O culto amarelo

O culto amarelo L. H. Vaz

Resenhas - O culto amarelo

Cibele 14/04/2024

O livro vem com uma Entidade de brinde!
Livro: O Culto Amarelo
Gênero: Horror l Suspense l Aventura
Avaliação: ?????
Acredito que as palavras que mais resumiriam e seriam corretas para descrever essa narrativa seriam: IMPACTANTE e ATERRORIZANTE.
O início do livro nos leva primeiramente a uma ambientação de igreja evangélica, onde é descrito um culto de maneira detalhada e eu confesso que me trouxe muitas risadas, a descrição é perfeita e eu me senti lá vendo aquelas cenas cômicas que acontecem. A minha risada e diversão se dissipou quando logo de cara aparece um demônio com aparência de garotinho na igreja, com intenção de perturbar as pessoas.
Nosso protagonista Arthur tem o dom de enxergar coisas fora do comum e, sua mãe adotiva sem compreender os episódios que ele sempre sofre, acaba optando por levar ele em igrejas em busca de uma cura para o ?problema? que ele possui, visto que nem os médicos e medicamentos conseguiram resolver as tais alucinações do garoto.
Nosso personagem está na mesma igreja em que o demônio surge e consegue ver nitidamente a presença caminhando pelo ambiente, observando a todos com uma feição zombeteira e, inocentemente, Arthur fica se questionando onde está a mãe daquele menino que perambula pela igreja. O que ele não sabe é que mais ninguém consegue ver o pivete, apenas ele. O pequeno demônio para em frente os fiéis, escolhendo uma vítima para conseguir tirar a paz de todos e assim foi. Após uma sequência de acontecimentos, a pequena criatura nota que Arthur, em meio a todos os fiéis, consegue o enxergar e logo sai atrás dele.
Com esse início impactante, fica impossível não se prender ao livro de cara. O primeiro capítulo me causou arrepios além do que eu poderia explicar aqui nessa resenha.
Sabemos que Arthur tem visões e que ele não entende o que acontece, pois de acordo com todos ao seu redor, ele sofre de alucinações.
Depois de um curto período de tempo, nosso protagonista e sua mãe se mudam para outra cidade para iniciar um novo ciclo e ele irá começar sua jornada em uma nova escola, onde acaba conhecendo Amanda e Saulo, dois personagens importantes no livro.
Nessa escola, tem uma aluna chamada Andrea que percebemos estar sofrendo perturbações de algo que vai além da nossa compreensão. As descrições do que se passa na cabeça dela me causou mais arrepios e muita tristeza, pois ela está passando por tudo aquilo sozinha para proteger as pessoas que ela amava, o que me mostrou o grande coração e a bondade de Andrea. A pobre jovem acaba sofrendo as consequências do mistério que a rondava e se joga do prédio da escola, causando um baque em todos.
Os três amigos se reúnem para discutir sobre o acontecimento e ligam o fato com o professor e uma fofoca de um suposto caso entre ele e a aluna e Saulo, com uma birra particular por ser reprovado por ele, bate nessa tecla de que ele tinha tudo a ver com o ocorrido, nos deixando com mais um mistério na cabeça.
Temos uma delegada também na narrativa super maravilhosa, uma personagem extremamente forte e empoderada, que percebe a ligação do caso de Andrea com mais outros similares que acontecendo, parecendo ser uma ?Febre de su1c1d10s? entre os jovens, e o que todos tem em comum é: o tal professor. Hmmmmmmmmmm!! rs, tem caroço nesse angú.
O que seria o tal culto amarelo? Será que esse culto amarelo tem a ver com os acontecimentos estranhos que rodearam Andrea e os outros jovens que tiveram o mesmo fim trágico? Quem está por trás de tudo? Ou será que os acontecimentos foram apenas episódios de depressão profunda? Tudo isso descobrimos ao longo da narrativa, que a cada página se torna mais intrigante.
Arthur e seus amigos saem em busca de resolver esse mistério e ajudar a alma penada de Andrea que aparece para eles de forma bem mórbida, e vamos acompanhar todo esse processo de perto.
O final da leitura foi simplesmente ESPETACULAR, fugindo de todas minhas expectativas e superando elas. O reboliço que foi, os acontecimentos que foram se desenrolando e me deixando totalmente sem fôlego foram perfeitos! Não encontrei uma falha no enredo e nem no tempo narrado, a história foi muito bem amarrada, não deixou nada em aberto e nenhuma informação que deixasse o leitor com dúvida ou sem entender algum acontecimento.
Recomendo demais a leitura se você quiser sentir medo e, ao mesmo tempo, sair rumo a uma aventura cheia de coisas sobrenaturais envolvidas.

Notas particulares:
Personagens: ????? ? Cada um deles foram bem desenvolvidos e estruturados. Foi bem fácil criar conexão com eles, tornando a leitura bem emocionante e envolvente. Temos os capítulos focados, às vezes, especificamente em um, o que torna cada indivíduo especial e único na história. Considerei isso um diferencial muito positivo.
Universo: ????? ? A história se passa em MG e o escritor foi tão maravilhoso na ambientação que eu me senti realmente em Minas Gerais. Eu nunca estive realmente no estado, mas com a descrição detalhada eu posso dizer que eu definitivamente já estive lá. Sem defeitos nenhum, tudo descrito com muito amor (deu para sentir lendo) e com muito empenho em transmitir ao leitor todos os detalhes do lugar. Isso contribuiu demais para a narrativa ter um toque de realidade.
Sentimentos: ????? ? Terror, horror, arrepios, fadiga, incertezas e paranóias fizeram parte de mim durante toda a leitura. Teve momentos que eu dei uma pausinha na leitura para absorver os acontecimentos porque me trouxe um pouco de medo kkkkkkkkk Teve umas partes de escritas da entidade que eu fiquei com medo de ler e ser de verdade do tanto que penetrou em mim a leitura, posso confessar que eu passei os olhos sem tentar entender com medo de abrir um portal na minha casa para o além.
Narrativa: ????? ? Simplesmente impecável. A escrita foi fluída, dinâmica e de fácil entendimento. Temos gírias populares, diálogos informais típicos entre amigos e jovens, novamente: isso dá um tom realista na narrativa, nos aproximando da leitura e fazendo-nos sentir dentro da história e visualizando realmente como se fosse de fato um filme.
É volume único: ( ) sim (x) não
Se a resposta for não:
Quantos volumes tem: O escritor irá lançar uma sequência de livros do mesmo universo e pode ser que venha uma continuação para nos causar mais terror.
Gancho para os outros livros: Simplesmente perfeito! Trás ao leitor curiosidade sobre a continuação (fora a ansiedade rs)
Vale a pena a continuação? (x) sim ( ) não, não me gerou interesse

Ei, Bora Ler Mais! 23/03/2024

?[RESENHA LITERÁRIA]?
? Para os amantes de Lovecraft e todos os que amam um terror sobrenatural arrebatador, ?O Culto Amarelo? é o livro ideal para vocês!

? Em que vamos acompanhar um grupo de adolescentes, cada um com a sua peculiaridade, tentando resolver um grande mistério e, ao mesmo tempo, não acabarem perecendo, pois uma estranha seita macabr# que cultua um deus antigo sanguinári# vai ir atrás deles, principalmente de um integrante do grupo que consegue ver e se comunicar com mort#s e assombrações perigosas.

? Como fã de carteirinha desse universo macabro, me senti completamente imersiva na história, como se eu fosse um dos personagens. Sentindo diversos tipos de emoções diferentes ao mesmo tempo, pois quando tudo parecia tranquilo, acontecia algo terrível ou uma reviravolta.

? A história se desenrola em Minas Gerais, tendo mais destaque em Belo Horizonte, em que o autor descreveu cenários muito bem detalhados e típicos destas regiões, mostrando também sua cultura e diversidade.

? A escrita é bem fluida e envolvente, você nem percebe que está lendo! As descrições das cenas tenebros#s e angustiantes transmitem toda a dor e desespero de forma impecável para o leitor, como também consegui sentir as emoções de cada um dos personagens em diferentes situações em que eles se encontram.

? É impossível não ficar desesperado vendo o grupo de adolescentes sofrer tanto e torcer muito para que tudo acabe bem no final. Mas nem tudo é como os leitores desejam, lembre-se, é uma história de terror!

? E temos também uma forte referência à religião de matriz africana no livro, principalmente, através do personagem Tomás, que vocês vão gostar muito dele e de seu jeitinho extrovertido.

? ?O Culto Amarelo? é sem dúvidas um livro que mescla o terror cósmico com o cotidiano estudantil, tudo é tão bem entrelaçado e único, vocês vão se surpreender muito lendo.

Deia tá lendo 14/03/2024

?O culto amarelo
Em um dia que seria normal na escola Juscelino Kubitschek, uma tragédia acontece, a aluna Andréia misteriosamente cai do telhado, a jovem infelizmente não resiste aos ferimentos.
A escola e os amigos não entendem o motivo para Andréia ter feito o que fez, porém, a estimada amiga começa a aparecer para alguns de seus amigos, quase os levando a loucura.
Os jovens, então, decidem procurar por respostas, pois, ao que parece, tem algo escondido nessa história e enquanto os amigos não desvendarem, Andréia não terá paz.
Será que o grupo de adolescentes amigos de Andréia estão preparados para enfrentar "O culto amarelo"?
?Quote
"A maioria das pessoas não consegue ter em mente o momento exato onde a vida começou a desandar."
?Minha opinião
Um suspense/terror que eu gostei pra caramba!
E por gostar tanto é até difícil falar, pois queria contar tanta coisa, mas isso vou deixar para você ler e descobrir.
A escrita do autor é super fluída e envolvente e você não conseguirá para ler.
Por ser um grupo de amigos tentando resolver e combater algo, isso me lembrou Stranger Things (e eu amei isso).
Outro ponto super positivo é que o livro tem referência a religião de matriz africana na história e ficou incrível.
É impossível não torcer pelo grupo de amigos e vibrar com eles.

LHVaz 13/03/2024

Eu sou L. H. Vaz, o autor.
"O Culto Amarelo" é o meu romance de estreia. Foram três anos acordando às 5 da manhã para pesquisar, procrastinar às vezes e escrever. Nessas 394 páginas, quase 80mil palavras, eu tinha somente uma regra: essa história tem que ser divertida!
E eu tô feliz em dizer que consegui.
"O Culto Amarelo" é aterrorizante, instigante, com bom ritmo, bons personagens, enredo que não te deixa parar de ler, ambientação fantástica (Muito obrigado Belo Horizonte!) e personagens cativantes. Resumindo, um livro divertido!

Espero ser uma boa companhia para você leitor, e que você volte logo. Daqui a pouco meu próximo livro estará aqui para você avaliar.

S2

site: https://flyve.com.br/566/o-culto-amarelo