua história.
Kit_Kat_ 14/04/2024minha estante
De onde você tira esses livros, Monteiro?

Pedro3370 14/04/2024minha estante
KKKKKKKK esse aí foi garimpando em promoção

chadee 11/04/2024

Uma edição maravilhosa e belamente ilustrada, os contos em si são e tremamente interessantes e te deixam curioso pra saber oq mais acontece e achei muito informativo a parte sobre a origem do mito de Pã e suas influências ao longo da história, definitivamente uma leitura muito interessante.

BaroonaVK 03/04/2024

Surpreendente. A história segue bem um estilo "O Rei de Amarelo", porém sem perder o rumo. Cada vez mais apresentando personagens e os interligando pela sinistra história de fundo.

Como segue essa vibe Lovecraftiana, não teria como ser ruim...

Morgana Gomes 12/03/2024

O grande deus Pã
O livro é sensacional de várias maneiras começando pelo fato de que a história quebrou várias das minhas expectativas. Ao invés de ser uma leitura exclusivamente sobre Pã, temos um conto de terror que tem ele como um figura onírica, fruto de um experimento feito em uma mulher que se "encontra" com Pã.
Para além do conto, temos acesso à diversas informações sobre como as culturas transformaram um ser mitológico em algo aterrorizante, principalmente pela via religiosa.
Há também vários textos falando sobre como Pã foi simbolizado na escultura, pintura, desenhos, cerâmica, peças teatrais e filmes ao longo de muitos e muitos anos. E é muito interessante perceber as formas como as pessoas o representam desde uma figura faceira e dançante até algo medonho.
Não posso esquecer de falar do excelente trabalho da editora Darkside no projeto gráfico desse livro. Sempre fico encantada com o quanto isso trás algo a mais para a história que vamos ler. Darkside mandou muito mais uma vez!