Nadando no escuro

Nadando no escuro Tomasz Jedrowski
Tomasz Jedrowski

Resenhas - Nadando no escuro

Alice 15/06/2024

Esse livro é sensibildade pura! Profundo, lindo, doloroso e tão bem escrito? Tudo ao mesmo tempo. Consegui mergulhar nos sentimentos dos personagens e sentir todas as angústias junto com eles.

Ganhou um lugar nos meus favoritos do ano!

Math 15/06/2024

Eu amei tanto que engoli ele em 3 dias
Eu amei! Uma história bem diferente do que eu estou acostumado a ler, mas que me prender tanto que eu não sosseguei até chegar no fim!

@sandraalmeidaeseuslivros 14/06/2024

Numa época onde ser gay era considerado uma doença, sofremos com Ludzio e Janusz.

Além do preconceito a história se passa na Polônia onde liberdade era uma esperança distante.

A escrita do autor é ?maravilhosa?, a forma como ele descreve os sentimentos é profunda e nos toca profundamente.

Um livro cheio de contrastes, metáforas muito bem construídas, preconceito, politica, vergonha, aceitação, coragem e muito amor.

Muitos quotes maravilhosos que merecem um post só pra eles. Farei em breve

lucasgsan 14/06/2024

Apaixonante, profundo e doloroso
Leitura muito especial.

A história de Ludwik e Janusz é linda e ao mesmo tempo dolorosa. Frente ao pano de fundo da Polônia dominada pela União Soviética e a ideologia socialista, surge um amor verdadeiro é impossível.

A escrita do autor é afiada e trata de assuntos delicados com bastante poesia e sensibilidade. Me identifiquei por diversas vezes com os sentimentos do Ludwik em relação ao mundo. É meio estranho pensar nisso, mas o puro fato de sermos homossexuais em uma sociedade bastante preconceituosa nos faz compartilhar dores e experiências comuns que machucam bastante.

Destaco mais uma vez o quão bem escrito o livro é, tanto na forma quanto em seus diálogos. Há aqui diversas intertextualidades com outras obras, como O Quarto de Giovanni, do James Baldwin, a música ?Heart of Glass?, da Blondie, e a tela do nascimento de Vênus, do Botticelli.

Você consegue sentir a dor dos personagens em seu estado mais puro. A cena do último encontro do Ludwik com o Janusz é completamente desconcertante. Você percebe toda a tensão no ar e a hesitação de ambos para poder botar todas suas aflições para fora?

Um livro para lá de real que já entrou na lista dos favoritos! Recomendo demais

mawvnn 13/06/2024

Que sabor de livro!!
Me tirou de um limbo terrível onde eu não conseguia terminar livro algum há meses. O que mais me pegou foi a escrita detalhadíssima sobre os sentimentos e o que se passava na cabeça do Ludwik, entendi e em algumas passagens até senti o que ele sentiu. Não fui com muitas expectativas, mas valeu super a pena ter dado uma chance.

Letícia 13/06/2024

happy pride month i guesss....
gente eu amei a escrita desse livro pareceu um amigo contando uma fofoca pra mim. e o personagem narrador toda hora falando "você" pra se referir ao carinha e eu assim ???? "eu???" kkkkkkk no final eu cheguei a conclusão como se o livro todo fosse uma carta pro janusz mesmo.

Herick 12/06/2024

Uma leitura rápida e gostosa, amei a parte política do livro, e como ela teve uma grande influência na história em si.

ysraaa 11/06/2024

Não me apeguei
Foi uma leitura ok, mas não me envolvi na história. Tem um hype tão grande nesse livro, que me apressei para comprar, porém minhas expectativas estavam altas demais. A escrita é bonita em alguns momentos ,mas apesar das poucas páginas, achei maçante ?

Não sei se li no momento errado ou se de fato é superestimado.

pietra 11/06/2024

Apenas ruim.
Não gostei da história, não gostei dos personagens, não gostei de nada basicamente.
Estava com muitas expectativas referente a essa leitura e foi uma decepção.

liperario 11/06/2024

MEU DEUS
E é com angústia no coração e lágrimas caindo sobre os meus olhos que falo sobre esse livro INCRÍVEL. É uma mistura de amor com política, descoberta e aceitação, e principalmente LIBERDADE. Se você tiver a oportunidade de ler esse livro, LEIA sem pensar duas vezes. Quero agradecer ao Livresenhas por ter indicado esse fenômeno literário da década.

Leandro676 10/06/2024

Que jornada bonita de se acompanhar. Um romance gay no regime socialista da Polônia nos anos 80, a pressão do se descobrir, de se querer amar mas não poder e nem saber, tudo tão limitado. Nada de tão novo no geral mas ainda assim muito emocionante, visual e sensorial. Amei a escrita fluída e poderosa do autor com analogias bem marcantes. Nunca tinha lido um romance assim puxado para o político e foi bastante interessante e esclarecedor, recomendo muito!

Julia Roberta 10/06/2024

"Mas, agora, começo a pensar que nem todos sofrem da mesma maneira; que, na verdade, nem todos sofrem. Não pelas mesmas coisas, pelo menos."

Foi uma leitura fluida e tranquila. Senti um pouco de dificuldade pra me conectar com os personagens, mas talvez eu tenha tido problema com isso por conta da correria da vida.
Mas gostei muito do livro, da escrita e do decorrer da história.