Jenifer

Jenifer Stalimir Vieira

Resenhas - Jenifer

MykaaMoon 26/03/2024

Não funcionou comigo
Estive um pouco relutante para escrever esta resenha, pois nela tenho algumas abordagens para trazer;

Jenifer é uma adolescente que no meio de um lar com pais ausentes, se vê com desejos sexuais desde que viu sua prima Stephanie com o namorado aos 13 anos de idade. Paulinha, melhor amiga de Jenifer e ainda imatura, filha de um homem com poder financeiro, entra em um “romance” com uma figura mais velha que ela alguns anos. A trama gira em torno dessas três adolescentes tendo Jenifer como a protagonista e enxergamos tudo do ponto de vista dela e os sentimentos da mesma. Adianto que no livro são recorrentes temas como 4bus0s e er0tismo contados sem floreios. Também ocorrem os desejos sexuais entre as garotas.

Minha experiência com a leitura que foi concluída no mesmo dia, ponto positivo do livro é que os capítulos são curtos e a escrita fluida.

Eu discordo de alguns pensamentos do autor, pois nele as adolescentes são muito fogosas e sentem desejos absurdos, o que de fato acontece com alguns, a curiosidade exacerbada em busca de se tornar uma mulher para então viver com “maturidade", o que pode ser da realidade de algumas pessoas que vivem em lares disfuncionais com uma situação financeira quase nula. Parando para analisar de uma forma moral, não condiz muito com a vida de muitos adolescentes. Eu tive filho na adolescência e como experiência pessoal, me incomodou bastante o tanto de erotismo que é contido no livro, principalmente nas diferenças de idades…

Vivemos em uma sociedade machista e que ainda acontecem muitos 4bus0s todo santo dia e nós mulheres sempre seremos objetificadas de alguma forma. No livro é retratado esses muitos 4bus0s, inclusive o que chega a ser bem repulsivo, pois toda mulher já passou por algum tipo de assédio e isso pode ressoar como um g4t1lh0.

Na fase adolescente das personagens eu vejo descrita de uma forma muito avassaladora e focada muito na questão sexual, mesmo mostrando o relacionamento da família que não era lá essas coisas e de forma simplista, deixando em falta o afeto e tals, o assunto mais recorrente se tornava o tesão e a vontade de perder a virgindade. O livro não funcionou comigo sendo sincera como sempre sou em todas as minhas resenhas e esta é a minha primeira crítica literária no meu feed, porque afetou a minha moral tanto de experiência pessoal, como de todas as mulheres que acompanho e fazem parte da minha vida e já compartilharam suas experiências pessoais comigo sobre a adolescência.

Já li outros livros que o autor era homem contando do ponto de vista da mulher e temos grandes nomes que já fizeram isso e repercutem até hoje. Eu como mãe e mulher feminista, acredito que há coisas que só uma mulher pode compartilhar de fato o que sentiu, pois só nós sabemos o real sentimento do que sofremos e passamos no meio de uma sociedade tão machista e preconceituosa. E acredito que isso incomodaria até mesmo as pessoas que demoram ou nem sequer chegam ao fato de ter desejo sexual como a protagonista, esse processo é muito pessoal para cada pessoa.

Eu não achei o final libertador para a personagem porque ainda a enxerguei muito presa ao que um homem poderia ser a salvação da vida que ela estava levando. Uma coisa que gostei foi que a protagonista era um suporte de suas amigas, mesmo com alguns pensamentos egoístas e lascivos, ela se manteve presente na vida de ambas, estando sempre disponível para o que quer fosse.