Buscando o Autocontrole

Buscando o Autocontrole Augusto Cury

Resenhas - Buscando o Autocontrole

Bruno.Caiuan 14/03/2024

Não estava esperando
Agora consigo entender o porquê de Augusto Cury ser tão aclamado assim.
Não estava esperando que esse livro fosse tão bom e que fosse me ajudar tanto.
Consegui me identificar e encontrar muitas melhorias que posso dar na minha vida.
Nesse livro ele tanto te mostra os problemas, quanto as causas e as soluções. Obviamente não elimina a necessidade de acompanhamento psicológico, mas já de uma grande ajuda à quem precisa.

_pam0808 31/12/2023

Como diz o próprio título, o propósito do livro seria encontrar meios de conquistar o autocontrole e isso acontece quando conseguimos controlar nossa forma de pensar, que por sua vez só acontece quando conseguimos mudar nossa forma de olhar as coisas. Eis o que considero a primeira lição: desenvolver um olhar multifocal para as situações.

Ao meu ver a segunda lição é quando o autor fala sobre as janelas da memória (neutra, light e killer) e da grande necessidade de editar pensamentos, sentimentos e atitudes causados pelas janelas killer, memórias traumáticas que desencadeiam crises, através do olhar multifocal.

Já a terceira lição para mim é quando o autor menciona a importância não apenas da qualidade dos nossos pensamentos, mas da quantidade de pensamentos. Estar conectado a tudo o tempo todo é desgastante e a Síndrome do Pensamento Acelerado, conhecida pelo acrônimo SPA, prejudica nossa concentração e, na minha opinião, a nossa própria capacidade de autocontrole.

Do meio para o final do livro o autor dá algumas ferramentas para gestão da emoção (p. 77) e um questionário para desenvolver o autocontrole (p. 121).

Por último, embora soem superficiais, deixo alguns trechos para reflexão:

#1 O quanto você tem sido surpreendente?

#2 Faça o inesperado.

#3 Inspire pessoas e se inspire.

#4 Seja merecedor das medalhas de bronze, prata e ouro.

#5 Você tem dentro de si tudo de que precisa para seu crescimento, todo potencial para ser o que quiser ser e conquistar o mundo.