Anastasia

Anastasia Sophie Lark

Resenhas - Anastasia

Chiara 15/03/2024

MUITO BOM!!!!!!!!
Vamos começar que eu achei que esse ia ser mais um calhamaço, que a autora ia so encher linguiça, e que ia chegar uma hora que eu ja ia estar pela hora da morte querendo terminar esse livro, e ele não foi nada disso. Apesar do início lento e das reviravoltas demorarem pra vir, a história consegue te prender, a narrativa em nenhum momento é maçante, e essas características so vão melhorando com o passar das paginas. Fazia muito tempo que eu não lia uma fantasia que me deixasse assim, sem fôlego e obcecada, e que me fez perder algumas horas de sono, porque eu simplesmente não conseguia parar de ler. A autora conseguiu entregar uma construção de mundo e personagens muito boa, um romance cheio de química (e sem o famoso, e eles se amaram a noite inteira), e um final feliz tudo junto em um so calhamaço. Enfim, se você gosta da animação de Anastasia, Princesa das Cinzas e manhwas, eu não sei o que você está fazendo se não leu essa belezura aqui ainda.

Mel Rodrigues 28/01/2023

Lindo e poderoso, Anastasia é um dos livros mais bem escritos e imaginados que já li - nessa narrativa longa (que facilmente poderia ter sido dividida dois ou três livros mas, felizmente, não foi) Sophie Lark reimagina a história da família Romanov e de toda a Russia imperial, enquanto constrói um mundo mágico e fantástico, muito bem detalhado e desenvolvido.

Confesso ter ficado receosa na primeira metade do livro, sentindo que "tudo ótimo, mas nada disso mudaria se não fosse Anastásia. Se não fossem os Romanovs. Se não fosse a Rússia.". E então chega a segunda metade e derruba tudo isso, com claras (porém sutis) influencias da guerra Rússia-Ucrânia recente pincelando a ideia de o que faz um povo pertencer a um país, o que faz uma pessoa pertencer a um povo, desenvolvido de forma tão orgânica e suave que me fez ter certeza que uma família real genérica em um mundo genérico não teriam o mesmo impacto.

Além disso, cada personagem tem seu espaço e carisma, nenhum deles parece estar apenas preenchendo espaço ou empurrando a história de maneira forçada - é possível entender por que cada um faz o que faz, e ainda sim se frustrar junta a protagonista na forma como ela se sente. O enredo amarra lindamente família, destino, política, magia... E romance. E é um romance lindo, muito bem escrito, porém não foi o ponto auto da minha leitura. Talvez pelo fato de eu ser muito apegada a Anastásia de Dimitri (do desenho animado, mas principalmente do musical) eu não consegui desenvolver aquela paixão pelo casal do livro. O que não diminuiu em nada minha experiência de leitura, pois mesmo se você não shippa o casal eles seguem funcionando muito bem como amigos.

A reviravolta no final me pegou de surpresa - primeiro eu fiquei furiosa pela audácia da autora, mas então aos poucos ela me conquistou completamente e entregou o final de conto de fadas que qualquer história que tente reimaginar Anastásia - a grande duquesa, a menina morta por ter nascido na família errada - precisa.

Um breve nota para as ilustrações do livro que, se em ebook já eram belíssimas, nem consigo imaginar o efeito que elas devem ter no papel. Espero muito poder ter esse livro em mãos no futuro para conferir pessoalmente.

Booksdeby 24/01/2023

Amei
Uma livro mágico, com família, drama e romance. È sempre bom ter uma nova expectativa da história da Anastasia na ficção. Amei como a autora inovou nesse livro e trouxe temas super importantes. As artes em cada capítulos também são belíssimas. Apesar de achar que é um livro grande demais, valeu a pena toda a leitura.

thai 16/12/2022

mágico
simplesmente eu não tenho o que falar sobre esse livro. fiquei sabendo dele pelo tiktok e fiquei com uma vontade extrema de começar ele, só que tinha o problema que era uma calhamaço em inglês mas achei que isso não atrapalhou nem um pouco.
eu fiquei tão imersa na história que não sentia mais a diferença do idioma, acho que nunca na minha vida eu fiquei tão interessada na história de russos.
gostei muito de como a autora misturou realidade com fantasia, poderes e tudo. outra coisa que me deixou muito feliz foi a evolução das personagens, ao longo das partes do livro é possível ver a evolução da anastasia e o jeito de como a história é descrita ao longo da idade e do amadurecimento.
só consigo descrever o relacionamento da anastasia e do damien como mágico. não tenho outra palavra, a química e o amor que eles tem um pelo outro, acredito fielmente que isso é o que almas gêmeas significa.
o que esse livro me fez sentir, é indescritível. quando acabei ele, eu só conseguia chorar porque não teria mais essa história pra ler. esse livro é mágico.
outro ponto importantíssimo que esqueci de falar, as imagens!!!! meu deus eu fiquei encantada com elas e pulei de alegria quando descobri que elas existiam.
bia 16/12/2022minha estante
q lindo vira escritora de resenha

thai 16/12/2022minha estante
kkkkkkkkkkkkk

Gabs Carstairs 16/06/2023minha estante
Amg, c tem o epub traduzido?

thai 26/06/2023minha estante
não tenho amg

Dominique 10/12/2022

Bom, mas poderia ser melhor 3,5/5,0
A escrita da Sophie Lark é muito bonita e a forma como ela desenvolve a relação entre as personagens é muito bonita, especialmente a relação de Anya e Damien desde a infância deles. É uma história que fala sobre nossos impulsos mais egoístas, sobre como lidamos com as escolhas que fazemos e também sobre como o amor é capaz de atravessar o tempo linear como conhecemos. Acho que a única coisa que fez o livro não ser 5 estrelas para mim foi a forma como Lark escolhe mesclar história e fantasia, por vezes mencionando figuras como Marx e Durkheim sem nenhum aprofundamento ou então fazendo mudanças geográficas/políticas sem descrever melhor. Com a liberdade que a literatura fantástica é capaz de produzir eu esperava mais nesse sentido... Até mesmo porque esses elementos me tiravam um pouco a empolgação na leitura e com o enredo em si. No mais eu acho que vale a pena a leitura e mesmo que seja um livro bem grande (mais de 700 páginas) a história não se arrasta.