Todas as Nossas Primeiras Vezes

Todas as Nossas Primeiras Vezes Bia R.D. Ramos

Resenhas - Todas as Nossas Primeiras Vezes

rae 08/04/2024

Meu comfort book de 2024 ?
Camila é apaixonada por seu melhor amigo de infância. E talvez, só talvez, com o passar do tempo ela se apaixona pela irmã mais velha dele que por sua vez, nunca demonstrou ter interesse algum por sua amizade.
Mas tudo é muito novo e diferente. Em meio a dúvidas e descobertas, Camila precisa se entender e entender o que sente.

Alguns pontos são tratados no livro, o principal deles, para mim, é a homofobia. O fato de acontecer dentro de casa deixa o assunto ainda mais sensível e doloroso. Essa parte me pegou um pouco por ter vivido isso também.

O romance é dividido em duas fases então temos Camila adolescente na escola e Camila na faculdade entrando na fase adulta.
Nele temos flertes inocentes, outros nem tanto assim. Alguns encontros e outros desencontros. Mas é tudo milimetricamente calculado para prender o leitor. Eu amo isso.

Devo dizer que esse foi um dos meus melhores lidos de 2024 e um dos comforts da vida, simplesmente porque me apaixonei por essa história. É uma ótima opcão pra quem veio de uma leitura mais pesada, carregada com fantasias ou muitas informações.

Todas as Nossas Primeiras Vezes é ambientado no Brasil e tem menções à Marvel (que eu amo).
É uma leitura fofa e gostosa que eu com certeza indico pra todo mundo. Todos precisam ler TNPV e é isso.

A forma como a história é escrita faz o leitor se sentir numa conversa direta com a protagonista. Como se estivéssemos ouvindo ela nos contar tudo. Em dado momento entendemos que isso definitivamente faz sentido e porque. Confesso que essa é uma das coisas mais fofas do livro.

Eu preciso falar sobre o final e dizer que a Bia simplesmente ACABOU com a minha sanidade mental ali. Sério, como pode uma simples ligação mudar completamente o rumo da história e me fazer chorar TANTO?

sentineila 15/06/2024

Bi brave
Facilmente um dos melhores livros que eu li este ano, e eu quase perdi isso por medo da quantidade de páginas. Foram mais de 600 lidas como se fossem apenas 10. Me impressiona ter lido tão rápido, considerando que há livros menores que eu demoro quase um ano para finalizar. Mas o mérito é todo da Bia; ela escreve muito bem!

A Camila é identificável ao ponto de me assustar. A maior parte dos trechos destacados por mim foram dela sendo "literalmente eu", sejam eles sobre aceitação, medo da mãe, uma necessidade absurda de estar apaixonada ou até o esforço para esconder quem realmente somos por medo de decepcionar as pessoas. Juro, um dos pontos altos de identificação foi ela ter medo de anestesia pelo mesmo motivo que eu tinha e, de quebra, ainda ser apaixonada, louca, alucinada pela Andressa (que nem eu).

Eu particularmente achei a Camila uma ótima protagonista. Geralmente, eu me apego mais ao interesse amoroso (e aconteceu de novo), mas tenho um carinho especial por ela. A Andressa é outra história. Passei o livro inteiro babando por ela junto com a Camila, torci muito por elas duas, e ainda estou esperando a minha Andy aparecer ?

Indico muito a leitura! Minha resenha não faz jus ao quanto eu amei ler e ao quão incrível o livro é. A história não é só romance; na verdade, toca em assuntos delicados como aceitação, autodescoberta, um pouco de ansiedade e até a forma como o divórcio dos pais afeta os filhos. LEIAM!!

Carolis 30/04/2024

QUE ROMANCE INCRÍVEL!!!
Gostei muito da forma que autora abordou os temas nele, a questão da adolescência, do ciclo familiar, do período de dúvidas e descobertas em relação à sexualidade e as coisas da vida em si.
Eu amei a construção das personagens, os diálogos e tudo, tudo mesmo.

Simplesmente um dos melhores lidos de 2024, e olha que ainda nem é Maio.

Karen533 28/04/2024

Eu só tenho elogios. Eu daria mil estrelas se fosse possível.
Me fez reviver algumas coisas da minha vida, me trouxe muitas emoções positivas, e me deixou desesperada várias vezes (surtos nada leves e nada tênues).
Se eu tivesse uma Andressa na minha vida, eu nunca deixaria ela ir embora.

Maria4113 30/04/2024

Sensível e vulnerável
Cada palavra, cada frase e cada capítulo desse livro estava repleto de vulnerabilidade. É definitivamente uma das melhores leituras da minha vida, porque ele tem um enredo muito bem construído, assim como personagens maravilhosos. A narrativa é encantadora (não porque é um conto de fadas) mas porque é real, é delicada, é um lugar de conforto e apoio. Andy e Mila eu me apaixonei por vocês, por suas histórias individuais, pela evolução, a maturidade, e por cada pequena escolha de vocês, me apaixonei enquanto casal e enquanto indivíduos. Os demais personagens são maravilhosos, meu completo amor a Brenda, uma personagem cheia de histórias, com um passado difícil e que ainda é assim é super engraçada, uma diva. Henrique maravilhoso, o melhor ex da história, Ana Clara e Jessy me fizeram rir o tempo todo, e o Renan, o nosso principezinho. Enfim, amei muito tudo que essa história me proporcionou. Chorei horrores e está na minha lista de melhores livros já lidos. Esse é livro fantástico, com assuntos importantes abordados de maneira muito cuidadosa, com uma sutileza e delicadeza impressionante. É um ato de coragem expor tanta vulnerabilidade de maneira tão sensível. E sim, 'as pessoas certas sempre vão nos apoiar' e as vezes só precisamos de ' um ato de coragem, um mínimo segundo dela'.

Kami 12/06/2024

Babilônico!
Simplesmente perfeito! Me identifiquei com tanta coisa nesse livro que fiquei preocupada kkkk mas foi maravilhosa a leitura e era o que eu estava precisando depois de meses de ressaca. Mila e Andy, eu amo vocês lendass

Manu 19/04/2024

Ai, que gracinha!
Como quem não quer nada comecei a ler esse livro hoje enquanto ia para o trabalho e?fiquei torcendo para chegar logo em casa e continuar a leitura. Extremamente bem escrito e adorei completamente as duas personagens. Senti uma quimica boa entre as duas e confesso que gostei ainda mais por ser um ?slow burn? bem parecido com aquele livro ?um dia? em que o casal vai se desenvolvendo por anos. Me apeguei demais aos coadjuvantes e a autora arrasou muito desenvolvendo as histórias secundárias. Enfim, ótima leitura em uma sexta aleatoria do mes de Abril.

driellydinniz_ 28/05/2024

?????
???????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

emi.0 18/05/2024

"não, eu pego mulher desde que... sei lá, eu era um embrião"
No dia que o oscar acrescentar a categoria "melhores narrativas literárias" estejam vocês todos preparados para esse livro sair com o prêmio!!

eu adorei tudo desse livro, meu deus, como pode, a vida seria muito infeliz sem livros saficos leves e apaixonantes como esse aqui?

a história é linda, a forma como ela é narrada é tão genial que transforma esse livro muito único e significativo. adorei cada detalhe, adorei a sutileza, a sinceridade, a realidade que nele é retratada (e não só sobre como é complicado sair do armário, mas, também, como é difícil largar uma coisa que você começou por se sentir pressionado a terminar, me identifiquei tanto com a andy nessa questão que parei de ler por algumas horas pq me senti tocada, tudo isso acontece, e é real, e é importante falar sobre isso), o romance, o amor entre as personagens e todo o processo de descoberta da cami! eu amei tudo isso ?

é meu novo ebook safico favorito!

foi muito bom acompanhar todas as primeiras (e as últimas) vezes da camilla!

TODAS AS SAFICAS DEVERIAM LER ESSE LIVRO, ADEUS!

mhbookstan 25/04/2024

NOTA 10??
Camila foi completamente apaixonada pelo seu melhor amigo de infância por muito tempo, até que todas as suas esperanças foram esmagadas quando Renan confessou estar interessado em outra pessoa. E é aí que tudo começa, e Andressa Batista, a irmã do seu melhor amigo, passa a ocupar seus pensamentos com certa frequência, mais do que uma garota heterossexual pensaria em outra garota. Camila não entende por que a irmã do seu melhor amigo lhe causa sensações que ela nunca havia sentido por ninguém, e talvez esteja apaixonada por uma garota.

?Todas as nossas primeiras vezes? é, sem dúvida, um dos melhores livros que li até agora este ano. É uma leitura envolvente e agradável, mas ao mesmo tempo aborda temas como sexualidade, homofobia dentro de casa, autoaceitação e ansiedade, de forma leve e sensível. Um aponto que me cativou muito foi a divisão do livro por fases, permitindo acompanhar várias etapas da vida de Mila, desde a escola até a faculdade, e todo o seu processo de autoaceitação em relação à sua sexualidade.

Outro ponto que não posso deixar de mencionar é o evento que é Andressa Batista, que mulher meus amigos haha. O quanto eu amei essa personagem não está escrito, não apenas pelo fato de ser representada por uma atriz que eu já amava, mas também pela personalidade da personagem. Posso afirmar com toda certeza que ela é incrível.

No geral, não é apenas um romance entre duas garotas, vai muito além disso. Gostaria de ter lido algo parecido quando comecei a assumir para mim mesma que também gostava de garotas. Me conforta saber que meninas que gostam de outras meninas podem ter acesso a livros como esse hoje em dia, para que possam entender que está tudo bem e que não estão sozinhas nesse processo de autoaceitação. E como a própria Camila fala, as pessoas certas não vão te odiar.

larissa3637 08/06/2024

Primeiras o que?
Mesmo que essa escrita narrada tenha me irritado em um momento, eu senti que estava conversando com a protagonista o livro inteiro e isso foi me deixando intrigada e ansiosa para saber mais e mais. Era como se eu tivesse sentada no sofá ouvindo alguém me contar a maior fofoca da sua vida. Camila, agora somos besties! Eu não esperava nada por esse livro, mas me surpreendi e provavelmente ele está entre meus favoritos desse ano. Achei que seria mais um clichê sáfico, mas tiveram tantos momentos imprevisíveis que eu me surpreendi. Eu amei a história da Mila e da Andy, mas confesso que não consegui achar o sentido nesse título... enfim, livro 10/10, arrasou muito!

sunflowrs 30/04/2024

Amei...
Meu primeiro livro safico. Confesso que amei demais. Um casal extremamente apaixonado e me identifiquei e me vi muito na Camila. Estou estaziada(?) com o decorrer da história e com o casal principal e amei cada personagem secundário. Amei mesmo, leiam!

Mille Reis 05/05/2024

É triste perceber que as vezes é necessário uma -muleta- como o Henrique, apenas pq você não consegue sair do ciclo vicioso em que foi educada a entender que romance é apenas o heterossexual.
A Camila depois de muito sofrer consegue se entender e graças a Deusa, a Amanda é uma mulher apaixonada e paciente.

Esposa da Girl in Red <3 18/05/2024

Uma gracinha (mais pra graçona)
Peguei esse livro com o intuito de ler algo leve, só pra descontrair e valeu a pena. É um livro fofo, trata de coisas importantes e sérias, tem um casal que é UMA GRAÇA, a forma de narrativa é muito interessante, as personagens são incríveis (todas)... muito bom mesmo! Eu só achei que ele é muito longo, isso acabou atrapalhando um pouco a experiência pra mim. Vamos ser sinceros, hoje em dia ninguém tem mais tempo pra nada e eu acabei ficando presa nesse livro por um mês exatamente por conta de não ter tempo e o livro ser bem longo. Mesmo assim, a história é muito bem escrita e feita, me identifiquei com praticamente todos os personagens, ri, quase chorei, comemorei, gritei, xinguei etc. Eu super sugiro, mas se você quer ter realmente uma experiência perfeita, pega pra ler quando tiver tempo, quando estiver de férias, sei lá, não faz que nem eu!