A Arte de Viver (encheirídion)

A Arte de Viver (encheirídion) Epiteto

Resenhas - A Arte de Viver

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Ryan.Alexandrino 03/05/2024

Estoicismo!
Uma leitura ideal para momentos de locomoção e reflexão, pelo tamanho e fluidez da leitura. Destaque para o prefácio com contextualização histórica e referências da escola filosófica.

Um ótimo compilado dos pensamentos mais interessantes de Epicteto, de maneira muito simples e objetiva, que contemplam uma visão interessante de hábito e interpretação dos acontecimentos e consequentemente da vida e do cotidiano.

Estamos falando de pensamentos produzidos em meados do primeiro século, mesmo assim permanecem relevantes, lógicos e eu diria até necessários em tempos atuais.

Os pensamentos, reflexões e instruções são enumerados e por mais que sejam distintos, são completamente complementares em tudo o que é exposto. Por mais que o livro seja relativamente curto, a reflexão é prática de cada uma das reflexões alça a vida útil da obra a dias, semanas, meses, senão anos!
Carol 03/05/2024minha estante
Qual reflexão que ficou mais na sua cabeça

Ana Paula Martins 01/05/2024

Importante para a autonomia
As ideia de Epíteto neste livro são muito importantes para quem, como eu, quer cultivar a autonomia ao longo da vida. Discordei de algumas coisas, pois acredito que podemos ser mais flexível do que ele sugeriu para ter autonomia e viver bem. Porém, não sei se discordei de Epíteto ou da tradução desta edição que, a meu ver, aparenta ter perdido muito do original. Eu releria o livro em uma edição de tradução direto do idioma original, pois acredito que teria uma melhor experiência. De qualquer forma, é um livro para ser digerido aos poucos. Eu li cada parte em um dia e acho que deveria ter me demorado mais em ada uma delas.

mclaraab 22/04/2024

Achei as reflexões boas e pertinentes. Entretanto me perdi em algumas e não captei a mensagem de fato.

Hátilla Peres 21/04/2024

Nesta obra, Epiteto discute princípios fundamentais para viver uma vida virtuosa e feliz. Enfatizando a importância do autocontrole, da aceitação das coisas que não podemos mudar e do foco nas nossas próprias ações e atitudes, em vez de nos preocuparmos com o que está fora do nosso controle.

Uma ótima leitura com linguagem simples, compreensível e atemporal.

Agneli 15/04/2024

Diferente do livro "Meditações - Marco Aurélio" a linguagem desse livro é menos complicada e os ensinamentos são mais diretos, fazendo com que o entendimento seja mais fácil. São parágrafos curtos, o que torna a leitura bem fluida e rápida. O ponto negativo é que nessa edição, o livro tem 80 páginas, mas só as primeiras 40 são realmente o livro em português, a outra metade é o mesmo livro em inglês, o que não faz sentido algum, foi colocado apenas para fazer volume.

Lívia Camargo 14/04/2024

Interessante
Leitura simples e cheia de conteúdo. Pensamos filosóficos para trazer reflexões para vida e prática.

Anderson_Candido 13/04/2024

A Arte de Viver
A obra traz reflexões espirituosas do filósofo estoico Epiteto que nos guia em uma perspectiva interessantíssima de como viver feliz centrado em si mesmo, evitando perturbações de fatores externos

Está é uma daquelas obras que vez ou outra você precisa pegar para ler uma citação e refletir

Foi um ótimo início para mim das obras dos grandes mestres estoicos!

Xandy_kkj 29/03/2024

A Arte de Viver
Epiteto expõe neste livro escrito por de seus discípulos, suas lições e reflexões para que possamos de fato levar uma vida mais moral, que nos abdiquemos das coisas externas (que não temos controle) e nos foquemos nas coisas internas (que temos controle).

Uma leitura que apesar de rápida se prova muito valiosa.

Gleidson37 20/03/2024

Você só tem controle sobre oque está dentro de você
Um magnífico passeio dentro de si mesmo, ler está obra nos faz entender que o segredo da felicidade é controlar a forma como agimos diante dos acontecimentos mundanos

Namu Gepas 16/03/2024

?Não exija que as coisas aconteçam como você deseja; mas deseje que aconteçam como devem acontecer, e você continuará bem.?

Nathan.Buzzatto 09/03/2024

Um Escravo Escrevendo Sobre a Boa Vida
Como um estoico latino, o pensamento de Epiteto se aproxima bem das meditações de Marco Aurelio, então, pode-se dizer que a obra gira em torno dos mesmos temas:
1- Não permita que o comportamento alheio determine o seu;
2- Não permita que a carne afete a mente;
3- Aceite tudo o que acontece;
4- Lembre-se que a vida está acabando e faça o que é necessário enquanto é tempo;
5- Tenha propósitos claros;
11-Preserve o seu espírito;
12-Não tema a morte;
13- Faça o que é certo;
14- Transforme o obstáculo em instrumento;
Apesar de não haver delimitado assim com tanta clareza quais são os tópicos, Epiteto trata de todos eles de modo semelhante aos demais estoicos latinos: com escrita cíclica, sempre reforçando e reaplicando os mesmos princípios.
Ao contrário de Marco Aurélio, por sua vez, Epiteto escreve da perspectiva de um escravo, o que se mostra na obra por uma familiarização maior com as perdas da vida que com os ganhos. A lembrança de que a morte é sempre iminente, característica muito mais presente no escravo que no imperador, faz com que este filósofo se dedique muito mais a falar sobre a motivação de se fazer as coisas necessárias antes que não haja mais vida que o imperador filósofo.
Epiteto leva o conceito de Ataraxia ao extremo ao não ver na sua própria condição de escravo como algo que impossibilite uma boa vida. A vida não é boa por causa das suas condições, mas por causa da postura, a ética e as atitudes diante das pessoas e das circunstâncias.

Beatriz 28/02/2024

?É para o espírito que deves dirigir toda a tua atenção.?
Li por gostar da filosofia, achei super fraco o livro.
Foi uma tortura, é muito repetitivo.
Quem gosta de filosofia tente se aventurar.

Giovane 26/02/2024

???...A Arte de Viver/ Epiteto

"A Essência da sabedoria estoica está contida neste manual, filósofo Grego nascido na condição de escravo que após ser expulso por Domiciano, instalou-se na cidade grega de Nicópolis, simples e espirituosas , as reflexões do filósofo estoico estão entre as mais influentes da antiguidade."

"O manual de Epiteto filósofo , ou Encheiridion e mostrado como um patrimônio do Ocidente pela sua simplicidade e praticidade ao demonstrar um modelo de vida factível para qualquer ser humano, sendo capaz de lhe garantir serenidade e felicidade."
( Lúcia Helena Galvão Maya).

"Quem então quiser ser livre, não deseje nada, não rejeite nada do que depende dos outros ; caso contrário, será necessariamente um escravo". (Epiteto).

"Se lhe disserem que alguém fala mal de você, não se desculpe pelo que lhe dizem, mas responda: , "Ele ignora meus outros defeitos, do contrário não teria mencionado apenas estes" .

Roberto 23/02/2024

Meu primeiro livro estoico
Foi o meu primeiro contato com um livro estoico e, no geral, gostei bastante e recomendo. Não posso esquecer que há muitos pontos bem polêmicos, difíceis de concordar, mas é importante levar em conta o ano em que o livro foi escrito

Karynne.Santana 18/02/2024

"Men are disturbed not by things, but by the views which they take of things."
Meu primeiro contato com um livro que aborda filosofia e simplesmente amei!
Essa edição tem uma parte em português e outra em inglês, optei por ler em inglês para treinar. Embora tenha uma proposição que eu não concordei muito, pois achei extremamente pragmática e sem emoção alguma, eu amei esse livro e os ensinamentos dele.

1 | 2 | 3 | 4 | 5