Canção dos Ossos

Canção dos Ossos Giu Domingues

Resenhas - Canção dos Ossos

Bia 02/06/2024

Sou muito fã do Fantasma da Ópera, então quando a Giu anunciou que esse livro era uma releitura sáfica, eu fiquei muito ansiosa para lê-lo, e a espera valeu a pena!

Reconheci alguns trechos vindos do Fantasma (It is a engagement, not a crime ?), mas achei bom que a autora fez algo muito diferente. Gostei do worldbuilding, da forma como a magia funciona através da música.

A protagonista, a Elena, me surpreendeu por não ser uma mocinha totalmente ingênua. Muito interessante ver como ela vai se tornando consciente de sua ambição. E, assim como ela, eu também tinha um certo afeto por Cecília e Margot, mesmo estas não merecendo hahaha

O final me deixou chocada, pois eu estava esperando algo a la Fantasma da Ópera, e aqui foi algo totalmente novo. Terminei a leitura e acho que fiquei uns bons minutos olhando pro nada, tentando absorver o que aconteceu hahaha

Achei muito bom, e agora sigo com vontade de ler mais trabalhos da autora!

Alex 02/06/2024

Eletrizante
É incrível como Giu é uma das melhores escritoras contemporâneas e se dedica a construir um universo todo em cada livro.
O esforço e preocupação na construção de vocabulário, detalhar os ambientes.
Não existe século XXI nessa história. É imergir nas catacumbas do Conservatório e sair dias depois com suas pupilas dilatadas que estranham o sol.
Para quem gosta, assim como eu, de ficção e sair da rotina de leituras tranquilas, esse livro é essencial em 2024.

Lina.Ruiz 01/06/2024

Canção dos Deleites
Por onde começo?

Os primeiros parágrafos da história foram uma gangorra em meu cérebro, entre o encanto pelas palavras e a estrutura textual ainda inexplorada por mim. Sem a familiaridade com a escrita de Giu, o começo me deixou cambaleando procurando entender o que tão rápido era fascinante.

A escrita carrega trechos sinestésicos com as referencias a sons, instrumentos e vibrações, mas também com gostos, toques e texturas e cores destacadas como uma protagonista brilhante. Há tropeços aqui e acolá com repetições daquilo que já foi dito, mas nada suficiente para atrapalhar a leitura.

A história iniciou um caminho cativante no meu coração em seus detalhes, as conversas movidas a quitutes e folhados, as gárgulas com nomes que começam com "g", a descrição da magia, e claro, tudo ao redor de música, mas foi o decorrer dos dias de Elena, que eu ansiei por devorar cada pedacinho de cada letra percorridas pelos meus olhos.

As personagens intragáveis alimentadas por venenos humanos, mentira, ódio, inveja, egoísmo e ciúme, foram um especial deleite, afinal, adoro livro de mulher maluca. Também me encontrei em êxtase na linha tênue em cores contrastantes que é o desejo, a atração e o carinho, mas entre todos eles, a obsessão, a necessidade de possuir, de ser o Sol ao redor de planetas humanoides, de ter absoluto controle enquanto a de respirar.

E o final, os últimos capítulos, nossa, era tudo que eu almejava enquanto me aproximava do fim.

Se há um gosto amargo em caminhos iluminados, sempre existirá uma doçura como puro mel, naquilo que for sombrio.

Mari 31/05/2024

Maravilhoso
Achei o world building desse livro muito criativo e bem diferente. Gostei muito de todas as referências musicais, embora tenha achado um pouco confuso o que era potência, o que era motriz, o que faziam as cordas, o sopro etc.

A narração na perspectiva da Elena ajuda muito a nos conectar com os sentimentos dela, de forma que não tem como ficar triste com a morte de nenhum personagem (menos o último).

Achei algumas cenas bem desnecessárias, mas tudo bem. Importante ressaltar que esse livro não tem NADA de romancezinho, nem espere por isso.

Mesmo tendo lido o último capítulo antes de chegar na metade do livro, o final me surpreendeu MUITO. Será que pode ser considerado um final feliz?

A maior crítica que tenho é: MUITOS ERROS EDIÇÃO! Palavras faltando plural, um nome escrito errado - logo após a personagem se apresenta. São coisas que em uma fanfic são fáceis de ignorar, mas num livro chamam atenção e distraem da leitura.

No todo, foi uma leitura fantástica.

Vinícius 30/05/2024

Apesar da revelação final previsível, adorei como o livro foi fiel a essa essência sombria e desesperançosa até o fim. às vezes a boa literatura é aquela onde o(a) autor(a) expurga seus demônios, e é exatamente isso que vi a Giu fazer aqui. espetacular!

Pri 29/05/2024

Escrevo essa resenha com lágrimas nos olhos depois de finalizar essa leitura.
A escrita da Giu é magia pura e eu tive que segurar para não terminar mais rápido, para sentir tudo que esse livro me fez sentir.

O final me pegou desprevenida e eu amei isso, virou meu livro favorito da Giu (provavelmente até ela escrever o próximo).

catberryx 29/05/2024

Canção dos Ossos
O que a Giu fez aqui é incrível, é uma fantasia envolvente que faz você desconfiar de tudo e de todos.
Tem um plot twist no final que eu já esperava, mas que me deixou surpresa mesmo assim.

LARISSAFAMBRI 26/05/2024

Diferente
Eu realmente acredito que nem tudo é para todo mundo e está tudo bem ser assim! Esse livro não funcionou nada comigo, é uma leitura muito descritiva, um pouco parada e me deixou com o coracao apertado demais.

Muito impressionante como a autora construiu uma fantasia tão diferente do que costumamos ver e para mim essa foi a parte mais legal.

Acompanhar a elena nesse livro foi a mesma coisa de acompanhar um protagonista em filme de terror, TODAS as vezes ela escolhia as piores decisões.

Como comentei no início, a leitura não funcionou comigo e no geral eu recomendaria para um grupo muito específico de leitores.

Manuella ð± 25/05/2024

Eu desconfiava que essa mulher era perturbada mas pqp esse final me deixou surpresa, dito isso 5 estrelas!!!

DAbora277 24/05/2024

Um plot twist cheio de reflexões
Que livro incrível, terminei ele faz cinco minutos, e fiquei olhando para o nada, pensando em como essa obra nos deu uma lição, se você leu até o final como eu, vai perceber como as catacumbas trabalham em nosso interior, em nosso Âmago. Sofri com Elena, vi a sua trajetória e o seu final, assim como dos outros personagens, incluindo a sórdida Eco. Você se desespera, passa raiva, e aprende em cada capítulo.

Para a autora, não pare de escrever. De todos os seus livros, esse é o meu preferido pela tamanha profundidade e enredo. Que esse livro tenha muito destaque daqui para a frente!

Luanafossile 15/05/2024

Genial!!!
Leitura instigante, envolvente e muito viciante, depois de uma semana sem conseguir ler esse livro veio e me prendeu.
Ameii demais!!
Fantasia volume único perfeita demais!!!