Vidas Secas

Vidas Secas Graciliano Ramos

Resenhas - Vidas Secas

Yasmin1290 26/03/2024

Vidas Secas
Que livro! Tantas coisas para se refletir e desenvolver. A minha primeira vez lendo foi muito interessante! Eu lembro de olhar as vidas de cada personagem e pensar:
- Como são vidas secas!

A seca, a fome, a exploração, a dificuldade da comunicação, ... acompanham-nos por toda a narrativa e fornece-nos pensamentos valiosos.

Eu recomendo imensamente! Foi um livro que me marcou muito. Tem até momentos que penso em determinados tópicos, como a necessidade de comunicação, e lembro logo da obra.

Próximo tópico tem SPOILER!

Além de tudo isso, eu preciso falar do que eu senti na morte da cachorra Baleia. Na 1ª. vez lendo, eu chorei TANTO que fiquei com dor de cabeça KKKKKKKKK e fui dormir pensando na Baleia T-T Nesta 2ª. vez, a meta era não chorar... mas chorei mesmo assim KKKKKK. Eu lembro de ter desenvolvido a morte dela com um amigo meu e refletir que o que pega é a escrita! Ela que nos faz chorar! A gente acompanha Baleia por toda sua trajetória de morte! O que ela está pensando, sentido, fazendo, delirando, ... Sério, quem é que não chora?

É incrível isso! Poder ter empatia e até, às vezes, colocar-se no lugar dos personagens. Outra coisa a se citar, é a esperança que ainda existe de que haverá uma vida melhor para eles (a família), mesmo com a realidade avassaladora. Toda vez que me deparava com isso, eu queria chorar! No meu primeiro relatório de leitura eu refleti sobre isso:

" É uma situação tão angustiante, que você pensa: - Todo mundo vai morrer, não há um futuro, não há uma esperança, fim de história. Porém, há uma parte em que Fabiano pensa no futuro, um futuro bom para a família, de uma vida digna... Eu sem esperança nenhuma e ele lança uma dessa!"

O final tem essa mesma esperança! A esperança de ter uma vida digna para eles.