O adormecer do medo

O adormecer do medo Ala Oliveira

Resenhas - O adormecer do medo

Má Powzum- @entrelinhaslivros 01/05/2024

Uma ótima leitura!
Esse livro é uma trama muito diferente da maioria dos romances que já li, ele tem um pequeno mistério, onde o personagem descreve esse bosque e o palhaço, onde sentimos que o medo toma conta de seus sentimentos.

Porém, a leitura vai bem além, trazendo muitas reflexões sobre a vida, sobre as nossas escolhas, sobre o buscar a felicidade.

Fiquei refletindo sobre coragem também, assim como o título faz referência essa obra trata sobretudo sobre medos, sejam eles abstratos ? medo do escuro, do ?bicho papão? ? quanto medos mais reais, da vida adulta.

Natalia1378 11/04/2024

Um livro real, amei os personagens serem tão reais
Inicialmente, somos apresentados a uma família na qual o protagonista não irá revelar o nome. No entanto, conhecemos os membros de sua família: sua prima Júlia, a juruma; sua mãe, Dona Rosângela; e seu pai, Ulisses, que inicialmente está ausente devido ao trabalho. Depois, vamos conhecer seus primos e tia.
No livro, vamos acompanhar a vida do protagonista, tanto na infância quanto na vida adulta, e assim visualizar seus anseios, dúvidas, questionamentos sobre a vida e suas crenças.
A narrativa me envolveu bastante, pois logo no começo da adolescência, acontece algo que marcará para sempre a vida de Juruma e dele e isso me deixou com diversos sentimentos.
Percebemos que a vida do protagonista é contada com acontecimentos marcantes: os obstáculos, o amor, as consequências desse amor e da falta dele.
Adorei conhecer o personagem e todas as situações que ele viveu; parece um personagem bem "gente da gente", vindo de uma família humilde e que enfrenta as dificuldades que a vida oferece.
Acredito que facilmente o protagonista poderia ser qualquer ser humano. Acredito que ele represente muito bem inúmeras pessoas. Com seus erros e acertos, temos inúmeras revelações sobre o que ele vivenciou, o que nos convida a refletir sobre diversas situações. Amei a história e já estou ansiosa para ler a continuação, que em breve estará em minhas mãos.

Naty @livrossaofilhos 28/03/2024

Bem reflexivo! Gostei.
Acompanhando um menino sem nome que conta dos seus medos e das suas dores durante a infância e seu crescimento.

Começamos pelo medo de um palhaço de olhos de vidro e o menino falando do seu centro familiar, como é sua mãe, sua prima que ele é muito apegado, seu pai que viaja e seu "irmão" que tem uma descrição no mínimo de ps.ico.pa.ta.

Logo depois descobrimos sobre seus pensamentos ainda na infância sobre proteger e ser o homem da casa para sua mãe e sua prima. Essa parte me fez pensar muito sobre como as crianças são tratadas, o que vêem e como isso afeta a mente delas na infância.

Em seguida, já o vemos na vida adulta, seu casamento com Lena não deu certo, ele diz que não a amava, na verdade escolheu não amar e nem correr atrás como vimos Juruma sua prima querida refletir com ele depois. Nesse bate papo com a prima ele tinha voltado pra casa e pudemos ver como tudo ficou na fase adulta e sobre como independente de tudo a vida continua.

Logo em seguida vimos como o coração do protagonista do coração foi quebrado por Abigail, ele se casou com ela e no começo tudo foi brilhante e colorido até começar a ficar cinza e opaco. Então tivemos muitas reflexões sobre amar, vida e como é seguir em frente quando se está tão triste e não vê como pode continuar.

Assim a história segue com muitas Intempéries e reflexões profundas sobre a vida, tempo, luto e a família. A escrita do autor é muito boa e fluida, o que faz a leitura ser rápida mesmo sendo tão reflexiva.

É muito interessante acompanhar esse jovem e sua família, gostei bastante da história. Minha única ressalva é sobre os erros no e-book, algumas palavras não tem espaçamento, o que dificultou a leitura. Tivemos também muitas citações de autores e obras super famosas durante a leitura, o que me deixou com vontade de ler.

O final foi muito interessante. O que começou no palhaço terminou no palhaço. Ficou curiosa? Só lendo pra entender.

Lari Guglielmoni 25/03/2024

Uau! ??

? Conheceremos um personagem que não quer citar seu nome, ele nunca conseguiu ter controle sobre suas lembranças, e começa a contar a sua história começando pela nova moradia onde iria morar com sua família e prima Juruma. Quando conheceu seu quarto se deparou com um pequeno palhaço com olhos de vidro que iria mudar todo curso de sua vida, o primeiro sentimento pelo qual duelou por anos: o medo. Ali veremos a relação dele com sua família e primos, o pai distante, o palhaço pelo qual ele não olhava e claro o medo que tinha de enfrentar e que enfrentou. Além disso, observamos o velho bosque que sempre encantou o personagem sem nome, era o local de fantasias dele e ainda conversava com uma menininha que é de outro mundo e dizia a ele que um gênio malign0 tinha o desejo de impedir que o próprio encontrasse um tesouro, ele foi condenado a ficar preso nos domínios do bosque para sempre. Já adulto ele passa por problemas e ainda volta ao seu passado e encontra com sua prima. Uma história que mostra a superação do medo.

? Foi meu primeiro contato com esse autor e eu já amei sua escrita que é em primeira pessoa sob ponto de vista do personagem que não tem nome, e ainda traz citações a Edgar Allan Poe e até mesmo a outro escritor, como Fiódor Dostoiévski. É um livro bem envolvente, fluido, cativante e até mesmo filosófico.

Sabemos que o personagem passa por situações delicadas, ele vai contando as relações de seus pais, tia, primos e o quanto havia algo estranho em relação ao seu passado que ainda pulsava em si mesmo. Desde o começo vemos o seu medo, ele querendo enfrentar, o tal bosque, as relações que ele vai tendo e seus sentimentos que são bem expostos aqui neste livro, um personagem bem construído.

? Veremos ainda ele conhecendo Abigail que entrou em sua vida de forma repentina, a relação com a mesma, porém mudanças acontecem, e Juruma que aparece bem neste livro. É uma obra que traz ilustrações e aborda a família, o amor e relações, memórias, passado, tempo, dor, realidade, e principalmente o medo que adormece para despertar. Já quero as continuações?Leiam, amei.

Gislaine.Azevedo 14/03/2024

Uma leitura profunda e instigante.
O adormecer do medo foi uma surpresa!
Um romance psicológico, de leitura fluída e instigante, que aborda temas profundos como o medo e o amor. Ao longo da leitura, pude perceber que a obra trás todos os elementos da jornada do Herói de Campbell. Assim, acompanhamos a jornada de autoconhecimento do protagonista, desde sua infância, e o impacto de suas experiências com o medo e o amor, na formação de sua personalidade.
Foi uma leitura que me fez refletir sobre minha própria vida.
Se você curte leituras com temáticas profundas, se jogue!

lmmatilda 14/03/2024

Uma pequena grande história.
Os livros têm o poder de transportar os leitores para mundos vastos e complexos. Não devemos subestimar sua capacidade de transmitir ideias profundas, e provocar reflexões significativas, independentemente do número de páginas. Às vezes, é surpreendente como um livro curto pode deixar uma impressão duradoura, mostrando que o valor de uma história não está necessariamente ligado ao seu comprimento. É o caso desse livro.

Se você, assim como eu, ama literatura, adora diálogos filosóficos e reflexivos e mergulhar na mente humana, irá adorar conhecer a história de "O Adormecer do Medo". Com suas inúmeras referências, o que não faltará será deleite para sua imaginação. De Poe a Hemingway, de Heidegger a Waters, ou um simples bolo de morango. Memórias confortáveis serão criadas ao longo da leitura.

Como diz o autor: "Um dia, apenas um dia, é suficiente para decretar uma direção incontornável à vida. Quem já não se extasiou ou se lamentou por anos por estar num dado instante..."; apenas um dia é necessário para a leitura do livro, e anos de êxtase pela leitura agradável e rica (ou lamento por não ter lido algo tão bom rsrs)!

Hanna Carolina | @mundinhodahanna 01/03/2024

Uma experiência fora da caixinha
Conheci esse livro pelas mãos do próprio autor e me foi uma grande surpresa. A trama traz um romance com viés mais psicológico, o que, para mim, foi uma experiência bem fora da caixinha.

Ao acompanhar a trajetória de amadurecimento e aprendizado do protagonista sem nome, me vi questionando a minha própria jornada e do que me orgulhava ou me arrependia.

Terminei até bem rápido a leitura, mas ainda fiquei vários dias refletindo sobre tudo que tinha lido e o quando me marcou.

Recomendo a leitura, especialmente se gosta de obras que te façam refletir.

nic.lapuch 14/02/2024

Que livro SENSACIONAL
Eu nunca me senti tão próxima do personagem!!! Eu senti que cresci muito, junto com o personagem o livro INTEIRO.
Libertação, medo e coragem!