A História de Deus com os Homens e dos Homens com Deus

A História de Deus com os Homens e dos Homens com Deus Domingos Areais

Resenhas - A História de Deus com os Homens e dos Homens com Deus

jonasbrother16 12/02/2024

No estudo das religiões, me parece que o conceito de "salvação" é sempre central. Embora nem sempre uma religião vai dizer que "salva", ela sempre vai dizer algo análogo (que "liberta", por exemplo), algo que implique uma transformação do sujeito que segue aquela religião em alguém perfeitamente "encaixado" na ordem cósmica.

No estudo do Cristianismo em específico, a palavra usada é mesmo "Salvação", e se alguém quer entender o que é o Cristianismo, é preciso entender o que se quer dizer com "Jesus salva". Peguei esse livro na esperança de chegar mais perto dessa resposta, e me decepcionei um bocado.

Embora no título se diga que é uma "Introdução à História da Salvação", o livro quase não toca nos aspectos filosóficos/teológicos da questão, mas fica bastante preso no aspecto histórico. A abordagem é predominantemente histórico-crítica, o que também creio que atrapalha na missão de explicar a história da salvação, já que a disciplina histórico-crítica parte de um pressuposto que, em termos práticos, nega a existência de fenômenos sobrenaturais, e tenta explicar a tudo com ótica materialista.

Enfim, o livro tem o título e o subtítulo que tem, a sinopse também indica que o teor será mais teológico, e o autor é um padre, mas o miolo mesmo parece uma introdução bem modesta à história do Cristianismo a partir de uma ótica mais histórico-crítica.