Verme

Verme Eduardo Andrigo

Resenhas - Verme

Gabyh 25/04/2024

Uma leitura completamente visceral
Eu já tinha visto um pouco do talento do autor em "Rebobine o Medo", porém nada me preparou para ler "Verme".
Todo mundo já pensou nos sentimentos ruins que sentem diariamente como uma grande bola que pesa dentro de si, e se vivêssemos em um mundo em que seria possível literalmente tirar isso da gente seria uma loucura.

A escrita do Andrigo é um espetáculo aqui. Frases curtas e diretas nos apresentam como funciona a cabeça do protagonista, que é uma pessoa com deficiência que vive com um irmão abusivo e um dom que rapidinho vira uma maldição.
Todo o decorrer da história após a visita de um certo cliente no consultório do protagonista é visceral. A forma que ele começa a se afetar com os relatos dos pacientes, como sua vida vai sendo demonstrada como um arrastar de pernas, um sobreviver a cada dia, um rezar para não acordar no dia seguinte; a gente vê ele definhar bem aos poucos, e a leitura vai se tornando arrastada e pesada, mas ainda fluida, porque afinal, vermes continuam rastejando fluidamente independente dos espaços que elas se infiltrem.

"Verme" é uma experiência completamente diferente de tudo que eu já tive. Com uma escrita impressionante, um protagonista que é uma incógnita, um dom de família que vai sugado-o aos poucos e muitas críticas sociais bem pontuais, essa história me deu uma outra perspectiva sobre as coisas, principalmente sobre os psicólogos kkkkkkkkk.