Cupim Layla Martínez

Resenhas - Carcoma

Dilso 12/05/2024

A casa...
Gerações sentidas por uma casa, que é também personagem. Livro bem escrito, perturbador, misterioso e inquietante.

Drics 03/05/2024

Bisavó. Avó. Mãe. Neta. Quatro gerações de mulheres e um casulo que demarca a vida (e a morte) de cada uma delas: a casa. Casa esta que, não apenas cenário de sombra, refúgio e dor, é elemento fundamental que traga o leitor. Pra dentro. Pro fundo. O horror. Layla Martínez cria uma narrativa que se assemelha a uma infestação. Ao primeiro contato, infiltra-se e, entre nervos, se alastra. Cresce. Domina. Apodrece. Devora tudo o que cerca, como veneno, tal qual #Cupim. O filho do patrão sumiu, a quem culpar? Os capítulos intercalam neta e avó – velha e menina –, duas vozes que narram as diferentes perspectivas das fúrias, desejos e rancores desta casa que abriga seus corpos, mas também cava as entranhas destas mulheres e aprisiona suas ruínas.

Romance de estreia da espanhola @lay_martinezvicente assombra e fascina ao condensar o suspense, que se entrega apenas quando quer; a prosa tem uma oralidade particular que nos engole até o fim. Curto, denso e maldito, como toda leitura com efeito de #PedradaNaCara deve ser.

site: https://www.instagram.com/p/C5JlkY4PhuK/
Vania.Cristina 03/05/2024minha estante
Acho que preciso ler esse.

Chris Botosso 30/04/2024

Mágoa e vingança
"Nesta casa não se herda dinheiro nem anéis de ouro nem lençóis bordados com as iniciais, aqui o que os mortos nos deixam são camas e ressentimentos."
O trecho representa o romance, repleto das sombras que habitam a casa, quase a protagonista da história. Sombras que não conseguem partir porque têm contas a acertar.
Lenta e gradualmente, alternando o foco narrativo entre avó e neta, vamos descobrindo as origens da casa e do rancor visceral que a habita.

Icaro 19/04/2024

Ódio
Livro incrível, um dos melhores que li esse ano. É impressionante a capacidade humana de se reinventar, não existe inteligência artificial capaz de criar uma narrativa tão envolvente e tão inovadora. Recomendo muito a leitura!

André Vedder 17/04/2024

ódio e rancor à flor da pele.
Um livro raivoso onde o ódio permeia por todo seu enredo.
A autora parte da premissa de uma casa "amaldiçoada", cheia de espíritos e sombras, para tratar de assuntos mais delicados e pertinentes, como a violência contra mulher e preconceitos.
Através de uma escrita interessante e cheia de rancor, passamos a acompanhar as moradoras dessa casa e uma trama de vingança que se anuncia.
Faltou um aprofundamento melhor nas personagens, mas acredito que na narrativa aqui proposta, sua extensão o tornaria maçante.

"É preciso colocar terra entre você e homens como esse antes que eles a joguem em cima de você".

"Sei que ela vai morrer de desgosto. Hoje em dia chamam isso de depressão mas aqui sempre foi morrer de desgosto".

ManiMeira 09/04/2024

Maravilhoso!!!
Sabe quando você termina um livro e fica "não sei o que pensar, só sentir"? Foi exatamente assim minha leitura de Cupim, livro extremamente poderoso na ambientação de horror, poderoso nas críticas, poderoso na construção das personagens e suas relações!

O livro conta a história de uma família, de uma casa construída a partir de dor e abuso, e de mulheres que cresceram nela cercadas de sombras, fantasmas e ódio.

A narrativa é construída a partir do ponto de vista da neta e avó que moram nessa casa, elas começam contando o presente e vão retrocedendo, nos mostrando aos poucos a história da família. São narradoras pouco confiáveis que escondem segredos e querem desmascarar uma à outra.

Eu entendi como proposta do livro demonstrar através desse horror fantástico as consequências do sistema patriarcal, machista e colonizador da sociedade, mostra mulheres sofrendo com a pobreza, a falta de emprego, o desprezo da sociedade, os maus tratos pelos homens e como é impossível ficar ilesa a partir disso, as sombras e o ódio crescem, e vamos descobrir o que as mulheres dessa família fazem quando o ódio as consome.

tavim 30/03/2024

Cupim, de Layla Martínez
Infiltrado em veias e vigas, morte em gente e casa; o tal temor que teima nunca partir. o mal que ameaça e ronda é vivo, ileso no ato de matar. sobra aos espectros esperar redenção, que jamais se ascende, presos à reclusão. a casa capta, resguarda pra si esses anseios e sempre repete o tormento, aos residentes mortos e vivos, vivos, mas sem a chance real de viver. é daí que se consome e cresce o mal, precisa da fagulha de vida alheia pra se preencher de morte, seja o mal de gente viva ou de gente morta.

entre narrações alternadas da avó e neta, o livro de layla martínez percorre sobre a morte que a casa, onde ambas vivem, acolhe. com uma crescente de fatos adicionados, as personagens montam o próprio histórico familiar tanto quanto da vizinhança, e assim o mal e a morte aumentam de tamanho. a escrita perspicaz da autora traz certo tom poético a esse terror e faz brilhar ainda mais a luz a qual os espíritos do romance não encontram. no fim, talvez fique a questão: o que acontece no livro é realmente ficção?
______________________________________________

No Instagram, publico mais resenhas e ilustro todas as capas dos livros que leio.
Acesse @tavim para ver.
tavim.com.br

site: https://www.instagram.com/tavim/

Matheus656 24/03/2024

‘cupim’ (tradução de joana angélica d’avila melo) nos é apresentado com uma casa viva (um ambiente envolto em sombras, impregnado de nojo, de violência e de um sopro maligno, que aprisiona as mulheres de uma linhagem ancestral em um ciclo de vida e de morte, sem qualquer possibilidade de escape) - que eu diria ser de fato a protagonista da narrativa -, que ruge e que sente, atormentada por sombras e por ressentimentos, de pessoas condenadas, de santos, de mortos e de orações. com duas mulheres, avó e neta - por quem o romance é narrado com divergentes vozes que vagueiam entre o presente e o passado e que entrelaçam as suas respectivas vivências -, opostas e cúmplices, cheias de raiva e ávidas por vingança, ambientada em uma cidade onde as diferenças de classe e a misoginia são dominantes.

comecei a lê-lo sem muita informação sobre a história, como geralmente gosto de fazer. e isso me surpreendeu desde o primeiro capítulo. ‘cupim’ é um livro curto mas poderoso. embora breve e com um estilo simples - que chega a ser muito semelhante à oralidade -, a autora foi capaz de mergulhar em uma aura sombria, cheia de podridão, de raiva e de amargura, principalmente na composição das personagens e das diferentes histórias que permeiam a obra. uma maldição forjada através da pobreza, do ódio, da guerra, da classe e do género.

para além de uma história de terror, o livro também é um texto que fala das diferenças sociais e das suas consequências, dos horrores do cotidiano e do misticismo. histórias muitas vezes impregnadas no sangue, que acompanham diferentes gerações de uma mesma família. terror e realidade se unem para desenvolver uma história magistral em sua totalidade. sem dúvidas, um marco da ficção especulativa e do horror. leria mais umas 100 páginas se fosse possível.

apenas saboreiem. acho que tudo o que eu tentar exprimir aqui ainda não será o suficiente para descrever essa experiência. a obra de layla martínez fala por si só, como as paredes, a cama e o armário presentes no texto. recomendado do início ao fim.

Yasmin O. 17/03/2024

Literatura espanhola. Deleite de livro, visceral, com maldições intergeracionais, repleto de "female rage", vingança, ressentimento, contra os patrões, os homens desprezíveis, "os parentes, os policiais, os padres, os alcaguetes, quem quer que fosse", narrado em primeira pessoa por avó e neta, as párias do seu povoado, consideradas bruxas, rogadoras de pragas (adoro! rs), que enquanto fazem um "amarrado" com fios de cabelo rezam o rosário.

"(...) Não lhês dê descanso virgenzinha minha porque nós não o temos". (pág. 66).

"(...) Estava claro que esta família era maléfica, bastava nos ver todas viúvas e solteiras e sem homens porque nenhum aguentava." (pág. 106)

E aqui, assim como em Espelho Partido da maravilhosa Mercê Rodoreda, a casa é um dos personagens, uma entidade viva, que como um "apodrecedouro" consome tudo, com seus mortos embaixo das camas e dentro dos armários, inclusive os fantasmas da Guerra Civil Espanhola, que também têm lugar no livro.

"Nesta casa não se herda dinheiro nem anéis de ouro nem lençóis bordados com as iniciais, aqui o que os mortos nos deixam são camas e ressentimento. A malquerença e um lugar para se largar à noite, essas são as únicas coisas que você pode conseguir nesta casa". (pág. 10)

"É que nesta casa os mortos vivem tempo demais e os vivos pouco demais. Aquelas que estão no meio, como nós, não fazem nem uma coisa nem outra. A casa não nos deixa morrer mas tampouco viver fora dela." (pág. 77)

"A velha tem razão quando diz que nesta casa a raiva nos come, mas não é porque nascemos com algo retorcido por dentro. Aquilo vai se retorcendo depois, pouco a pouco, de tanto apertarmos os dentes." (pág. 81).

Amei, total minha zona de (des)conforto! Recomendadíssimo!

Luciana 15/03/2024

Um terror que envolve bastante ressentimento e vingança, com uma crítica social interessante.
A autora consegue criar uma atmosfera bem densa e sufocante, com desenvolvimento satisfatório.
Vale a pena ficarmos de olho nos próximos livros.
Maria4043 17/03/2024minha estante
Coloquei esse livro na minha lista de leitura agorinha mesmo, e agora, depois dessa resenha, quero ler o mais rápido possível.

Luciana 18/03/2024minha estante
Não traz nada de novo, mas ela criou uma atmosfera interessante. É uma autora pra ficar de olho.

Pati 15/03/2024

Cupim

Em seu romance de estreia, Layla Martínez nos traz um terror feminista de força bruta, uma casa e várias gerações de mulheres que a habitam.

O ódio e a vingança permeiam a narrativa, alternada entre avó e neta, não nomeadas, uma vez que são representantes de uma sociedade que as excluiu por serem mulheres e pobres.

A casa é habitada por vozes, fantasmas e santos, que trazem proteções e maldições, numa tentativa de equilíbrio/vingança frente a uma sociedade misógina e excludente.

Com um terror envolvente, a autora traz uma narrativa repleta de realismo mágico a um pequeno vilarejo na Espanha. O leitor vai precisar de muita coragem para entrar nessa casa!

?Esta casa é uma maldição, meu pai nos amaldiçoou com ela e nos condenou a viver entre suas paredes. E aqui estamos desde então e aqui continuaremos até apodrecermos e muito depois disso.?

Ved 14/03/2024

Apesar de curto, a autora consegue desenvolver tudo o que propõe de forma coesa e direta. Gosto dos capítulos intercalados entre as duas narradores (neta e avó), duas gerações distintas com olhares distintos sobre a casa e seus rangido! O termo "Cupim" é sem sombra de dúvidas o ódio alimentado conforme as gerações que conviviam na casa iam dando valor às sombras existentes na mesma.

O sincretismo religioso de forte influência católica consegue mostrar traços da cultura espanhola do interior, de pessoas ligadas ã tradição romana, mas também à essência nativa dos primeiros povos do país.

Não dei cinco estrelas por achar que alguns acontecimentos ficaram em aberto, alguns nós ficaram desfeitos ou nem sequer foram atados.
Mestizo 15/03/2024minha estante
No fim eu fiquei sem entender se o livro é bom rs ou não pela sua resenha .

Ved 16/03/2024minha estante
Ele é bom sim! Não foi a melhor leitura, mas recomendo! :)

Thais645 13/03/2024

Uma leitura incômoda num universo povoado por fantasmas, santos e anjos. A casa parece um personagem à parte, na qual transita toda espécie de desconforto humano. Embora tenha sido avaliado como um fenômeno literário (feminista) na Espanha, achei que deixou muito a desejar, especialmente pelo final desconexo. Não me conectei com nenhum personagem também. Três estrelas e olhe lá.

lara 08/03/2024

Um livro curto mas que não deixa de ser impactante. utiliza de uma linguagem simples e poderosa para denunciar o machismo, misoginia e o preconceito com pessoas de diferentes classes sociais através de uma narrativa que acompanha mulheres de diferentes gerações de uma mesma família.
gostei de como os personagens não são identificados além de títulos como “avó”, “mãe”, “filha” etc, e de como utilizou elementos clássicos do horror para contar uma história que é a realidade de muitas mulheres na sociedade atual. acredito que a história irá ressoar com muitas pessoas e será apreciado, especialmente, por aqueles que gostam de literatura de terror feminista.

agradeço ao NetGalley e à editora pelo envio de uma cópia antecipada em troca de uma resenha honesta.