Revista Superinteressante [ed.461] - 03/2024

Revista Superinteressante [ed.461] - 03/2024



Resenhas - Revista Superinteressante [ed.461] - 03/2024


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Pedro.Oliveira 30/05/2024

Mais uma ótima edição da Superintendente. Dessa vez abordando o estoicismo. Foi uma ótima matéria para se ler, aprendemos sobre a origem e história dessa corrente filosófica tão em moda ultimamente, e que apesar do glamour que é passado seus fundadores/divulgadores gregos eram simples e apenas passaram a sua sabedoria. Ótima matéria de capa.
comentários(0)comente



z..... 20/03/2024

Março de 2024
"Estoicismo"
Interessantes alguns princípios, como disciplina, resiliência e valorização do racionalismo em situações estressantes. Este último não significa passividade ou derrotismo, mas enfrentamento sem a visão de tragédias (creio que pode-se dizer "cabeça fria" para as atitudes). Gostaria de conferir obras dos autores citados (Seneca e Zenão).
É uma visão que contrapõem o imediatismo materialista, hedonista, impulssivo e egoísta que tem dominado a sociedade. Vale a conferida.

"Dengue"
O dossiê tem abordagens históricas e científicas. Um dos destaques foram pesquisas para controle da população de mosquitos. Obviamente as recomendações profiláticas são essenciais, mas também existem investimentos de manipulação genética para combate às fêmeas (são elas que picam).

As Supernotícias no início tem muitas curiosidades e a que achei mais interessante foi a mudança no tamanho de certa espécie de baleia para evitar câncer. Será que procede... Seja como for o contexto abordou o Paradoxo de Peto, que não conhecia, e foi tratado como uma resposta anticancerígena na natureza. Novidade que gostaria de entender melhor...

O artigo na seção Essencial, sobre o declínio do Facebook, instiga criticidade sobre razões do sucesso e declínio em redes sociais, correlacionado à ciclos sedutores aos usuários, que depois se tornam abusivos em favor de investidores, terminando na enrolação com esses para benefícios interesseiros unilaterais. Tipo assim: atrai usuários, depois bombardeados por propagandas, que depois já nem correspondem aos tratos comerciais com a empresa parceira, visando essencialmente lucro. Por aí...

Das dicas, conferi o doc "O último navio negreiro", na Netflix. História nos EUA, com abordagem essencialmente dissertativa. Os pontos são importantes, mas deixa a desejar em imagens e ações sobre o contexto abordado (parece que ficou para os programas da NatGeo, quem conduziu a busca do navio).

Essas e outras na edição.
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR