Eureka: poema em prosa

Eureka: poema em prosa Edgar Allan Poe

Resenhas - Eureka: poema em prosa

Hygor.Zorak 21/05/2024

Reflexões interessantes, mas?
Reflexões interessantes, possuindo algo do não-dualismo, mas leitura bem cansativa. Não por ser um livro complexo, o conteúdo é bem contemporâneo, mas por ser um livro prolixo, com uma sensação de sofismo, onde o autor parece estar querendo ?provar um ponto de vista?.

Pol 25/07/2024

É o que véi??
Primeiro de tudo que eu não fazia ideia do que se tratava esse livro, comecei a ler jurando que ia ser mais uma ficção do Poe etc e tal. No começo já deu pra entender que ele tava seguindo um caminho mais de ?ensaio? dos estudos dele sobre o universo e pensar ok vamos lá, tenho nada contra vou amar ver algo sobre o universo com o Poe escrevendo?.. se eu entendi 5% do que ele fala nesse livro foi muito até eu acho, uma grande viagem.
Já li alguns livros sobre ciências, desde os que tem linguagens mais casuais como uns de estudo mesmo mais complexos, mas desde o começo esse do Poe tem algo que eu não tava conseguindo associar bem o que ele tava falando. Lia, relia, pensava, tentava ler de novo e simplesmente o que ele tava explicando não entrava bem na minha cabeça, não sei se porque ele tava falando de um assunto complexo sendo complexo igual na escrita ou por outro motivo.
Os recortes que entendi quando ele deixava tudo que fosse técnico de lado e falava mais como se fosse um texto dele eu gostei, muitas passagens quando ele vai pra um lado mais poético são bem interessantes.
Achei em vários momentos que ia abandonar a leitura por não estar conseguindo entender mas persisti e acabei (muito embora tenha sido uma leitura muito arrastada, tinha dias que lia três páginas e a cabeça já ficava pesada).
É isso eu acho né,
xx

Cazé 31/08/2024

Um livro sobre o cosmos
Talvez a frase que mais possa resumir a ideia por trás do livro é a seguinte. "É um livro sobre como o Universo é perfeitamente um enredo divino."

Nesse sentido, o autor discorre, ainda que de maneira prolixa, desde a criação do universo até as disposições de astros no universo, suas formas velocidades, influências dentro das nebulosas, galáxias, buracos negros e afins até a idealização do fim do universo através do colapso da gravidade, uma vez que massa atrai massa, e isso também serve para grandes astros.

O livro é de fato muito interessante, mas como são ensaios do final da carreira do Poe, mesmo quem está acostumado com seus contos se espanta perante a complexidade dos argumentos utilizados. O livro não é simples, mas muito cativante e instigante.

Mateus.Silva 06/09/2024

Eureka
A leitura mais difícil que tive no ano. Do começo ao fim, achei chato e desinteressante. Além de não entender nada, eu não me importava o suficiente com nada que lia para tentar entender algo. Só terminei porque é curto e ainda tinha a esperança de em algum momento algo fazer sentido ou se tornar interessante. Não aconteceu.