Ponto final

Ponto final A. J. Finn

Resenhas - Ponto final

Tiago 20/05/2024

O QUE FOI ESSE PLOT TWIST???
Apenas uma das melhores reviravoltas dos últimos tempos, amei como trouxe questões da comunidade LGBTQIAPN+ e principalmente como é o tipo de livro em que não dá pra confiar em nenhum personagem!

NENHUM MESMO!!!!

Cássia 11/05/2024

Decepcionante!
Pra mim a leitura foi maçante e arrastada do começo ao fim, não estava fluindo nada até que acontece algo em 50% e em 90% e depois voltou a ficar entediante. Era pra mim ter abandonado antes, mas como li o outro livro dele e foi super diferente achei que ia conseguir. Não me apeguei a nenhum personagem (Nicky e Madeleine eram sem graça). Pra mim tava confuso demais, não sabia quem começava a falar e quem terminava e o autor achou que ia ser demais colocar citações de outros livros (que não agregaram em nada).
GianiPlata 18/05/2024minha estante
Eu já vi um filme francês com o mesmo enredo. Posso te enviar mensagem privada pra saber se o final é o mesmo?

Cássia 18/05/2024minha estante
Sim, pode ??

@maarianaraamos 21/05/2024

Um mistério aconchegante, com toques cômicos que instigam o leitor a resolver o caso! Envolvente e intenso, Sebastian Trapp e sua excentricidade transformam a história em algo melancólico e nublado.

Canal: https://youtube.com/@mariramoscanal?si=fF4OabBcOWDCzO98

Lud @quoteseplots 02/06/2024

Lento e maçante
Depois venho trazer uma resenha decente. Estou aqui no restaurante aproveitando enquanto espero a comida para colocar minha indignação em letras antes que eu me esqueça.

Me prometeram muito nesse livro e desde o início foi uma narrativa lenta e arrastada. Até quase 50%, com exceção de uma detalhe, não teve nada minimamente informativo de valor que agregasse e aguçasse a história. Acontecia vários nadas!

Quando chegamos ao ponto do prólogo que é citado na sinopse, as coisas melhoram, mas nada que empolgue o suficiente para eu indicar a vocês.

Vi muitas resenhas dizendo sobre o plot final, então foi o que me segurou ainda na leitura. Mas pensa a minha decepção quando cheguei lá e descobri que eu já tinha matado a trama na metade da história?!

Entendo o apelo para quem é pego de surpresa, mas, para mim, não foi choque algum. Não sei se eu sou esperta demais ou realmente foi previsível.

Um detalhe ou outro ainda tinha ficado sem saber, mas o grande show já havia sido desvendado.

Enfim, li um livro que achei extremamente chato à toa!
Bianca | @estanteliiteraria 02/06/2024minha estante
Um e meio KKKKKKKKKKKK

Ithyara 03/05/2024

Um tanto decepcionante
A.J.Finn escreve em capítulos curtos, estilo que proporciona uma dinâmica na leitura. Neste livro ele traz o mistério do desaparecimento de uma mulher e do seu filho. Ele nos entrega um final completo, coisa que gosto muito, pois odeio finais em aberto. No entanto, sua conclusão não me convenceu, o plot foi um tanto forçado e os personagens são tão egoístas e vazios que não trazem empatia. Não chega a ser ruim, mas é um mistério meia boca.

dana 11/06/2024

Bem lento no começo, quase abandonei e com um final legal mas meio farofa, senti uma vibe novela mexicana. mais uma decepção na conta de indicados pelo tiktok

Leituras.Nanda 04/06/2024

Ansiei pelo ponto final.
Começo dizendo que eu tinha muitas expectativas para esse livro porque sou apaixonada pelo outro livro do autor: A Mulher na Janela. Foi um thriller psicológico eletrizante que me deixou presa do início ao fim. Então com o lançamento de Ponto Final eu ansiava por ter as mesmas sensações. Só que isso infelizmente não aconteceu.

Meu maior problema com esse livro foi a narrativa. Ele é lento, devagar... Acho que foi totalmente intencional do autor para dar um tom de suspense mais antigo, melancólico. Você sentia a tensão carregada na história, o ar mais denso e pesado. Talvez eu não seja o público alvo desse tipo de suspense apenas. Apesar disso, todo o mistério por trás do desaparecimento de Hope e Cole me intrigavam e passei a história inteira querendo saber o que realmente aconteceu, motivo pelo qual não consegui abandonar o livro. Mas me forcei a ler algumas vezes justamente porque a narrativa me cansava. Outro ponto negativo para mim foram os personagens. Eu sentia que eles eram caricatos, quase teatrais. Suas ações e, principalmente, seus diálogos não me soavam naturais. Como se eu estivesse assistindo a uma peça de teatro ou a um filme bem antigo. Isso também enferrujou minha leitura e é com tristeza que eu digo que o livro não funcionou para mim. Até chegar ao final, eu estava me arrastando na leitura. Porém o final foi completamente diferente do restante do livro. Presumi uma parte das revelações, mas vou logo dizendo que isso nunca tirou o brilho de uma história para mim já que favoritei livros em que eu descobri o Plot Twist bem cedo. A leitura pra mim é mais do que desvendar ou não os mistérios e sim sobre o quanto eu me envolvi com a história.

Pode um final muito bem elaborado salvar todo um livro que me desagradou pela narrativa? Infelizmente não. Depois das revelações, a história ficou dinâmica, os diálogos interessantíssimos e eu bebi as palavras rapidamente. Achei uma ótima jogada do autor o desfecho, mas mesmo assim eu já tinha lido pelo menos 85% de uma história que não estava fluindo. Porém cada experiência é individual e eu realmente acredito que muita gente pode gostar bastante desse livro.
Larissa 09/06/2024minha estante
Gostei muito do seu comentário porque ainda estou decidindo se vale a pena ler ou nào

Leituras.Nanda 09/06/2024minha estante
O final tem uma reviravolta muito boa, mas a narrativa foi difícil pra mim. Ainda assim, acho que muita gente pode gostar.

bbibibooks 24/05/2024

Nada é o que parece
“O passado não ficou para trás. Está só à espera.”
Caro leitor, começo essa resenha com as emoções ainda a flor da pele pós terminar esse livro. E já adianto que de tudo que você pensar, nada será tão brilhante como o desfecho dessa história.
Temos Sebastian Trapp, um autor de mistério famoso, que após uma noite de réveillon acaba perdendo sua esposa, Hope, e seu filho, Cole, de forma misteriosa. Após 20 anos do ocorrido, o famoso escritor decide escrever uma biografia. Mas não pelas suas mãos, e sim pelas mãos de Nicky Hunter, especialista em romance policial. A mesma, que é uma grande fã de Sebastian Trapp, não pensa duas vezes em ir ao seu encontro. E tudo fica mais interessante quando no meio de seu trabalho, uma pessoa aparece morta no larguinho de carpas da mansão. De forma misteriosa, claro.
Como todo um bom thriller, à medida que a história vai se desenvolvendo, você vai criando várias teorias e desconfiando de tudo e de todos. O que deixa tudo melhor, simplesmente porque você não consegue largar o livro até obter todas as respostas. A trama faz muitas referências a Agatha Christie e outros escritores de mistério, o que para mim, deixou a leitura maçante em certos momentos. Muitos detalhes que se não tivessem ali, não fariam falta.
No entanto, A.J. Finn consegue manter o mistério até o último momento que de fato o plot twist é revelado. Na verdade, um dos. Porque se uma coisa que esse livro tem, é plot twist. E a gente gosta assim! E ainda arrisco dizer que esse livro merece uma adaptação cinematográfica, com certeza seria sucesso.

Alisson5h 27/05/2024

Chocado
Eu até me arrepiei menina kkkkk muito bom, recomendo! Eletrizante, cheio de plots e reviravoltas top, tudo fechado e bem amarrado sem nenhuma ponta solta. Viciante também.

Adriana1432 14/06/2024

Acabou-se o que nem foi tão doce...
"Ponto Final" foi um livro que li, digamos assim, porque tinha essa missão a cumprir. Foi o livro escolhido por um clube de leitura do qual faço parte. Nada nele me chamou a atenção. Nem a capa. Como era um livro que prometia um pouco de suspense, na linha de um Agatha Christie, resolvi me desprover de todo e qualquer pré-conceito e ler com boa vontade. Mas não deu pra mim.
Pelas atualizações de leitura vocês já deram pra perceber o quão chato foi pra mim finalizá-lo. Sendo sincera, o enredo é interessante, mas não sei se foi o tipo de narrativa, ou a condução da trama, o fato é que em diversos momentos eu me pegava divagando sobre outras coisas, que não a leitura. E eu não tenho TDAH. Era o livro que não me interessou, mesmo.
Mas vamos lá, a narrativa é em terceira pessoa, o que confere um distanciamento maior entre personagens e leitor; a escrita não é difícil, mas pelo detalhamento de alguns frames do livro, muitas vezes tornou-se cansativa, na minha opinião.
O livro conta a história de um grande autor de romances de mistério que há 20 anos, passou por uma tragédia em sua vida pessoal, quando perdeu a mulher e o filho e que atualmente, sofre de uma doença terminal. Sem esperança de um futuro promissor Sebastian Trapp contrata Nicky Hunter, especialista em romances policiais, para escrever sua biografia. Para isso, oferece a ela um possibilidade de imersão na escrita, convidando-a para morar em sua mansão, juntamente com ele, sua atual esposa, seu sobrinho e sua filha Madeleine. No entanto, Nicky acaba se envolvendo mais do que devia na história de vida de Sebastian e sua família, tornando-a obcecada pela busca da verdade... até que o aparecimento de um corpo no lago da família dá uma mexida em seu passado e serve de combustível para a sua investigação que extrapola as páginas da vida do autor e descobre que para prosseguir, precisa dar conta das suas próprias sombras. Como eu disse, é uma história com potencial, mas que a narrativa não ajudou. Talvez se fosse contada pela visão da protagonista, teria sido mais interessante. Leitores 14+ poderão se interessar. O livro aborda relações familiares conturbadas e bullying, que foram as cenas mais marcantes do enredo e que por isso, podem ser gatilho para alguns leitores.

Cris 28/05/2024

Ponto Final
Esse livro foi um dos que mais desejei esse ano, quando terminei não sabia como avaliá-lo, pois amei e me entediei na mesma medida.

A sinopse não mentiu quando disse que a atmosfera era de um filme de Hitchcock, mas esqueceu de avisar que a escrita também seria, algumas vezes tive a impressão de que estava lendo um roteiro e não um livro, talvez se não fosse de forma intermitente tivesse funcionado melhor.

O clima do livro também é ????, com muitas reticências e muitas coisas ditas pela metade, o que fez com que eu continuasse a leitura, ao mesmo tempo que me entediou, as coisas realmente acontecem em 90%.

Nessa parte você deve estar se perguntando por que estou recomendando, é porque a história tem um dos melhores finais que li nos últimos tempos, tudo foi explicado, nada de ponta solta e nada de obviedade. Que plot!

Os fãs de Agatha Christie e Conan Doyle vão gostar das inúmeras citações de seus livros.

Para quem gosta de história arrastada com final surpreente,

Eu Recomendo

01/05/2024

Uma suspende antigo com uma pitada do séc 21...
Nota 3,5
Gostei muito, mas esperava bem mais... O livro em si é uma bela homenagem aos livros de suspense antigos com uma pegada Agatha Christie e várias citações da autora. A história se curva mais ao drama com dramas familiares, uma crítica social incrível e um final que de certa forma é belo. Tenho algumas ressalvas como o excesso de citações, os personagens o tempo todo estão citando algo o que acaba deixando a história nada realista. O enredo é lento e demora um pouco para fluir e achei todos os personagens sem personalidade, você simplesmente não consegue se importar muito com eles. O plot é bom, mas previsível com um final corrido que mais parece final de filme, mas mesmo corrido para mim foi a melhor parte da história. Em poucas palavras para quem adora Agatha Christie com certeza vai gostar desse livro.

Deja 07/06/2024

Razoável
Um começo lento e cansativo do meio pra frente fica um pouquinho interessante. Aborda assuntos interessantes como bullying, dislexia...

Thaís @thanoslivros 25/05/2024

Bom mas arrastado
A trama é até boa, instiga, mas o desenvolvimento poderia ser bem melhor.
O plot foi bom e me agradou.