Ponto final

Ponto final A. J. Finn

Resenhas - Ponto final

Carol 18/06/2024

Expectativas não atendidas
Primeiramente, esse livro me decepcionou muito, muitas pessoas falaram que ele é incrível e etc e eu estava com muitas espectativas

mas a verdade é que o livro é muitoooo maçante
e eu não via a hora de terminar, aquela sensação que tem mais informações do que deveria ter em um livro de suspense, e para mim, esse gênero tem que ser fluído, cativante do início ao fim, achei os personagens chatos e burrinhos as vezes, ficava com raiva

apenas 80% do livro começou ter alguma coisa, nem quando ocorreu a morte nos 50% foi tão interessante, a narrativa no final do livro muda e vc se sente mais envolvido na história do que o resto do livro inteiro

gostei do final pq me senti inteligente de ter adivinhado, mas mesmo assim não tira o peso que foi ficar insistindo uma semana para ler um livro de suspense (meu gênero favorito ainda)

vou ler agora uma mulher na janela pq dizem que é melhor

vicgris 18/06/2024

Zzz
Sos, que livro devagar! A história acelera só por volta de 60% da leitura, mas, ainda assim, não me deixou eufórico em momento algum. Páginas demais, personagens demais e citações demais. O primeiro plot é realmente muito bom e me pegou de surpresa, depois foi só ladeira abaixo! ?

Victoriafilellini 17/06/2024

Ponto final
Vi muitas pessoas falando em suas resenhas que acharam o livro lento de inicio, confesso que nao achei (se voce achou que a mulher na janela era lento vai achar esse tambem). A unica coisa da escrita que me incomodou foi o fato da narrativa ser meio confusa, as vezes as ideias paravam de ter nexo do nada e depois voltava ao normal? nao sei se é problema de traducaokkkk
O livro me prendeu bastante do inicio ao fim, fiquei perdidinha junto com os personagens (amo livro que me deixa assim!!). Mais pra perto do final fui criando minhas teorias e descobri um dos plot twists hehe, mas nao achei previsivel e como tiveram varios fiqueio bem em choque no final.
Gostei bastante mas nao a nivel de ganhar 5 estrelas nem favoritado.. recomendo!!

@emcadacapa 17/06/2024

É OK!
O início desse livro conseguiu me despertar curiosidade, a ida de Nicky para a casa de Sebastian Trapp (a escolha desse sobrenome já deixa uma puga atrás da orelha, hein?! Trap, armadilha em inglês), o mistério do desaparecimento da primeira esposa e do filho dele... Mas logo da pra perceber que o livro vai ser daqueles que dão vários rodeios para que o leitor fique zonzo e não consiga descobrir o final.

Acompanhando a história no meio do livro e percebendo o tempo que o autor usou para descrições detalhadas me deu a impressão de que esse modo ficaria melhor no audiovisual, senti como se fosse quase um roteiro já pronto para ser adaptado.

Entendam, não estou dizendo que isso é algo ruim, mas pessoalmente não me agrada em uma leitura, se fosse uma série de algum streaming talvez eu aclamasse. Me deixe exemplificar com uma passagem do início do livro:

?Em instantes, um grito vai cortar o ar.
Até lá, tudo permanece imóvel e em silêncio, a não ser pelo leve ondular da água, pelo tráfego lento das carpas e pelas ondas provocadas pelo cadáver dela.
Do outro lado do terraço, as portas envidraçadas se abrem, fazendo o sol refletir na vidraça. Um arquejo. Então o grito.
Ela foi encontrada.?

Na conclusão, uma parte da reviravolta me pegou um pouco de surpresa, já outra não. No geral, Ponto Final é um livro que, em minha opinião, se fosse mais curto poderia prender mais. O meio dele me pareceu um pouco "descartável". Ele pode agradar alguns e eu super gostaria de ler a opinião de alguém que gostou dele.

Well.Machado 16/06/2024

Que livro CHATO, finalmente terminei! Decepção total!
Aquele típico livro GIGANTE mas em que nada acontece durante o decorrer das páginas. Uma leitura lenta e cansativa demais. Nem o tal plot twist do final foi capaz de salvar do fiasco que achei esse livro... Infelizmente pura chatice, até tinha uma boa premissa mas o desenrolar da trama foi péssimo. Decepção!!! ??

Larriane Guardia 15/06/2024

39º/2024
Se você é uma pessoa persistente, que não desiste nunca, esse livro é pra você!Me senti enganada pelas resenhas que li recomendando a leitura, pra mim foi o livro mais difícil de persistir pra chegar ao fim, somente aos 80% a história começou, pq céus o escritor enrolou tanto? Tinha tudo pra ser um bom livro, mas foi mto maçante, chato, com longas descrições sem sentido. As reviravoltas foram bem feitas, a 1º eu desconfiei, e as outras foram uma surpresa, o que salvou de não levar só a estrela.

Adriana1451 14/06/2024

Acabou-se o que nem foi tão doce...
"Ponto Final" foi um livro que li, digamos assim, porque tinha essa missão a cumprir. Foi o livro escolhido por um clube de leitura do qual faço parte. Nada nele me chamou a atenção. Nem a capa. Como era um livro que prometia um pouco de suspense, na linha de um Agatha Christie, resolvi me desprover de todo e qualquer pré-conceito e ler com boa vontade. Mas não deu pra mim.
Pelas atualizações de leitura vocês já deram pra perceber o quão chato foi pra mim finalizá-lo. Sendo sincera, o enredo é interessante, mas não sei se foi o tipo de narrativa, ou a condução da trama, o fato é que em diversos momentos eu me pegava divagando sobre outras coisas, que não a leitura. E eu não tenho TDAH. Era o livro que não me interessou, mesmo.
Mas vamos lá, a narrativa é em terceira pessoa, o que confere um distanciamento maior entre personagens e leitor; a escrita não é difícil, mas pelo detalhamento de alguns frames do livro, muitas vezes tornou-se cansativa, na minha opinião.
O livro conta a história de um grande autor de romances de mistério que há 20 anos, passou por uma tragédia em sua vida pessoal, quando perdeu a mulher e o filho e que atualmente, sofre de uma doença terminal. Sem esperança de um futuro promissor Sebastian Trapp contrata Nicky Hunter, especialista em romances policiais, para escrever sua biografia. Para isso, oferece a ela um possibilidade de imersão na escrita, convidando-a para morar em sua mansão, juntamente com ele, sua atual esposa, seu sobrinho e sua filha Madeleine. No entanto, Nicky acaba se envolvendo mais do que devia na história de vida de Sebastian e sua família, tornando-a obcecada pela busca da verdade... até que o aparecimento de um corpo no lago da família dá uma mexida em seu passado e serve de combustível para a sua investigação que extrapola as páginas da vida do autor e descobre que para prosseguir, precisa dar conta das suas próprias sombras. Como eu disse, é uma história com potencial, mas que a narrativa não ajudou. Talvez se fosse contada pela visão da protagonista, teria sido mais interessante. Leitores 14+ poderão se interessar. O livro aborda relações familiares conturbadas e bullying, que foram as cenas mais marcantes do enredo e que por isso, podem ser gatilho para alguns leitores.

Cyg 11/06/2024

Sinceramente não sei o que foi isso que eu li... foi magnífico, eu fiquei fissurada, precisava das respostas e mesmo tentando eu não consegui descobrir os mistérios antes de tudo ser revelado. Eu achei genial, mas não sou uma leitora assídua desse tipo de livro, mas talvez eu me torne,e por causa desse livro.

dana 11/06/2024

Bem lento no começo, quase abandonei e com um final legal mas meio farofa, senti uma vibe novela mexicana. mais uma decepção na conta de indicados pelo tiktok

Deja 07/06/2024

Razoável
Um começo lento e cansativo do meio pra frente fica um pouquinho interessante. Aborda assuntos interessantes como bullying, dislexia...

Victoriafilellini 15/06/2024minha estante
ACHAVA Q SÓ EU TINHA ACHADO QUE A ESCRITA TAVA CONFUSA AS VEZES KKK achei q era minha falta de atenção

Pollyanna Reis 06/06/2024

PONTO FINAL
? O ano é 1999
?? Réveillon
??????? Mãe e filho adolescente desaparecem de locais diferentes e em circunstâncias suspeitas.

?? 17 de junho de 2019 - Nicky Hunter chega a mansão de Sebastian Trapp, um aclamado autor de livros de mistério, pai de Cole e marido de Hope. As duas pessoas que desapareceram misteriosamente no réveillon de 1999.

?? Nicky, é especialista em romances policiais e foi contratada por Trapp, para escrever sua biografia. Uma escolha inesperada, já que Trapp está enfrentando uma doença terminal. E outra, teria Sebastian o mestre dos crimes perfeitos, cometido o crime perfeito dentro do seio familiar? E só agora, vinte anos depois a verdade será revelada? ?

Mas veja bem, essa é uma história que vai além do simples ?quem fez isso??

?? Uma coisa é certa: a chegada de Nicky a mansão, promete trazer à tona segredos do passado, e revelações chocantes guardadas a sete chaves.

. Ponto Final tem uma trama repleta de mistérios que conseguiu me prender, porém, devo enfatizar que nem todos os capítulos são assim, tão envolventes. Mas, confesso que as reviravoltas inesperadas conseguiram me manter curiosa até o fim, o que ajudou bem nas partes enfadonhas.

A profundidade e as complexidades dos personagens enriquecem e muito a narrativa. Nicky é uma personagem determinada, mas sua ?febre detetivesca? me deixou bem apreensiva durante toda leitura. ? Sem contar que na minha opinião, ela subestima demais o enigmático Sebastian, seu anfitrião. Os personagens secundários são igualmente intrigantes, cada um com suas próprias motivações e histórias.

?Foram vários surtos durante a leitura, teorias e pasmem, até acertei uma das teorias, mas não estava preparada para a cereja do bolo. ? O desfecho final desse livro é simplesmente genial. Um plot twist que me deixou de queixo caído. Jamais passou pela minha cabeça. ?

? O enigma central intriga desde o início e funcionou comigo, então pode ser uma boa experiência pra você que também aprecia um bom mistério.

Leituras.Nanda 04/06/2024

Ansiei pelo ponto final.
Começo dizendo que eu tinha muitas expectativas para esse livro porque sou apaixonada pelo outro livro do autor: A Mulher na Janela. Foi um thriller psicológico eletrizante que me deixou presa do início ao fim. Então com o lançamento de Ponto Final eu ansiava por ter as mesmas sensações. Só que isso infelizmente não aconteceu.

Meu maior problema com esse livro foi a narrativa. Ele é lento, devagar... Acho que foi totalmente intencional do autor para dar um tom de suspense mais antigo, melancólico. Você sentia a tensão carregada na história, o ar mais denso e pesado. Talvez eu não seja o público alvo desse tipo de suspense apenas. Apesar disso, todo o mistério por trás do desaparecimento de Hope e Cole me intrigavam e passei a história inteira querendo saber o que realmente aconteceu, motivo pelo qual não consegui abandonar o livro. Mas me forcei a ler algumas vezes justamente porque a narrativa me cansava. Outro ponto negativo para mim foram os personagens. Eu sentia que eles eram caricatos, quase teatrais. Suas ações e, principalmente, seus diálogos não me soavam naturais. Como se eu estivesse assistindo a uma peça de teatro ou a um filme bem antigo. Isso também enferrujou minha leitura e é com tristeza que eu digo que o livro não funcionou para mim. Até chegar ao final, eu estava me arrastando na leitura. Porém o final foi completamente diferente do restante do livro. Presumi uma parte das revelações, mas vou logo dizendo que isso nunca tirou o brilho de uma história para mim já que favoritei livros em que eu descobri o Plot Twist bem cedo. A leitura pra mim é mais do que desvendar ou não os mistérios e sim sobre o quanto eu me envolvi com a história.

Pode um final muito bem elaborado salvar todo um livro que me desagradou pela narrativa? Infelizmente não. Depois das revelações, a história ficou dinâmica, os diálogos interessantíssimos e eu bebi as palavras rapidamente. Achei uma ótima jogada do autor o desfecho, mas mesmo assim eu já tinha lido pelo menos 85% de uma história que não estava fluindo. Porém cada experiência é individual e eu realmente acredito que muita gente pode gostar bastante desse livro.
Larissa 09/06/2024minha estante
Gostei muito do seu comentário porque ainda estou decidindo se vale a pena ler ou nào

Leituras.Nanda 09/06/2024minha estante
O final tem uma reviravolta muito boa, mas a narrativa foi difícil pra mim. Ainda assim, acho que muita gente pode gostar.

Estante Branca 03/06/2024

A leitura demorou para sair, foram algumas semaninhas um pouco estagnada, as vezes a leitura parecia muito entediante, muitas vezes eu precisei reler ou voltar capítulos para entender o que era real, o que era imaginação. O livro vai além da sinopse, são outros mistérios, outras pistas. Tinha momentos que eu não sabia se a escrita era confusa ou eu que não tava entendendo. Então eu diria que é um livro para ler com calma, se possível releia os capítulos para ir juntando as peças. Sim, o livro é um quebra cabeça, e você vai precisar montar o quebra cabeça de cada personagem. Várias teorias vão surgir para no final você juntar todas os quebra cabeças para enxergar o que parecia óbvio mas nunca foi. Acho que é muito difícil acertar 100% o plot twist desse livro, é muito bem estruturado e mesmo que a leitura possa ser maçante, foi uma história muito bem pensada e trabalhada com diversas referências aos mestres dos mistérios.

Como eu gostei muito do trabalho que o autor teve para criar essa obra e como o plot twist é muito bom, eu reconsiderei, repensei para dar uma nota boa para o livro porque ele merece sabe? Mas não é um livro para todo mundo ler, é para quem gosta mesmo do gênero, para quem devora livros da Agatha Christie, Sherlock. Não é um livro que pode ser comparado ao outro livro do autor ?A Mulher na Janela?. Sério. Não comparem. Você vai se decepcionar. O autor foi para outro nível e é importante que você entenda isso antes de pegar Ponto Final para ler. Boa leitura!!