O mago do Kremlin

O mago do Kremlin Giuliano da Empoli

Resenhas - O mago do Kremlin

Fernanda Almeida 29/03/2024

Altos e Baixos
Uma história contada com momentos bons e momentos arrastados. A baixa familiaridade com os nomes russos dificultou um pouco a leitura, pois confundia os personagens, mas aí já é uma limitação minha
Daniela.Silva 04/04/2024minha estante
Poxa tinha certeza que você falava russo kkk

Raquel Marina 31/05/2023

Muito interessante o modo como o autor aborda eventos reais numa obra ficcional. Quando ele traz os eventos que levaram o "czar" ao poder e seu modo de fazer política na Rússia contemporânea , eventos reais, é muito interessante.

Marcus 12/01/2023

A Rússia e seus czares
A Rússia sempre despertou uma relação de amor e muito ódio com o Ocidente. O autor mistura fatos reais com uma possível ficção pra relatar o papel de um ?marketeiro? político que ajudou na criação de Putin. Belas reflexões sobre nossa história contemporânea, sobre o jogo político e, já no final, sobre o poder dos algoritmos.

Gerson91 30/12/2022

Estarrecedor!
Um livro muito bem escrito que expõe estrategistas e revela estratégias geopolíticas de forma direta e inteligente. Vou ler mais obras deste autor com toda certeza.

@buenos_livros 06/11/2022

O Mago do Kremlin - Giuliano da Empoli ??/??
Não há limites para a capacidade criadora de um poder disposto a agir com a necessária determinação, desde que ele respeite as regras fundamentais de cada construção narrativa. O limite não está no respeito à verdade, mas no respeito à ficção.?
. 81/2022
. O Mago do Kremlin (2022)
. Giuliano da Empoli ??/??
. Tradução: Júlia da Rosa Simões
. Ficção Histórica | 256p. | e-Book
. @editoravestigio
. Uma ficção histórica contemporânea, baseada no acessor especial de Putin que ajudou a formatar a nova República russa. O analista político Giuliano da Empoli cria uma janela íntima sobre o poder e o impacto da comunicação na construção das narrativas que hoje dominam o mundo. O livro tem como fio um suposto encontro entre o autor e Vadim Baranov (Vladislav Soerkov, ex-primeiro ministro russo) trazendo fatos conhecidos e personagens reais, mas em um enredo romanceado, que não consegui parar de ler e fiz mais de 30 anotações. Uma leitura necessária para entender o momento geopolítico global. Uma das melhores leituras, senão a melhor, do ano.
. ?????????

trizclassics 22/10/2022

"Ninguém nunca escapa de seu destino, e o destino dos russos é que eles são governados por descendentes de Ivan, o Terrível." - O Mago do Kremlin, Giuliano da Empoli
O livro "O Mago do Kremlin", pelas minhas leituras rápidas em sites do exterior, é um livro do momento da Itália e França que finalmente chegou no Brasil (previsão de lançamento em novembro) sob selo da Editora Vestígio. Tive a honra de receber o livro antes do lançamento do Brasil pela editora. Para quem não sabe, eu gosto de ler sobre o governo Putin porque, embora seja algo que amedronta, ao mesmo tempo aguça curiosidade e, portanto, cá estou eu.

A obra é um longo monólogo de Vadim Baranov, inspirado em Vladislav Surkov. Este é um político e empresário russo, que foi nomeado como chefe da Administração Presidencial Russa de 1999 até 2011, período este em que Putin estava em seu melhor momento (diria eu). O empresário é visto por muitos como uma figura chave de poder e de influência do presidente russo. Para entender a dimensão da importância deste empresário para Putin, Adam Curtis da BBC credita a mistura de teatro e política a Surkov para manter Putin no poder, além de seus possíveis sucessores, desde os anos 2000.

Muito embora não seja possível estar cara a cara com Surkov, da Empoli aqui produz um romance que pode ser um retrato até então venenoso de Putin. Mesmo sendo uma ficção, o livro traz personagens reais, como Mikhail Khodorkovski e Igor Sechin, até fatos reais, como a reação de Putin aos ataques terroristas na Rússia quando ele era primeiro-ministro, os problemas pessoais de Boris Ieltsin, Merkel com medo de cachorros (também fiquei chocada?) e ainda o caso da petrolífera Yukos.

São pontos factuais da narrativa e que, obviamente, há muitos outros e a resenha me limita a expor. Entretanto, toda a obra nos traz situações que demonstram que, pegando gancho da obra de da Empoli “Os Engenheiros do Caos” (que sou muito fã, inclusive), Surkov é o engenheiro do caos de Putin, é uma das cabeças por trás de seu grande poder, influência, seu ar até então solitário, de poucas palavras e de quase um tsar.

Surkov viu em Putin, um homem loiro, baixinho, de olhar até então frio e de seus quarenta e poucos anos, uma pessoa que poderia se tornar o que foi e o que é atualmente. Durante toda sua atuação como conselheiro, nesta obra, temos toda a engenharia criada por ele, desde a transformação de Putin em pai da Rússia até o uso de minorias sociais para trazer mais pessoas ao lado do então presidente Putin que, venhamos e convenhamos, é uma tática eleitoral usada no Brasil atualmente. Basta ser atento.

O empresário uniu o que a população russa nostálgica a Stálin queria (uma visão até patriarcal de líder e uma união do povo como havia na URSS) ao Putin e conseguiu. Ao longo da obra, nós vemos essa metamorfose do presidente russo, de homem de poucas palavras em seu cantinho até ser o que é hoje, na guerra da Ucrânia. Sim, ela está aqui! Coincidentemente, o autor disse que a obra foi escrita antes da guerra, ele somente acrescentou este ponto.

A Ucrânia, nesta obra, é vista como “mãe da Rússia”, se bem que Rússia nasceu da Ucrânia. Então o conflito aqui é descrito como um conflito entre oriente e ocidente: Ucrânia quer se aproximar do ocidente, mas a Rússia não permite que “sua mãe” deixe-a para os Estados Unidos. Eis talvez a motivação do conflito, ao meu ver, sendo a minha própria teoria. No livro, o conflito entre os EUA e Rússia não é algo pontual, mas constante, como se a Guerra Fria nunca tivesse acabado e a Ucrânia é a cereja do bolo.

Portanto, a obra mostra a ascensão de Putin através da ficção e com muitos fatos verídicos. Vejo como uma leitura essencial para quem quer se debruçar um pouco sobre o que a Rússia passou e ainda passa, além de entender a metamorfose do político mais observado do mundo no momento. Isso a Rússia conseguiu: os olhos do mundo estão voltados para o país, hoje o mundo a teme e isso é positivo para Surkov.

E a frase que me marcou foi: "o que eu sei é que a Rússia sempre foi feita assim, a golpe de machado". É o loop infinito do país.

site: https://www.instagram.com/readstriz/