Limonada

Limonada Bernardo Neto

Resenhas - Limonada

gabis 23/04/2024

Ameiiii

Segundo livro que eu leio de Bernardo e me prendeu de início ao fim!

A história é leve, gostosa e te faz torcer de início ao fim pelo casal. André, Pedro e Rafinha, estou apaixonada por vocês.

Indico demais! Me tirou da ressaca literária!

Cássio Cipriano 02/04/2024

Que limonada gostosa de saborear.
Em seu primeiro romance, o autor mineiro Bernardo Neto, que já tinha alguns contos publicados na Amazon, nos presentou com uma história que, apesar do título, não tem nada de azeda, como a fruta que faz referência. "Limonada" é uma narrativa doce e refrescante quando precisa ser, mas na maior parte do tempo retrata as duras vivências de André, um homens trans que perdeu os pais na adolescência e hoje cuida sozinho do irmão caçula, Rafinha, de apenas 10 anos; e as vivências de Pedro, um homem gay que já quis ser jogador de futebol, mas por conta do bullying e da LGBTFobia, desistiu desse sonho e hoje trabalha numa padaria. André e Pedro são vizinhos, mas não se dão bem, por conta de algo que aconteceu com os dois na época da escola. Porém, quando Rafinha decide jogar futebol, resolve ter o Pedro como professor particular, e a partir daí, ele e o André passam a conviver de perto.

Os capítulos são narrados em primeira pessoa e intercalam pontos de vista dos protagonistas, proporcionando uma compreensão maior das realidades distintas que cada vivencia, e como a surgiu a inimizade entre eles, para que a gente possa acompanhar a reaproximação dos dois, que acontece de forma bem natural, já que os dois são homens adultos, vivendo sozinhos e passando por diversas dificuldades, mas acabam encontrando um no outro o apoio que precisam.

O livro envolve futebol de uma maneira diferente da maioria das histórias que abordam esse esporte, retratando um cenário de dia a dia, distante dos campos profissionais, e mostrando o Pedro se reconectando com o seu sonho de infância como professor particular, para poder redescobrir o seu propósito já adulto.

A transexualidade também é abordada por um viés diferente de como eu vejo em muitas histórias, pois aqui o foco não é o momento de transição do personagem, os dilemas relacionados a essa etapa da sua vida ou à sua identidade, mas o dia a dia do personagem e as suas questões com o trabalho, com a família e com os relacionamentos afetivos.

"Limonada" é uma das histórias mais lindas e potentes que eu li esse ano. Me fez rir e chorar em diferentes momentos, e eu super recomendo a leitura.

site: https://instagram.com/cassiocipriano

nanareading 20/03/2024

Meu deus eu AMEI!!! conheci o livro muito por acaso e gostei demais, me envolvido totalmente com os personagens da trama (sinto que o andré seria meu melhor amigo se ele existisse, a gente tem literalmente os mesmos traços de personalidade). gostei de verdade, do início ao fim! essa é uma daquelas preciosidades do kindle unlimited, vale muito a pena ler.

Davi.Dallariva 11/03/2024

Esse livro realmente foi como uma limonada. No começo, você coloca o limão no copo e ele é azedo demais; em seguida, acrescenta a água, tornando-o refrescante; depois, o açúcar traz o gosto doce. Mistura e bebe. No final, se você demorou demais a tomar, os últimos goles ficam azedos, mas sobram alguns cristais de açúcar no fundo no copo e o doce volta, bem no último momento.

Na primeira metade do livro, eu torci com muito entusiasmo para que os personagens ficassem juntos, ao mesmo tempo que refletia: eu seria capaz de perdoar alguém que me fez muito mal no passado? Quando eles finalmente se entregam a paixão, é lindo, intenso, quente. Depois vem um relacionamento que é, de fato, bem refrescante quando se inicia.

Na segunda metade, confesso que passei muita raiva com o André. Mas isso torna o personagem dele mais humano, afinal, quem nunca tentou se sabotar pelo menos uma vez na vida? O casal principal do livro é muito bem construído. Se no começo eu ficava com receio por causa do que Pedro fez no passado, no final eu estava apaixonado por ele.

Outra parte importante do livro é o Rafinha, irmão do protagonista. Tanto a relação dele com André, seu irmão, tanto com Pedro, seu professor de futebol, são importantes. Eu gostei muito da relação entre aluno e professor, de como eles aprendem um com o outro.