Canção dos Ossos

Resenhas - Canção dos Ossos

Christina B I @portal.da.romantasia 17/06/2024

Fantasia + suspense psicológico + romance perturbador @portal.da.romantasia
A TRAMA
O livro já começa sombrio, com o enforcamento da mãe de Elena, condenada pelo uso de magia proibida no Império. Essa condenação arruína o nome da protagonista, que, apesar de sua origem humilde, possui uma forte ambição e vaidade. Elena busca a perfeição artística junto com suas duas únicas amigas, Ciça e Meg, que competem entre si por um cobiçado cargo musical.

MAGIA POR MEIO DA MÚSICA E DOS OSSOS HUMANOS
O canto de Elena e de suas amigas cria magia e oferece um vislumbre de um futuro promissor, pois esse poder é utilizado como arma de guerra no Império. Existe também o feitiço proibido feito com ossos humanos, que potencializa a magia. Ainda quanto à parte fantástica há a fantasma, uma professora e amante obsessiva de Elena.

UM ROMANCE PERTURBADOR, COM HOT
Na parte romântica, o livro é inspirado no Fantasma da Ópera e apresenta um triângulo amoroso perturbador. Elena fica dividida entre Theodora, sua amiga de infância e filha do reitor, que pode lhe oferecer um casamento seguro e status, e Eco, a fantasma da ópera, que promete um caminho de maior ambição artística e magia. O livro contém cenas sensuais e algumas inquietantes, explorando temas de amor, obsessão e ciúme.

IMPRESSÕES
Apesar do romance, o foco da história está nos efeitos psicológicos da pressão pela perfeição artística. Acompanhar Elena e duvidar de suas narrativas foi o que mais me envolveu. Será que sua mãe era tão terrível? Suas amigas tão competitivas e venenosas? Eco existe ou é uma criação da mente de Elena? Essas perguntas me prenderam na leitura, assim como a curiosidade sobre as sucessivas mortes e os corpos desaparecidos. Achei que o primeiro ato, que apresenta Elena, suas amigas e Theo, poderia ser mais curto, mas ele é crucial para que primeiro confiemos em Elena antes de começarmos a duvidar dela. Enfim, se você gostou de Cisne Negro, vai adorar Canção dos Ossos, pois tem a mesma vibe de suspense psicológico e narrador não confiável. É um livro sombrio que nos arrasta para as catacumbas da mente humana, combinando de maneira intrigante a ambição com elementos sobrenaturais, além de um romance doentio. E o final... é explosivo!

site: https://www.instagram.com/p/C8UN3dHOUZf/?img_index=1

Camily 11/06/2024

Fervor
Aterrorizante. Instigante. Glamouroso. Inevitável. Chocante. Verdadeiro. Sagaz. Fantástico. Impressionante. Arrepiante. Misterioso. Torturante. Dominante. Inebriante. Beber dessa história e ouvir todos esses cânticos foi saboroso. Faltam sinônimos para descrever tamanha grandeza de criatividade, ser, sutileza, pertencimento e individualidade. Que experiência única. Fascínio, limpo e claro.

sofiacmarques 09/06/2024

O livro é muito bem escrito, mas senti falta de maiores detalhes do universo em que eles vivem. A impressão que tive é que fiquei alheia ao ambiente que o livro se passa, e algumas coisas que ficaram um pouco ??jogadas??. Além disso, me irritou um pouco os momentos que a Elena era muito sonsa, mas tudo tem uma explicação no final, que inclusive eu adorei. Achei muito bem estruturado, quando penso no resto da leitura ele faz muito sentido e explica muita coisa.

Hataak0 08/06/2024

O ódio que eu tenho pela Eco é MUITO grande
Foi a primeira vez que eu chorei nos agradecimentos. Sinceramente, que livro perfeito. Mesmo eu tendo odiado a grande maioria dos personagens, ou de ter odiado a Eco, que no começo eu gostava horrores. O plot foi tão maravilhoso, me vi pensando "meu Deus, como assim?". Não pude esperar menos da Giu, maravilhosa. Fiquei esperando esse livro por um mês e logo que chegou, me vi ansiosa para ler e vamos falar a verdade, foi um dos melhores livros que eu li esse ano. Amo demais a Giu, ela não tem noção
Milena579 09/06/2024minha estante
A eco é do mal? Ainda tô lendo hegeh

Milena579 09/06/2024minha estante
A eco é do mal? Ainda tô lendo hegeh

Slamanoqchato 07/06/2024

Minha experiência.
O livro tinha tudo para ser um dos meus favoritos, mas infelizmente não foi o que aconteceu. Para ser sincera, eu esperava bem mais do livro em si.
As primeiras 100 páginas, para mim, foram bem arrastadas, tanto porque a escrita é extremamente detalhada, o que tornou vários momentos maçantes durante a leitura e até confuso em alguns pontos, quanto pela falta de profundidade das personagens que nos são apresentadas no início do livro.
Existem momentos onde há romance entre as personagens, mas que não teve uma boa preparação para isso, fazendo com que eu não simpatizasse com isso e achasse a narrativa um tanto jogada, principalmente em momentos de suspense, quebrando toda o clima, me dando a impressão que certa personagem só está ali para ocupar o cargo de par romântico, já que não há um aprofundamento nela.

Eu gostei bastante do mundo mágico que foi criado, como a magia surge e se relaciona, como podemos ver um desenvolvimento na protagonista, os momentos de terror e suspense, depois de certa aparição, que foram muito bem escritos. O final inesperado, ao menos para mim, toda a trama no geral, foi bem estruturada e criada.

É um bom livro. Apesar de partes maçantes, tiveram outras que fluíram muito rápido e muito boas. Diria que gostei do livro, mas que ele poderia ser bem mais.

Amanda 06/06/2024

Queria esquecer pra ler de novo
Não há detalhes suficientes que consigam resumir tudo o que senti lendo esse livro.

Descobrir as nuances da história, conhecer a Elena em cada um dos capítulos, entender os plots? tudo é uma experiência maravilhosa, mesmo que sombria.

O mais forte de tudo é saber que muito da Giu está nessa história, de certa forma, é como ver uma amiga contar o que se passa com ela, em sua mais profunda e frágil intimidade.

Falei isso pra Giu e deixo aqui também: foi um privilégio ler Canção dos Ossos, um feliz, confuso, intenso, sombrio e bonito privilégio.

Lalala2 05/06/2024

Maluquice
Cara que livro deliciosamente maluco, nas primeiras 50 páginas eu pesquei uma parte do final e fui comentando até o final em voz alta, mas o acréscimo sobre quem é a Eco e sobre quem é a Elena, o todo é realmente fascinante.

O quanto esse livro fala sobre inveja, egoísmo, raiva e desejo acima de tudo, realmente algo surpreendente e que deixa aquela indignação, mas é uma obra tão humana que assusta.

Bia 02/06/2024

Sou muito fã do Fantasma da Ópera, então quando a Giu anunciou que esse livro era uma releitura sáfica, eu fiquei muito ansiosa para lê-lo, e a espera valeu a pena!

Reconheci alguns trechos vindos do Fantasma (It is a engagement, not a crime ?), mas achei bom que a autora fez algo muito diferente. Gostei do worldbuilding, da forma como a magia funciona através da música.

A protagonista, a Elena, me surpreendeu por não ser uma mocinha totalmente ingênua. Muito interessante ver como ela vai se tornando consciente de sua ambição. E, assim como ela, eu também tinha um certo afeto por Cecília e Margot, mesmo estas não merecendo hahaha

O final me deixou chocada, pois eu estava esperando algo a la Fantasma da Ópera, e aqui foi algo totalmente novo. Terminei a leitura e acho que fiquei uns bons minutos olhando pro nada, tentando absorver o que aconteceu hahaha

Achei muito bom, e agora sigo com vontade de ler mais trabalhos da autora!

Alex 02/06/2024

Eletrizante
É incrível como Giu é uma das melhores escritoras contemporâneas e se dedica a construir um universo todo em cada livro.
O esforço e preocupação na construção de vocabulário, detalhar os ambientes.
Não existe século XXI nessa história. É imergir nas catacumbas do Conservatório e sair dias depois com suas pupilas dilatadas que estranham o sol.
Para quem gosta, assim como eu, de ficção e sair da rotina de leituras tranquilas, esse livro é essencial em 2024.

Lina.Ruiz 01/06/2024

Canção dos Deleites
Por onde começo?

Os primeiros parágrafos da história foram uma gangorra em meu cérebro, entre o encanto pelas palavras e a estrutura textual ainda inexplorada por mim. Sem a familiaridade com a escrita de Giu, o começo me deixou cambaleando procurando entender o que tão rápido era fascinante.

A escrita carrega trechos sinestésicos com as referencias a sons, instrumentos e vibrações, mas também com gostos, toques e texturas e cores destacadas como uma protagonista brilhante. Há tropeços aqui e acolá com repetições daquilo que já foi dito, mas nada suficiente para atrapalhar a leitura.

A história iniciou um caminho cativante no meu coração em seus detalhes, as conversas movidas a quitutes e folhados, as gárgulas com nomes que começam com "g", a descrição da magia, e claro, tudo ao redor de música, mas foi o decorrer dos dias de Elena, que eu ansiei por devorar cada pedacinho de cada letra percorridas pelos meus olhos.

As personagens intragáveis alimentadas por venenos humanos, mentira, ódio, inveja, egoísmo e ciúme, foram um especial deleite, afinal, adoro livro de mulher maluca. Também me encontrei em êxtase na linha tênue em cores contrastantes que é o desejo, a atração e o carinho, mas entre todos eles, a obsessão, a necessidade de possuir, de ser o Sol ao redor de planetas humanoides, de ter absoluto controle enquanto a de respirar.

E o final, os últimos capítulos, nossa, era tudo que eu almejava enquanto me aproximava do fim.

Se há um gosto amargo em caminhos iluminados, sempre existirá uma doçura como puro mel, naquilo que for sombrio.

Mari 31/05/2024

Maravilhoso
Achei o world building desse livro muito criativo e bem diferente. Gostei muito de todas as referências musicais, embora tenha achado um pouco confuso o que era potência, o que era motriz, o que faziam as cordas, o sopro etc.

A narração na perspectiva da Elena ajuda muito a nos conectar com os sentimentos dela, de forma que não tem como ficar triste com a morte de nenhum personagem (menos o último).

Achei algumas cenas bem desnecessárias, mas tudo bem. Importante ressaltar que esse livro não tem NADA de romancezinho, nem espere por isso.

Mesmo tendo lido o último capítulo antes de chegar na metade do livro, o final me surpreendeu MUITO. Será que pode ser considerado um final feliz?

A maior crítica que tenho é: MUITOS ERROS EDIÇÃO! Palavras faltando plural, um nome escrito errado - logo após a personagem se apresenta. São coisas que em uma fanfic são fáceis de ignorar, mas num livro chamam atenção e distraem da leitura.

No todo, foi uma leitura fantástica.