Bolo de Limão com Sementes de Papoula

Bolo de Limão com Sementes de Papoula Cristina Campos

Resenhas - Bolo de Limão com Sementes de Papoula

Ana 07/01/2023

Espetacular
Apesar do começo lento esse livro é incrível. Algumas coisas na escrita da autora me perturbaram mas eu gostei muito. Fazia muito tempo que eu não me emocionava com um livro.

Paula Juliana 21/11/2022

@overdoseliterariaoficial

Simplesmente lindo! Uma obra envolvente, sensível e tocante!

E como uma boa receita essa obra se apresenta em partes, primeiro os ingredientes:

Bolo de Limão com Sementes de Papoula - de Cristina Campos

INGREDIENTES:

- Duas irmãs protagonistas absurdamente fortes,

- Uma colher de chá de sal DO MAR para fazer o leitor chorar (só um pouquinho),

- Duas ou três xícaras de muita cultura e críticas sociais, e umas voltinhas pelo mundo para assim voltar para a ilha de origem,

- Uma pitada de amores impossíveis, segredos do passado, a acontecimentos inesperados,

- E 285 páginas de amor, o melhor tempero para deixar o CORAÇÃO bem quentinho!

MODO DE PREPARO:

''Em uma tigela, misture o trigo com o sal.

Acrescente... ''

SEGREDOS, TRAUMAS, BRIGAS E DESCOBERTAS!

Quando comecei a ler essa obra nada poderia me preparar para o enredo, não poderia imaginar me envolver tanto com Mariana e Anna, duas irmãs unidas pelo amor, separadas durante anos por uma briga sem sentido e reaproximadas pela vida! As duas protagonistas não poderiam ser mulheres mais diferentes, porém, igualmente fortes, seguindo cada uma delas seus caminhos e com provações diferentes.

Anna e Marina sempre foram muito próximas, filhas de um homem do mar, e uma mulher muito dura, aos 14 anos Marina foi mandada para um colégio interno, enquanto Anna permaneceu na Ilha de Maiorca, o tempo passou, Marina se transformou em uma ótima médica, trabalhando com uma ONG para os Médicos sem fronteiras atuando em países que necessitavam de ajuda, é assim que nossa história começa com a moça na Etiópia, atuando em um parto de uma adolescente de 15 anos, enquanto isso Anna se casou e teve uma filha, e sempre permaneceu no mesmo lugar, com um marido que não a valorizava, com uma vida de muitas aparências e uma filha que não compreendia, havia aprendido com sua mãe quando nova a não se impor na vida, era não ver, não ouvir e não falar, só existir.

Uma briga séria separa essas mulheres e é uma herança inesperada que as uni novamente. As irmãs recebem uma herança de uma desconhecida e é assim que Marina volta para casa e sai em busca de descobrir quem é essa mulher misteriosa que deixou uma propriedade com uma velha padaria.

A escrita da autora Cristina Campos é também maravilhosa e me fez sentir íntima de suas protagonistas. A edição está linda e uma delícia de se apreciar assim como a obra!

Bolo de Limão com Sementes de Papoula me capturou desde o primeiro capítulo, não espera encontrar uma história tão envolvente, sensível e tocante, repleta de sentimentos, histórias, amores, traumas do passado e família. Conhecer Anna e Marina e acompanhar toda as suas jornadas foi tão gostoso quanto as receitas de pães e bolos apresentadas logo no início de cada capítulo. O livro te pega pela curiosidade primeiro referente ao passado dessas mulheres, suas histórias, e depois para saber quem é Lola a mulher misteriosa que sabia o segredo do Bolo de limão da avó das protagonistas e que quando deixou a herança mudou o rumo de suas vidas.

Bolo de Limão com Sementes de Papoula é sobre reencontros, lembranças, anos perdidos, segredos, maternidade, amizade, família e receitas, aquelas que aquecem muito mais que o coração, engrandecem a alma! Recomendadíssimo!

Paula Juliana

site: http://overdoselite.blogspot.com/2022/11/resenha-bolo-de-limao-com-sementes-de.html

Karini.Couto 27/01/2023

Sabe aquelas histórias que faz você pensar um longo tempo após o término de sua leitura? Pois é assim com esse enredo.

"Alguns segredos são persistentes e insistem em voltar para desvendar o passado"

Um enredo que vai falar sobre segunda chance, família, coragem, perdão e muito mais, conduzindo o leitor por uma trama emocionante.

Duas irmãs afastadas desde a adolescência, se reencontram por conta de uma herança, deixada por alguém do qual sequer se lembram quem seja.

As irmãs seguiram destinos distintos, uma está em um relacionamento infeliz e a outra optou por ter uma carreira profissional e sem vínculos familiares (filhos e afins).

De início, o que nos impulsiona é saber como elas perderam o convívio, como se distanciaram. Aos poucos vamos sendo envolvidos no enredo e percebendo cicatrizes do passado e todas as situações que ambas vivenciaram que levaram elas até o momento desse reencontro.

Um livro que me envolveu e me trouxe diversas reflexões, através de uma escrita fluída e cativante, Cristina Campos fala sobre diversos assuntos presentes no dia a dia, tais como família e suas particularidades, amizade, maternidade, erros, consequências, perdão, sentimentos e tantos assuntos, que sem dúvidas, vai mexer com qualquer leitor. E o principal, fala sobre mulheres adultas, que decidem mudar a rota.

Bolo de limão com sementes de papoula, foi uma leitura incrível, da qual sentirei saudades, e meu primeiro favorito desse ano (não foi a primeira resenha do feed). Que livro maravilhoso! Me trouxe reflexões e o principal, nunca é tarde para recomeços e mudanças.

A edição está linda, passem as fotos para conferir. Recomendo fortemente essa leitura para todos os leitores.

site: https://instagram.com/alempaginas

Natalie.Biancovill 11/09/2023

Um livro tranquilo, sem altos e baixos
Pois é meu povo, é isso mesmo que vocês leram. O livro é bemmm tranquilinho e por isso acabou que não me causou fortes emoções (o que pode ser bom ou ruim hahaha).

A história é linda e muito bem contada, mas eu achei que a autora faltou um pouco na parte de atiçar a curiosidade pro leitor pelo menos querer saber o que vai rolar. Confesso que meu maior incentivo pra ler foi ele ser do clube do livro e que em vários momentos fiquei com preguiça da história.

"Nossa Nat, mas falando assim parece que é chato o livro..." Eu sei que parece, mas não é chato. A história é linda e a mensagem por tras dele também. Eu acho que talvez não tenha encaixado muito com o ritmo que eu estava vivendo no momento que eu li, por isso senti falta de algo a mais, mas repito: a historia é muito interessante e vale a pena ler.

Evy 05/02/2023

"Uma casa é o lugar onde alguém é esperado"
Iniciei 2023 com a leitura desse livro e foi uma das melhores coisas que fiz. Aquele tipo de leitura empolgante, gostosa, que acalma o coração e a alma e dá vontade de parar de viver pra ficar lendo o dia inteiro! Esse tipo de leitura é super necessária, e saindo de um ano super tumultuado e cheio, foi muito bom pra acalmar o coração e me dar ânimo pra fazer muitas outras leituras!!

Primeira vez que leio algo da autora Cristina Campos e gostei demais da narrativa da autora. Apesar de em alguns momentos, achar que ela correu com alguns detalhes que eu gostaria de saber mais, o enredo foi muito bem construído e teve um ritmo bem balanceado no todo. Os personagens foram bem construídos e consegui me conectar com a maioria deles, inclusive sentir ranço de alguns. Faz toda a diferença quando o autor consegue nos fazer sentir todos os tipos de emoções durante a leitura.

A história se passa numa pequena cidade da Espanha, onde duas irmãs que haviam se distanciado durante a adolescência, voltam a se encontrar por causa de uma herança que receberam de uma senhora da qual nenhuma delas tem lembrança. Tantos anos separadas, tornaram as duas praticamente uma estranhas uma para a outra e nessa busca pela identidade da senhora e descobrir o que fazer com a herança, voltam a se conhecer e conectar aos poucos.

Apesar de parecer um enredo simples, a autora conseguiu costurá-lo com temas bastante importantes como maternidade, amizade, relacionamento tóxico, representatividade, temperando tudo com muitos segredos e receitas especiais cheias de memórias. Ainda é importante frisar que são duas protagonistas mulheres que de formas diferentes, tomam as rédeas de suas próprias vidas, decidindo trilhar novos caminhos.

Super recomendo a leitura!

Mari 17/08/2023

Gostei
Um livro sensível e tocante, que me emocionou em vários momentos. Fiquei um pouco decepcionada com o final, embora não tenha sido inesperado. Gostei de saber mais sobre costumes locais e me senti numa pequena aldeia espanhola.

Helen Chiapetti 25/11/2022

Uma história para aquecer o coração e encher a barriga!
Sabe aquele livro que te prende do início ao fim, com uma pitada de nostalgia? Este livro me ganhou completamente. Seus capítulos são narrados de forma que tenhamos a visão de todos os personagens da trama. Além disso, seus capítulos começam com uma deliciosa receita (vou tentar fazer hein).
Marina é uma médica que trabalha no Médico Sem Fronteiras, depois de viver muitos anos dedicando-se a Ongs humanitárias de país em país, há algum tempo está na Etiópia. Ela não tem uma casa para a qual voltar, por isso dedica-se exclusivamente à profissão, vivendo ao lado de seu companheiro, também médico Mathias.
Mas Marina tem uma irmã, Anna, que vive em uma pequena cidade da Espanha, sua terra Natal. Na adolescência seus destinos se afastaram quando Marina foi estudar em um internato nos EUA, deixando Anna sozinha. Muitos anos se passaram desde a última vez em que a viu, porém agora algo inesperado aconteceu: uma senhora, desconhecida para ambas, deixou uma herança para elas: uma casa e um moinho com padaria.
Intrigada sobre o motivo que levou essa desconhecida a deixar seus bens, Marina decide ir até sua cidade natal e investigar. Além disso, quer conhecer os bens deixados, mesmo sabendo que seu cunhado arrumou comprador para tudo. Porém ao retornar, Marina percebe que Anna ainda vive um casamento de mentira, não tem um bom relacionamento com sua filha e que seu cunhado está falido.
Quando visita a padaria, Marina começa a duvidar se quer realmente vender imediatamente, até porque quer descobrir a razão pela qual tudo agora pertence às irmãs. O que ela acha mais estranho é que não há qualquer informação sobre a antiga proprietária dentro daquelas paredes. Parece que tudo foi minuciosamente limpo, pois não há uma foto sequer. Indo contra a vontade do cunhado, decide permanecer na cidade e reabrir a padaria, somente por alguns meses, até decidir o que fazer de sua vida. E assim, a história daquela pequena família começa a mudar.
O livro é emocionante, fala sobre perdas, dor e abandono. Fala sobre as crises humanitárias pelo mundo, abre os olhos para o problema da fome e falta de cuidado com crianças em países de risco. E fala, sobretudo, sobre o poder que tem uma mulher de trilhar seu próprio caminho, mesmo indo contra todas as probabilidades.
Recomendo demais essa leitura para quem gosta de se emocionar e, de quebra, testar seus dotes culinários! Um beijo.

Sheila.Staniczuk 01/11/2023

Comecei o livro sem muitas expectativas, já que, no início, a história é um tanto lenta. Porém, depois que os acontecimentos começam a desenrolar, se tem a dimensão do quão maravilhoso este livro é.
A história dessas duas irmãs, Anna e Marina, é encantadora, tantos anos separadas e depois unidas por uma herança misteriosa que veio para retomar a harmonia entre elas.
No fim, ao encerrar o livro com a descoberta do motivo pelo qual as irmãs receberam essa herança, e o óbito prematuro de uma das personagens. Se tem um final triste e feliz ao mesmo tempo. Muito bom, o melhor livro que eu li esse ano.

Manuh 21/08/2023

Uma casa é um lugar onde alguém é esperado.
Delicado? a leitura vai envolvendo aos poucos e quando você percebe já está imersa na vida da Mariana e da Anna? duas irmãs que a vida separou e de repente, por uma herança que aparece por acaso se reencontram e passam a fazer parte novamente da vida da outra.

Poético, delicioso como o bolo de limão com semente de papoulas.

Mariana_ 21/04/2023

Uma história triste...
Um livro um tanto parado, com capítulos grandes, já te surpreende nos primeiros capítulos... ia e voltava na história, passado e presente, presente e futuro... uma narrativa diferente da que estou acostumada...

Maysa Avelar 13/03/2023

Livro morno e bastante arrastado
Leitura legal para esvaziar a cabeça sem muita , ou nenhuma, expectativa

Melissa.Vieira 17/03/2023

Delicado e emocionante
Duas irmãs que não se falam há anos se reencontram graças a herança de uma padaria e um moinho deixados por uma mulher desconhecida. Quando vi essa descrição, achei interessante pelo conflito proposto, mas de forma alguma imaginei que ia terminar como terminou.
Gente... É tanta coisa que acontece aqui, tantos conflitos diferentes, que em algum momento eu realmente me perguntei: vai sobrar espaço para explicar tudo isso? Mas sim, sobrou, e a autora perpassa habilmente cada um desses assuntos sem deixar de empregar toda a delicadeza e cuidado que cada uma das relações envolvidas merece.
Se você é fã de romance, recomendo.
Há muito amor aqui, e de muitas formas.

NatAlia.Beani 25/04/2023

Lindo!
Relações familiares, amor de irmã, maternidade e receitas de pães, em uma linda paisagem. Recomendo demais!

Clara.Pamponet 11/02/2023

Bolo de limão com sementes de papoula foi o meu primeiro contato com a escrita da Cristina Campos.
Um romance com muita história por trás. Que fala sobre a vida de duas irmãs que estavam afastadas e que ao herdarem uma padaria acabam tendo suas vidas interligadas, acabam descobrindo algumas coisas do passado e veem suas vontades mudando.
A história tinha tudo pra conquistar meu coração e se tornar um favorito da vida, mas foi uma leitura lenta e um tanto cansativa. Me vi perdida nos fatos muitas vezes e acabei perdendo o ritmo gostoso da leitura.
Bolo de limão com sementes de papoula trás no início de cada capítulo uma receita.
A autora aborda muito sobre a perda, traição, sobre o perdão e principalmente sobre família.