Nadando no escuro (Edição com brindes)

Nadando no escuro (Edição com brindes) Tomasz Jedrowski
Tomasz Jedrowski

Resenhas - Nadando no escuro

Marta 30/05/2024

E eu tive a sensação de que algo morto e pesado dentro de mim tinha sido expelido, como se eu tivesse carregado um fantasma feito de chumbo junto de mim durante todo aquele tempo.

Nanatrib 30/05/2024

Não entendi o hype
Mas é um livro bom. Não consegui me conectar com os personagens, não me prendi tanto no enredo. Mas é fluido, bem amarrado.

Beatriz 29/05/2024

Lindo livro sobre amor e política. Gostei muito do protagonista, achei um personagem muito real, asim como a relação dele com o outro. Apesar de ser chato ler babacao de ovo dos EUA quando vc se coloca no lugar do personagem, entende o que ele sente e porque tem essa visão. Recomendo muito.

Brenno 29/05/2024

Botei muita expectativa nesse livro, não é um dos piores mas sem dúvidas não é tão cativante, ele te envolve em algumas partes mas você se perde em muitas.

Eddie.blathanna 28/05/2024

Perfeito.
Esse livro foi tudo demais. Bom demais, triste demais, bem escrito demais, emocionante e vibrante demais, e o único ponto "de menos" foi o tamanho. Poderia ter 2.000 páginas, pra que eu pudesse passar meses junto desses personagens.

alinepickles 28/05/2024

Não sei porque esse livro não me prendeu tanto. Não é ruim, mas a história não me cativou a ponto de ler avidamente. Achei um pouco arrastado, personagens sem profundidade e apesar da premissa ser boa, a trama é superficial, não explora nada do que propõe. Tinha potencial pra ser um bom livro, mas é apenas ok

Fred.Braga 27/05/2024

NADANDO NO ESCURO
"Nadando no escuro" é um livro que conversa com você nos trechos mais inesperados. A história se passa na década de 80, durante o declínio do partido comunista na Polônia. Acompanhamos o jovem personagem Ludwick... Sendo um recorte de como era ser homossexual durante esse período. Esse livro seria facilmente escrito por André Aciman. O que distingue a escrita de Aciman para a escrita de Jedrowski é que Jedrowski utiliza de muitas metáforas, te deixando imerso em um emaranhado de trechos extremamente poéticos, até mesmo descrevendo o simples ato de sair para caminhar pelo park, é surreal de lindo.

Ludwick e Janusz são dois tipos de jovens que um dia eu tive a felicidade de conhecer... o amor dos dois é mais que proibido, é impossível. O romance é algo lindo no início, esperançoso e frustante no meio e libertador no final. Do intoxicante primeiro amor até a dor do crescer, acho que nadando no escuro é o livro que mais "conversou" comigo em algum momento.
dupimmarcos 31/05/2024minha estante
quero muito ler esse!!

Fred.Braga 31/05/2024minha estante
Leia, muito bom!

lcsfagundes_ 27/05/2024

Me chame pelo seu nome, camarada.
Já tinha ouvido que é bem anti-comunista. Achei que não me incomodaria, que seria bem construído. O que não aconteceu. Pareceu ingênuo e simplista. Pintou uma imagem dos soviéticos como caricaturas vilanescas. Isso por si só não teria problema. Entendo que o stalinismo subjulgou alguns países e teve diversos defeitos. Mas acredito que faltou um contraponto. Pinta o socialismo como o vilão e idealisa o capitalismo e os Estados Unidos como livres e perfeitos.
Fora isso, o romance da primeira parte é fofo e lembrou me chame pelo seu nome.
No geral é um livro bem escrito.

@mariribe 26/05/2024

Eu esqueci de anotar a resenha desse livro ?

Mas, definitivamente da para entender a hype que ele tem. Os temas são um tanto delicados e são abordados em uma época complicada, e mesmo assim tudo foi tratado com bastante sensibilidade. Nem da para sentir raiva dos personagens por conta das circunstâncias, apesar de que no fundo no fundo queria mandar vários irem para PQP. Muito bom, eu adorei e me apeguei bastante ao personagem principal.

Avila 25/05/2024

Chatíssimo.
A premissa do livro é interessante, e eu estava procurando mesmo alguma obra com temática lgbtqiap+ pra ler, mas infelizmente não supriu as expectativas.
O livro começa bem, mas depois que se inicia alo desenrolar do ?romance? dos personagens principais tudo começa a desandar. Sem carisma, sem história, sem profundidade, nada. Apenas palavras sendo jogadas.
Fora a terrível propaganda anticomunista que o autor cospe para os leitores. Péssimo.
AliJu 25/05/2024minha estante
Simm, como se ser gay não fosse ilegal tipo na Austrália, por exemplo, até os anos 90.

Fernando.Araujo 25/05/2024

O amor deixa marcas que não dá para apagar
O início deste livro me lembrou de outro que diz “Aí, de um golpe, comecei a amá-lo” (O amor dos homens avulsos - Victor Heringer), é por um golpe que Ludwik se apaixona perdidamente por Janusz. Golpes deixam marcas em nós, assim como esse amor deixou em Ludwik. Ambientado em uma Polônia dominada pela União Soviética, o romance proibido desses dois homens adquire muitas camadas internas e externas ao relacionamento deles devido ao seu contexto. O regime de opressão, controle e pobreza que acontecia naquele período moldou de forma profunda o desenvolvimento das personagens e do relacionamento deles. Enquanto um se via em confronto com o sistema estabelecido, o outro acreditava nele. Esse embate é o ponto chave da ruptura do romance dos dois, que é muito bem construído pelo autor. Pessoalmente, não via outra saída para aqueles dois. Ludwik apesar de não ser um revolucionário impactante, tinha dentro de si uma indignação com o estabelecido e dentro de suas possibilidades e, enquanto pode, lutou contra isso. Janusz apenas seguiu a cartilha de modo a se preservar sem coragem para tentar o mínimo. Gosto muito de pensar que Ludwik apesar de amar Janusz escolheu viver aquilo em que acreditava, não aceitando que seguissem uma cartilha pré-determinada antes de tentar todos os meios possíveis para serem eles por eles. É triste pensar que até hoje existem lugares como essa de proibição, não somente em regimes totalitários. É uma ótima leitura, aproveitem.

Vivian De Luca 24/05/2024

Não esperava que fosse gostar tanto desse livro!
Os acontecimentos são contados de um jeito cru e visceral que fazia tempo que eu não encontrava.
Eu amei a trama política + gay triste se envolvendo com gay que não quer ser gay
Achei bem triste como um todo, mesmo quando tu lê parte feliz, tu já sente a tristeza que vai vir logo em seguida.
Mt bom!

Arthur.Borel 23/05/2024

Nadando no Escuro e em águas divisórias
Só mesmo um livro de romance gay triste para me retirar lágrimas.

Não sei bem o que comentar sobre esse livro, não chegou a ser uma baita experiência de leitura para mim, porém ainda foi muito tocante e reflexivo.

Gosto muito que aqui os obstáculos não são só a censura ou o preconceito, mas sim as próprias ideologias dos personagens. O livro mostra que, mesmo diante a tantas diferenças, os dois ainda se amam muito, mas que, mesmo assim, isso no fim não foi o suficiente.

Não é uma história gay clichê e trágica como muitas por aí, mas sim só uma bem triste, cheia de arrependimentos e escolhas...