Downforce

Downforce Hannah Lily

Resenhas - Downforce

B.L. 07/04/2024

Jonah e Olivia ???
Enredo-> 4,5/5 (Muito Bom)

O livro trás uma estória hates to lovers bem gostosinha de se ler, com um casal cheio de química, personagens secundários maravilhosos e de quebra um slow burn de respeito.

Não comecei esse livro com grandes expectativas mas tenho que admitir que o enredo foi muito bem montado. Salvo algumas partes (entre mais ou menos uns 15% para uns 25% as quais eu achei os diálogos bem repetitivos) a estória foi super fluida e engraçada sendo que amo mesmo tempo debatia um tema muito importante sobre o machismo e a misoginia que as mulheres sofrem no mundo dos esportes, Hannah Lily conseguiu mostrar toda a desigualdade e fazer discussões fundamentais e sérias sobre o assunto. Se tem uma coisa que eu admiro é quando os autores no geral propõem discutir um assunto e realmente discutem, sem ficar na enrolação e diálogos sem sentidos fazendo um falso "militismo", a autora desse livro vai bem fundo nessa problemática, gostei muito.

PROTAGONISTAS-> 4,25/5 (Muito Bom)

OLIVIA-> 4,5/5 (Muito bom)

Começo dizendo que demorei um pouco para me conectar com essa protagonista pois no início do livro ela parecia mais uma daquelas protagonistas genéricas de hates to lovers bobinhas que coram por tudo e sempre deixam o protagonista levar a melhor.
Contudo, ao decorrer do livro fui percebendo que de bobinha Olivia Fraser não tem absolutamente NADA! Amei ver ela se impondo e brigando, amei ver o seu amadurecimento além de uma evolução incrível.
Olivia é o tipo de protagonista que vamos nos apaixonando de pouquinho a pouquinho pois ela é forte, decidida, tem uma inteligência emocional absurda, é muito autoconfiante e corre atrás de seus sonhos sem temer com quem ela tem que bater de frente.
Achei super louvável a sua luta pelas mulheres nos esportes além das várias lacradas e tapas verbais que ela dava nos machistas misóginos sem se manter mais calada.
Enfim, foi uma protagonista muito boa que teve uma evolução incrível, só não dei nota máxima para ela porque demorei a me conectar um pouco com ela no início como disse mais acima, mas tirando isso Olivia Fraser foi a patroa!

JONAH-> 4/5 (Muito Bom

Se eu tive uma dificuldadizinha em me conectar com a Olivia no início do livro, com o Jonah foi no finalzinho do livro. Vejam bem, Jonah Scott é um personagem complexo cheio de inseguranças, medos e inicia o livro com um psicológico meio ferrado por conta da grande pressão em cima dele por não ter ainda um campeonato mundial como o seu pai e o seu avô (duas lendas do esporte automobilístico)
Sendo bombardeado direto por cobranças, tendo o seu contrato com o seu time sob ameaça, achando-se ser uma decepção para o seu pai que nem mais fica até o final de suas corridas, Jonah Scott tá no ponto de ruptura e sendo um personagem assim eu esperava um desenvolvimento mais profundo dele. Não estou dizendo do que ele foi mal desenvolvido, muito pelo contrário, achei uma evolução muito boa. Contudo, de certa forma foi um pouco apressada, dava pra autora ter aproveitado mais tempo com ele como ela fez com a Olivia.
Mas tirando isso eu gostei muitíssimo do Jonah, ele foi um sonho, o tipo de personagem grumpy mais que por dentro é todo fofinho e protetor com os seus. Gostei muito de ler sobre as suas inseguranças e ele lidando com elas. Jonah é o típico personagem que parece ser frio e duro mas que na real é um amor e faria absolutamente tudo por aqueles a quem ele ama. Foi legal ler ele voltando a ser aquele homem alegre do início de sua carreira, gostei bastante, muito bom!

RELACIONAMENTO DOS PROTAGONISTAS-> 5/5 (Perfeito)

Que relação bem construída meus amigos! Teve de tudo: Hates to lovers, Grumpy VS Sunshine, Slow Burn, One Bed Trope (de certa forma kkk), dentre outros.
Eles iniciam o livro no hates, se bicando e brigando toda vez que respiram o mesmo ar, no entanto, ambos já tinham um crushzinho um no outro, então é tipo "eu te odeio mas com certeza de pegaria" kkkkkk
Amei ler o desenvolvimento deles, como eles foram de duas pessoas que mal se suportavam para amigos incríveis e logo após parceiros românticos maravilhosos que ajudam, entendem, ouvem, encorajam, apoiam, defendem e amam incondicionalmente um ao outro. A viagem que eles fazem juntos como uma jogada de marketing pata mostrar que eles não se odeiam tanto foi ESPETACULAR! Jonah é super cadelinha da Olivia e ela é super paciente e empática com os medos dele.
Enfim, um casal maravilhoso, daqueles que você percebe que nasceram para estar juntos, simplesmente perfeitos!